Coleção dos clássicos de Heródoto chega ao quinto capítulo com o “Livro V – Terpsícore”, lançamento do Grupo Editorial Edipro

“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.” A célebre frase de Heródoto é a síntese de toda a sua obra. Histórias é uma de suas grandes contribuições para a humanidade. Na série de livros, é possível entender como a Antiguidade construía suas inter-relações entre os povos, já que o legado do Pai da História, até hoje, é uma das formas de avaliar os fatos do passado e os momentos marcantes para o desenvolvimento das civilizações.

Lançada pelo Grupo Editorial Edipro, a coleção dos clássicos de Heródoto chega ao seu quinto capítulo. No Livro V – Terpsícore, o geógrafo e historiador grego continua a narrativa sobre a expansão do Império Persa na Trácia e na Macedônia, registra episódios que marcaram a estada dos persas na região e a manutenção do seu poder sobre a Iônia, após conter os rebeldes contra o rei Dario.

Este relato não se limita à descrição dos armamentos e das batalhas. Também registra alguns costumes, hábitos e práticas religiosas dos trácios e macedônios e elabora uma descrição geográfica dos seus territórios. O principal acontecimento do livro é a Revolta Iônia, que Heródoto relata em detalhes, desde os primeiros movimentos até o seu desfecho desastroso, que foi a derrota para o Império Persa.

“[…] o descontentamento das cidades iônias não foi o único estopim da Revolta Iônia; também houve Histieu e Aristágoras, tiranos de Mileto, que eram aliados dos persas e tinham planos de expansão de seu poder para outras cidades. Aristágoras estava interessado em expandir seu poder sobre a própria.” (P.16, Maria Aparecida de Oliveira Silva)

A coleção Histórias é composta por nove volumes escritos por Heródoto, cada um dedicado a uma musa clássica. Assim como as anteriores, a quinta edição traz acabamento em capa dura, textos e notas explicativas da doutora e mestre em história econômica, Maria Aparecida de Oliveira Silva. Além do rico conteúdo de todas essas obras, a coleção é considerada o primeiro registro de uma narração histórica, escrita por um dos maiores pesquisadores da humanidade: Heródoto de Halicarnasso.

Ficha técnica
Editora: Edipro
Assunto: História
Preço: R$ 59,00
ISBN: 9788552101093
Edição: 1ª edição, 2020
Altura: 21
Largura: 14
Profundidade: 1,6
Número de páginas: 208
Link de venda: Amazon

Sobre o autor:

Foi geógrafo e historiador helênico, considerado o continuador de Hecateu de Mileto, nascido no século V a.C., mas há dúvidas a respeito da cidade em que nasceu. Alguns historiadores grafam em língua helênica Halicarnasso e outros, Túrio. Heródoto manteve contato com o poeta trágico Sófocles, além de ter convivido com outros expoentes da produção literária e cultural de seu tempo.

Por influência da política expansionista de Péricles, que defendia a disseminação de uma cultura pan-helênica, Heródoto teria aceitado participar de uma expedição de colonização e fundação da cidade de Túrio, em 443 a.C., onde teria redigido os livros de suas Histórias. Heródoto também realizou viagens para conhecer o mundo, adquirir conhecimento e sabedoria, partindo para a região do Mar Negro, conhecendo a Cítia, o Egito, a Babilônia, Cirene e vários territórios da Ásia Menor.

Sobre a tradutora:

Maria Aparecida de Oliveira Silva é graduada em História, mestre em História Econômica e doutora em História Social (USP). Também é pós-doutora em Estudos Literários (UNESP) e pós-doutora em Letras Clássicas (USP).

Anterior Longas ‘Rafiki’ e ‘O Clube dos Canibais’ chegam ao streaming
Próximo Confira o trailer de ‘Agente Infiltrada’ que estreia dia 23