[DO BRASIL PARA O MUNDO] História de internacionalização das Havaianas vira livro Havaianas РA internacionalização de um ícone brasileiro

Como a sandália criada na década de 1960 passou a ser vendida em mais de 150 países e se tornou ícone no mundo da moda.

Quem nunca usou uma sand√°lia das Havaianas na vida? O cal√ßado mais famoso do Brasil e que ganhou visibilidade internacional a partir dos anos 2000 pode, hoje, ser comprado em mais de 150 pa√≠ses. Mas como come√ßou a hist√≥ria da internacionaliza√ß√£o da marca? Quem teve a ideia de transformar o ‚Äúchinelo de dedo‚ÄĚ num √≠cone brasileiro e export√°-lo como um objeto quase que cultural? Em ‚ÄúHavaianas: A internacionaliza√ß√£o de um √≠cone brasileiro‚ÄĚ (Lisbon International Press) descortinamos essas e v√°rias outras curiosidades sobre a marca.

Entre os anos de 2000 e 2010, as vendas das Havaianas deram um salto estratosf√©rico: passaram de 9 para mais de 80 pa√≠ses e chegaram aos p√©s de milh√Ķes de pessoas em 5 continentes. O produto, inclusive, ganhou status de ‚Äėtop of mind,‚Äô prest√≠gio jamais alcan√ßado por outra marca brasileira de qualquer segmento de mercado.

As Havaianas s√£o um item usado por pessoas comuns e famosas, capaz de gerar interesse para a cria√ß√£o de parcerias com estilistas dos mais renomados. Elas s√£o donas de substancial fatia do mercado e gozam de destaque na imprensa nacional e internacional, fatores que fazem o ‚ÄúCase Havaianas‚ÄĚ ser amplamente estudado e debatido por especialistas de mercado. As sand√°lias s√£o motivo de orgulho dos brasileiros quando vemos algu√©m de outro pa√≠s cal√ßando as ‚Äúnossas sand√°lias‚ÄĚ.

‚ÄúDiferenciar as Havaianas de sand√°lias baratas produzidas na Asia, quando ainda n√£o era conhecida no exterior foi um grande desafio. Mantivemos o foco na proposta de valor da marca que represent√°vamos e, aos poucos, conseguimos transpor tais barreiras, firmando a marca de fato numa nova categoria‚ÄĚ, explica Alexandre Utino, um dos coautores de ‚ÄúHavaianas: A internacionaliza√ß√£o de um √≠cone brasileiro‚ÄĚ.

Em seu planejamento de expansão, a Alpargatas (empresa criadora e dona das Havaianas) montou um seleto time de profissionais para catapultar a marca do Brasil para o exterior. Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches foram contratados para trabalhar em um projeto de internacionalização da empresa a partir do ano 2000.

‚ÄúDurante muitos anos, sempre surgiram d√ļvidas de pessoas pr√≥ximas, de como as Havaianas conseguiram participar de eventos de repercuss√£o mundial como o Oscar da academia de Holllywood ou dos desfiles de moda mais badalados de Nova Iorque. Nesta obra, explicamos os detalhes de como foi negociar e preparar a participa√ß√£o nestes eventos‚ÄĚ, revela Eduardo Bissoli, executivo que trabalhou na Alpargatas e tamb√©m √© um dos autores desta obra.

Apesar do grande sucesso obtido pela marca, o livro n√£o pode ser considerado um conto de fadas ou mesmo uma hist√≥ria sem percal√ßos. ‚ÄúHavaianas: A internacionaliza√ß√£o de um √≠cone brasileiro‚ÄĚ convida o leitor a entender um pouco mais da hist√≥ria de uma marca que deixou de cal√ßar apenas os p√©s de brasileiros para explorar o mundo, adaptando-se para atender as necessidades de cada mercado que escolhia desbravar.

Havaianas
Capa do livro Havaianas | Imagem: Divulgação

Sobre os autores:

Alexandre Utino √© formado em Administra√ß√£o pela Universidade Paulista e p√≥s-graduado em Economia Pol√≠tica Internacional pela Universidade de Tsukuba ‚Äď Jap√£o, atua h√° mais de 24 anos no desenvolvimento de neg√≥cios internacionais de empresas como Fuji Film, Marubeni, Alpargatas, SAB Company e JBS Foods (Seara), al√©m de empreender em projetos de consultoria e trading.

Eduardo Bissoli √© empres√°rio e executivo com mais de 25 anos de experi√™ncia em desenvolvimento de neg√≥cios internacionais, graduado em Com√©rcio Exterior e com p√≥s-gradua√ß√£o em Marketing pela Universidade Metodista de S√£o Paulo. Foi respons√°vel pelas √°reas de Com√©rcio Exterior em multinacionais como Petroqu√≠mica Uni√£o, Kostal Eletromec√Ęnica, Nestl√© Brasil, Alpargatas Brasil / Alpargatas USA e Pentland Brands.

Renato Pinheiro √© graduado em Administra√ß√£o de Empresas e com MBA em Finan√ßas (BBS – Brazilian Business School) e em Gest√£o de Neg√≥cios (INSPER/SP), al√©m de um Summer MBA em MKT (UR-USA), Renato possui carreira de mais de 20 anos na √Ārea de Desenvolvimento de Neg√≥cios Internacionais. Foi executivo de empresas como Alpargatas, DASS e ASICS e atualmente, √© consultor em desenvolvimento de neg√≥cios internacionais.

S√©rgio Sanches √© consultor no campo do desenvolvimento de neg√≥cios internacionais. Formado em Administra√ß√£o de Empresas pela PUC, com especializa√ß√Ķes pela FGV, Stanford University e Hong Kong University, S√©rgio fez carreira em empresas como Nestl√©, Alpargatas e Li & Fung. Integrou o primeiro time que planejou e realizou a internacionaliza√ß√£o da marca Havaianas.

Ficha técnica

Livro: Havaianas РA internacionalização de um ícone brasileiro
Autores: Alexandre Utino, Eduardo Bissoli, Renato Pinheiro e Sérgio Sanches
Editora: Lisbon International Press
P√°ginas: 370
Preço: R$ 57,90
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