Renata Beckmann e Beá Santos falam sobre como é fazer música em Guamá, periferia de Belém (PA) e exploram ritmos regionais em seus arranjos

No Dia Internacional da Mulher, 8/3, domingo, às 21h, o SescTV exibe duas produções inéditas com o duo Guitarrada das Manas, composto pelas multi-instrumentistas paraenses Renata Beckmann e Beá Santos. Enquanto no Passagem de Som elas falam sobre a história dos ritmos originários de Belém, no Instrumental Sesc Brasil representam o protagonismo feminino nos gêneros tecnomelody, tecnobrega e lambada, além de outros ritmos reconhecidos sobretudo, por serem tocados por artistas masculinos. A direção geral das duas séries é de Max Alvim. (Assista também em sesctv.org.br).

O Passagem de Som acompanha a dupla de Guamá, periferia de Belém (PA), em uma visita a ONG Ação Educativa do Brasil, localizada na Vila Buarque (SP), onde conversam com Raquel Luanda, supervisora da organização, e a coordenadora Juliana Cintra. Raquel conta que a ONG existe há 25 anos e atua no campo da defesa de direitos dos coletivos e de pautas da periferia, além de incentivar e promover novos artistas. Nesse encontro, Renata Beckmann comenta: ‘’A gente tem muita influência do tecnobrega, ritmo da periferia. Acontecem muitas festas de aparelhagem no bairro do Guamá, geralmente em espaços que ficam na beira do rio. São galpões enormes porque a aparelhagem é muito grande’’.

A guitarrista explica também como o tecnobrega e suas vertentes seguem uma linha cronológica que passa por uma transição quando as bandas e os DJs adotam baterias eletrônicas gravadas por meio de computadores – processo que passa por várias pessoas com o objetivo de disponibilizar os beats para outros artistas criarem suas músicas. Ainda neste episódio, o duo encontra o Bandida Coletivo, que tem como propósito apoiar a atuação das mulheres na música. ‘’Bandida é um coletivo que nasceu para dar mais visibilidade e ferramentas para que tenha mais DJs mulheres no ‘line’.’’, explica a produtora Jéssica Pauline. O encontro das multi-instrumentistas com as artistas e integrantes do coletivo levanta uma discussão sobre a conquista de espaço das mulheres no cenário musical e a luta contínua para mais inclusão e integração.

Em sequência, no Instrumental Sesc Brasil, a Guitarrada das Manas, com participação de Katarina Alves na percussão, apresenta músicas que remetem ao tecnobrega, tecnomelody, carimbó e outros ritmos regionais de Belém (PA). O repertório inclui os arranjos Tema do Matriarcado (Guitarrada das Manas); Cumbia Surf (Guitarrada das Manas); Tecno da Saudade (Pio Lobato); Caquiado (Pio Lobato); LK (Guitarrada das Manas); Cumbia de Guadalupe (Manoel Cordeiro); Bolero da Vitória (Guitarrada das Manas); Guamaense (Guitarrada das Manas); Nóia (Guitarrada das Manas); Tranceira (Guitarrada das Manas); Na Casa da Beá (Guitarrada das Manas).

Músicos: Beá Santos (guitarra, sintetizador e programação); Renata Beckmann (guitarra e programação); participação de Katarina Chaves (percussão).

Sobre o SescTV

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

Serviço

Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil: Guitarrada das Manas
Estreia: 8/3, domingo, a partir das 21h.
Reapresentações: 9/3, segunda, a partir das 16h30; 10/3, terça, a partir das 9h30; 11/3, quarta, a partir das 11h; 12/3, quinta, a partir das 13h; 14/3, sábado, a partir das 14h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção Geral: Max Alvim
Produtora: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Que tal um almoço top em apenas uma hora?
Próximo Fotografias de Armando Salmito na mostra Anônimos