Artista marroquino Hassan Bourkia apresenta a mostra individual “Percursos da Matéria”

A Galeria Karla Osorio apresenta a mostra individual do artista marroquino Hassan Bourkia novo representado pela galeria. A exposição vai até 25 de outubro de 2019 e conta com o apoio da Embaixada do Reino do Marrocos no Brasil.

Nas últimas cinco semanas, o artista de Marrakesh está em residência artística na sede da galeria em Brasília. Em intenso processo de pesquisa e estudos, descobriu a capital e seu entorno, conviveu muito com pessoas do local e criou grande série nova de obras, quase todas tridimensionais.

Durante sua estada Bourkia recebeu acompanhamento artístico de Rodrigo Garcia Dutra e trabalha em ateliê oferecido pela própria galeria.

Sobre a exposição

A mostra individual de Hassan Bourkia “Percursos da Matéria” é o resultado de residência artística de mais de um mês dias em Brasília. Todos os trabalhos expostos foram criados em intenso processo de imersão do artista no universo brasileiro. Ele tem reputação estabelecida há muito tempo como “o poeta entre artistas marroquinos, mas prefere ser ver como o pintor entre os poetas marroquinos”.

Enquanto figura venerada na cena artística do país, sua intimidade com a literatura informou e vivificou sua outra vida como pintor, fotógrafo e escultor. Ele é um “homem honesto”, como o Renascimento gostava de definir aqueles
eruditos e homens de notável conhecimento cuja paixão era abraçar todas as formas de criação humana.

Algumas das obras mais impressionantes de Bourkia dos últimos anos usam a estante de livros como um motivo que se tornou um recurso recorrente. Os livros entraram fisicamente nas obras do artista, permitindo-lhe produzir algumas de suas séries mais assustadoras e pungentes, como sua maravilhosa peça concebida para a BIENALSUR, agora em Buenos Aires.

Outro elemento importante frequentemente utilizado em suas obras são os sapatos e também a grande variedade de materiais brutos encontrados, que ganham – ou recuperam sentido e nobreza – por meio de suas criações. A série “Brasília”, como podemos chamar o conjunto de obras produzidas aqui, é uma síntese de tais preocupações do artista, que consegue maravilhosamente transformar todo o tipo de elemento, referências de sua experiência cotidiana na cidade, em obras de arte poéticas universais.

Como diz o próprio artista, em suas obras “a pintura adquire a aparência de algo já em uso, uma página, uma parede ou detritos da imagem de um mercado na sua aldeia consumida pelo fogo. De repente, isso volta à memória, aparecendo ao mesmo tempo vivo, corroído pela ferrugem, sujo, como se respirar seus próprios ferimentos, sob suas próprias camadas de materiais, costumava se tornar desconhecido para eles.

Sobre o artista Hassan Bourkia

Vive e trabalha em Marrakesh. Nascido em 19 de dezembro de 1956 em El Ksiba / Beni Mellal. É escritor, tradutor e pintor. Vive e trabalha em Beni Mellal e Marrakech. Desde 1982, publicações de centenas de artigos (filosóficos e literários) em vários jornais e revistas marroquinos e internacionais, notadamente em: Al Karmal, Al Quds, Maghrebian Horizons, Mediterrâneo, The French Review, The Arab Contemporary Thought, Arabs and Universal Thought; Desde 1996, fornece capas para romances, coleções de poesia e pôsteres culturais, em: Editions Afrique Orient (Casa), União de Escritores de Marrocos (Rabat), Ministério da Cultura (Rabat / Beni Mellal).

É considerado o “poeta dos artistas marroquinos”e é reconhecido mundialmente. Participou de várias Bienais internacionais, inclusive neste momento é um dos destaques da Bienalsur 2019, em Buenos Aires, onde divide pavilhão com célebre artista italiano Michêlangelo Pistoletto.

Galeria Karla Osorio

Criada em 2015, a galeria Karla Osorio atua para inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte em vários países, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo como Basiléia, Chicago, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), além de Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros. Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília no SCS, possui espaço expositivo no Lago Sul e escritório em São Paulo.

Serviço

Exposição “Percursos da Matéria”

Mostra individual de Hassan Bourkia (Marrocos)
Apoio da Embaixada do Reino do Marrocos no Brasil.
Abertura: Terça, 10 de setembro, 19 h
Visitação: até 25 de outubro de 2019. Segunda sexta, 9-18h30 | sábado 10-14h, sempre mediante agendamento.

Anterior Di Plural apresenta o espetáculo Para acalmar o caos 
Próximo Samba Urgente e Roberta Sá no Festival Ocupa!