Goethe-Zentrum com novo site


Referência no ensino de alemão em Brasília, Goethe-Zentrum celebra chegada à maioridade com novo site

O Goethe-Zentrum Brasília completará 18 anos em 5 de março (sábado) e, para marcar a data, promoverá evento de lançamento do seu mais novo site com a presença de Stefanie Kastner, diretora do Serviço de Informação e Biblioteca em São Paulo e para a América do Sul do Goethe Institut. Eike Büllesbach, adido cultural da Embaixada da Alemanha, também tem participação confirmada.

A diretora da escola, Sabine Plattner, dará início à cerimônia marcada para as 12h. A partir das 12h30, haverá os parabéns com direito a bolo e, até as 15h, o público poderá se deliciar com iguarias da culinária alemã. A cervejaria artesanal Ghesti Bier, a empresa Wolfgang Bolduan com o salsichão artesanal grelhado (Thüringer Rostbratwurst) e os restaurantes Servus e Chef Knut estarão no local comercializando seus produtos.

Ao longo de quase duas décadas de ensino da língua alemã na capital federal, o Goethe-Zentrum Brasília foi responsável pela formação de uma multidão de alunos. “Sabemos que quem se formou conosco alcançou crescimento pessoal e profissional graças aos conhecimentos que o domínio do idioma trouxe”, comemora Sabine.

De acordo com a diretora, durante esse período, a escola se empenhou em oferecer cursos de alemão cada vez mais consolidados e renomados. Tanta dedicação rendeu ao Goethe-Zentrum Brasília, por duas rodadas de avaliação e certificação seguidas, o título de centro com a melhor qualidade dos cursos dentro na rede do Goethe-Institut na América do Sul.

“Buscamos excelência em todas as áreas que envolvem o aprendizado: cursos, programação cultural e biblioteca. O sucesso também veio graças à maravilhosa equipe que se formou”, reforça Sabine Plattner.Dando continuidade ao espírito de sempre oferecer aos seus alunos o que há de melhor, a escola os presenteia com uma páginana internet mais atraente, moderna,interativa e fácil de navegar.

“O site foi construído como portal, ou seja, grandes temas são oferecidos, com subtemas associados. É como uma árvore com galhos, ramos e folhas. Isso torna mais fácil ao visitante se situar e consumir o conteúdo. O design celebra a amizade entre Brasil-Alemanha, com uma ilustração inspirada em livros didáticos de línguas, que ambienta um encontro entre os países, tanto de seus legados quanto de suas pessoas”, informa Plattner.

Jorge Verlindo, responsável pela criação do site ao lado de Halian Vilela, explica que a página do Goethe foi pensada para ser um hub que alia cultura e oferta de ensino da língua alemã. “Por ter um volume de conteúdo considerável, ele foi pensado para oferecer de maneira organizada os serviços da escola, bem como temas do legado e importância da cultura alemã. As seções foram projetadas para facilitar o acesso do visitante, dando uma visão geral do funcionamento, e para inspirá-lo durante a navegação”.

Os destaques do site, de acordo com ele, são para as seções “Ensino”, “Cultura” e “Por que estudar alemão”. “Em ‘Ensino’, nós trabalhamos no design das tabelas de informação, que normalmente são um desafio para escolas de línguas, e na estratégia de conteúdo para torná-los fáceis de se assimilar e amigáveis”, esclarece Verlindo.

Já no menu “Cultura” foi desenvolvido um espaço próprio, estilo blog, para que os amantes da cultura alemã possam checar os eventos e se aprofundar no conteúdo das atrações. “Desenvolvemos a área ‘Por que alemão’ juntamente com a equipe do Goethe-Zentrum Brasília, com o objetivo de inspirar os interessados e destacar a importância e relevância da cultura alemã no mundo, cujo legado é importantíssimo e merece ser comunicado”.

Para se chegar ao resultado final, Jorge Verlindo conta que foi necessária uma análise de concorrentes e expoentes do mercado de cursos de línguas e instituições culturais. “Buscávamos entender os pontos fortes e mapear os pontos fracos. Também fizemos entrevistas com alunos de línguas para entender suas necessidades quando buscam um curso, e a ‘tensão’ do segmento, que basicamente é: estudar línguas pode ser complicado”.

Após esse mapeamento, o profissional revela que o site foi estruturado sobre alguns pilares:
Comunicar o legado da cultura alemã e as oportunidades inerentes a quem fala alemão;
Ser amigável com o visitante e transmitir a mensagem de que alemão é uma língua não só possível, como entusiasmante e que conecta pessoas com o mundo;
Oferecer serviços de maneira clara e objetiva, facilitando o acesso do visitante.

Serviço

Aniversário Goethe-Zentrum Brasília
Data: 5 de março (sábado)
Horário: das 12h às 15h
Local: Goethe-Zentrum Brasília
Endereço: AV. W5 Sul, EQS 707/907, conj. F, salas 103 a 137
Participantes:
Restaurante Servus (culinária alemã)
Ghesti Bier (cerveja artesanal)
Wolfgang Bolduan (salsichão artesanal grelhado)
Chef Knut Restaurante (culinária alemã)

Anterior Cinco Homens e um Segredo
Próximo Castelo de Bolinhas no Pátio