Os livros da saga Harry Potter ilustrados por Jim Kay têm feito a alegria dos fãs do bruxinho. A aguardada edição de Harry Potter e a Ordem da Fênix com trabalhos do talentoso artista britânico chega finalmente às livrarias de todo o mundo.

No Brasil, o calhamaço, publicado pela Rocco, ganhou, como os títulos anteriores da série, projeto com capa dura e sobrecapa. Ao todo, o volume soma quase 600 páginas e pesa cerca de 3 quilos.

Kay, um apaixonado pelo universo mágico de J.K. Rowling, se dedicou por mais de dois anos às artes dessa edição especial de Ordem da Fênix. Dentre os destaques da produção estão, por exemplo, retratos da professora Dolores Umbridge e da querida estudante Luna Lovegood, imagens inacreditáveis do Largo Grimmauld e cenas arrepiantes de quando as forças do bem combatem o mal dentro do Departamento de Mistérios.

Dessa vez, entretanto, Kay não atuou sozinho. Para esse projeto, especificamente, ele contou com a colaboração de Neil Packer. Ilustrador reconhecido e versátil, Packer, com seu estilo eclético, criou aproximadamente um quarto das imagens do livro. São dele, por exemplo, uma interpretação requintada do centauro Firenze na sala de aula de Adivinhação e imagens de artefatos mágicos do mundo de Harry Potter.

Aqui Tem Diversão

“Ilustrar Harry Potter e a Ordem da Fênix seria um desafio. Havia uma variedade enorme de personagens e locais para escolher. Foi um grande privilégio ter Neil Packer ajudando nessa tarefa assustadora”, disse Kay. “Como fã de seu trabalho, foi maravilhoso ver suas ilustrações aparecerem no texto e foi muito bom trabalhar com ele na equipe”.

Na trama de Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry está no quinto ano das aulas em Hogwarts. Agora com 15 anos de idade, o bruxinho vai precisar enfrentar as investidas do vilão Voldemort sem a proteção de Dumbledore, que, nesse momento, está afastado da diretoria da escola.

J.K. Rowling e o mercado brasileiro

Uma pesquisa divulgada há alguns dias pelo Instituto Nielsen, que audita as vendas de títulos em livrarias e sites, mostrou que J.K. Rowling continua sendo um dos grandes nomes a movimentar o mercado de livros brasileiro. E isso 22 anos depois do lançamento de seu primeiro título no país! Segundo o estudo, Rowling foi a autora de literatura infanto-juvenil mais vendida do Brasil no acumulado do ano de 2022. Pelos dados, a cada 5 minutos foram vendidos cerca de 4 livros da autora de Harry Potter por aqui.

Harry Potter
Capa do livro Harry Potter e a Ordem da Fênix | Foto: Ilustrativa

Sobre a autora:

J.K. Rowling é a conhecida autora dos 7 livros da série Harry Potter. Publicados entre 1997 e 2007, eles já venderam mais de 600 milhões de cópias, tendo sido traduzidos para mais de 80 idiomas e transformados em 8 filmes de grande sucesso. Ela também escreveu três pequenos volumes complementares da trama, com fins beneficentes, incluindo Animais fantásticos e onde habitam. J.K., então, colaborou com o dramaturgo Jack Thorne e o diretor John Tiffany para dar continuidade à história de Harry em uma peça teatral ― Harry Potter e a criança amaldiçoada ― que entrou em cartaz em Londres em 2016.

No mesmo ano, Rowling estreou como roteirista no filme Animais fantásticos e onde habitam, o primeiro de uma série protagonizada pelo personagem Newt Scamander e inspirada no volume adicional original. Também escreveu um romance para adultos e uma série policial ― ambos adaptados para a TV. Em 2020, J.K. Rowling voltou a escrever para o público infantil e lançou o conto O Ickabog, cujos royalties são doados à Volant, sua instituição de caridade, para beneficiar os grupos afetados pela pandemia de Covid-19. Seu último romance infantil, O Porquinho de Natal, foi publicado em 2021.

J.K. Rowling recebeu muitos prêmios e honrarias. A escritora apoia um extenso número de causas humanitárias por intermédio da Volant e é fundadora da instituição internacional de assistência à infância Lumos. Ela vive na Escócia com sua família.

Sobre os ilustradores:

Jim Kay ganhou a medalha Kate Greenaway em 2012 por suas ilustrações em A Monster Calls, de Patrick Ness. Estudou ilustração na Universidade de Westminster e, desde que se formou, trabalhou na Library & Archives da Tate Britain e como curador-assistente de ilustrações botânicas no Royal Botanic Gardens em Kew. Em seguida, voltou a produzir arte em tempo integral. Depois de uma exposição individual na Richmond Gallery, onde conheceu um editor, começou a fazer trabalhos freelance como ilustrador de livros. Jim já produziu trabalhos conceituais para o cinema e a televisão e contribuiu para a exposição coletiva Memory Palace no V&A Museum.

Neil Packer é muito conhecido pelas magníficas ilustrações de recontagens da Odisseia e da Ilíada publicadas pela Walker Books e escritas por Gillian Cross. Ilustrador talentoso, seu projeto mais recente, One of a Kind, ganhou o prêmio BolognaRagazzi em 2021.

Ficha técnica

Harry Potter e a Ordem da Fênix
– Edição ilustrada –
De J.K. Rowling
Ilustrações de Jim Kay e Neil Packer
566 páginas | R$ 399,90
Editora Rocco