Como seguir a carreira dos sonhos? Ícones do esporte e da internet elencam dicas valiosas. Kitesurfista Bruna Kajiya, ciclista Henrique Avancini, youtuber Flakes Power e skatista Yndiara Asp mostram desafios de profissões não-tradicionais

Que tal transformar as ondas em escritório ou trocar tribunais por montanhas? Campeões mundiais, a kitesurfista Bruna Kajiya e o ciclista Henrique Avancini enfrentaram muitos obstáculos, incertezas e resistência de familiares quando optaram por seguir a carreira dos sonhos. Apaixonante e cheia de ‘glamour’ para quem vê de longe, essas escolhas escondem muitos percalços que afastam as pessoas dos reais ideais.

Personagens da segunda temporada da série ‘Until 18 – O Momento da Decisão’, disponível gratuitamente pela Red Bull TV, Bruna Kajiya e Henrique Avancini, ao lado do criador de conteúdo Flakes Power (detentor de um Canal no Youtube com mais de 5 milhões de inscritos) e da skatista olímpica Yndiara Asp, elencaram as principais dicas e as ‘armadilhas invisíveis’ comuns para quem deseja seguir a carreira dos sonhos, principalmente em profissões não-convencionais.

A falha do imediatismo

Um dos erros mais comuns é acreditar em um retorno extremamente rápido. Em busca do sonho, deve haver persistência e não se frustrar nos primeiros obstáculos. “A pessoa tem de entender que há o tempo de investimento, de maturação, assim como há o tempo do universitário até entrar no mercado de trabalho e começar a construir uma carreira. No esporte também existe esse período. Muitas vezes, os atletas, por acreditarem que já se dedicam de uma forma intensa e exclusiva ao esporte, consideram-se merecedores de investimento”, afirma Avancini.

“Uma das coisas que eu mais vejo é a impaciência de que o resultado tem de vir muito rápido. Às vezes, as coisas demoram um pouco mais do que você acredita e muitas pessoas desistem antes, ficam insatisfeitas, acreditam ser impossível entrar no mercado, impossível ganhar respeito e credibilidade, mas a verdade é que demora mesmo. Você tem de merecer. E isso toma mais tempo do que as pessoas gostariam”, completa Bruna Kajiya.

Traçar planos

Analise o seu atual momento, pense nas alternativas possíveis e veja os pontos positivos e negativos de cada uma. “Tem muita gente precipitada, que larga o trabalho ou a faculdade antes de a coisa acontecer. Por exemplo, para trabalhar com internet tem um zilhão de fatores envolvidos. Você pode ser muito bom no que faz, fazer um baita trabalho legal e isso não quer dizer que você vai estourar, que vai dar certo. Tem de ter planos A, B e C. Precisa ir com calma”, diz o criador de conteúdo João ‘Flakes Power’ Sampaio.

Paixão

Os sentimentos positivos que você coloca na carreira vão te guiar e fazer com que se torne um profissional melhor, pois, o prazer da profissão te faz bem. “Minha mente estava pensando em skate 24 horas por dia. Eu sabia onde queria chegar: estar entre as melhores skatistas do mundo, participando dos maiores eventos e fazendo parte da cena. Eu sabia também o que era preciso pra isso acontecer: muita dedicação, foco e persistência. Para isso, sempre gostei de escrever no papel meus sonhos, objetivos, manobras e linhas dos campeonatos. Colocar meus pensamentos no papel é algo que faço constantemente e me ajuda a organizar, a direcionar minha vida”, afirma a skatista olímpica Yndiara Asp.

Estudos e preparação

Independentemente do sonho, compreenda como é a carreira, quais são os principais desafios e o que fazer para atingir um bom nível. Para isso, nada melhor do que estudar e aprender com referências. Quanto melhor você for, mais pessoas vão notar. “Antes de eu me dedicar 100% ao Canal do Youtube, eu esperei ele atingir um número bom de seguidores. Eu só fui trancar a faculdade quando o Canal bateu 1 milhão de seguidores. Nesse período, eu estudei muito sobre Youtube, gravei muitos vídeos para o Canal crescer bastante e eu estar em um nível legal. Na minha área, tem muita gente que pega inspiração fora do Brasil e dá muito certo”, comenta Flakes Power.

“Até o momento da decisão, eu sempre me preparei muito com o tempo que eu tinha. Muitas vezes, meu tempo era escasso e eu treinava de madrugada, na hora do almoço ou à noite. Eu buscava informações de como otimizar o tempo de treino e tentava distribuir o treinamento de uma forma um pouco diferente”, declara Avancini que, durante esse período, passou a fazer uma corridinha leve e pegar só um ônibus em vez de usar duas vezes o transporte público.

Teste-se em busca de experiência: Se houver possibilidade, reserve um tempo para provar essa nova carreira. Tenha coragem de arriscar. “Eu fui, me joguei, vi como era, participei de competições e passei pelas experiências na pele. Eu fui com a cara e coragem, aprendendo enquanto vivenciava e vendo como era tudo, quais eram as possibilidades, onde eu poderia entrar, onde não e sempre treinando muito”, analisa a kitesurfista tricampeã mundial Bruna Kajiya.

Sobre a série

A série “Until 18 – O Momento da Decisão” reúne atletas, artistas e personalidades de destaque em profissões pouco comuns para relembrar como eles lidaram com as decisões profissionais no final da adolescência e desbravaram um novo caminho na passagem para a vida adulta. Na temporada de estreia, contamos a história da cantora Tássia Reis, do skatista Sandro Dias e do atleta de e-sports Yoda, entre outros (veja os episódios aqui). A recém-lançada segunda temporada já está disponível na Red Bull TV, com relatos de nomes como a skatista Yndiara Asp, do ciclista Henrique Avancini e da dançarina de breakdance Itsa.

Sobre a Red Bull TV

A Red Bull TV é um canal global de entretenimento digital com programação além do extraordinário disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Combinando eventos ao vivo, uma extensa biblioteca On Demand e os melhores momentos de eventos que incluem esportes, festivais de música, séries originais, longas-metragens e documentários. A Red Bull TV oferece uma experiência de visualização envolvente pelo site redbull.tv, assim como em seu aplicativo ou via Smart TV.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE  👇
  #MÚSICA   #TEATRO&DANÇA   #GASTRONOMIANODF   #RECEITAS  
#ARTESVISUAIS   #FILMES   #SÉRIES   #TVABERTA&ASSINADA
 #LITERATURA   #TURISMO   #EVENTOS

SIGA E CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS
  FACEBOOK/DIVERSAOAQUITEM   INSTAGRAM/DIVERSAOAQUITEM
TWITTER/DIVERSAOAQUITEM

Anterior Costume Blue celebra a Insustentável Leveza de “Chão”
Próximo Pato Fu volta aos palcos com “Música de Brinquedo 2”