Gastronomia tropicalista e cerveja


Gastronomia tropicalista e cerveja: Guga Rocha e Gil Lebre no Mercadinho do Brasília

É setembro e a primavera do brasiliense tem ares de verão! Para brindar a estação, Gil Lebre e Guga Rocha desembarcam no Mercadinho do Brasília, dia 24 de setembro, para duas aulas (11h e 14h) com temas que prometem deixar o público da cidade inebriado: cerveja e culinária tropicalista. Além do bate papo com os especialistas, barraquinhas que trazem o melhor dos hortifrútis orgânicos produzidos na região da capital garantem as comprinhas da semana e são um atrativo à parte. Tem também sucos, castanhas, queijos, pastinhas, azeites, vinhos e quitutes. Tudo isso, a partir da 9h, na área externa do Brasília Shopping – entrada em frente à W3. O acesso é livre! A curadoria do Mercadinho do Brasília é da Pé de Lima Produções e a 24ª edição do evento tem parceria com o Brasília Show Gastronomia.

Nas caçarolas tropicais de Guga

A gastronomia tropicalista é uma das paixões de Guga Rocha. E ela é a pauta da aula show desse chef alagoano que ama pesquisar detalhadamente a culinária quilombola brasileira, suas origens e a diversidade dos pratos típicos apreciados por aqui. Guga conquistou o País com um quadro no programa Mais Você (TV Globo) em 2010. Na TV, também mostrou seu talento em a Blitz do Chef e Homens Gourmet, do canal FOX Life.

Curioso e inquieto, ele também percorreu países como Itália, Portugal, Espanha, Tailândia, Indonésia, Grécia, Canadá e França para absorver mais sobre esse caldeirão que é a culinária contemporânea e entender como ela vem influenciando a cozinha brasileira. O chef aposta que há um movimento de mão dupla nessa história, e que a brasilidade tem conquistado espaço na gastronomia. “Acredito que estamos redescobrindo nossa comida ancestral. Fazem quase dez anos que pesquiso sobre os ingredientes, os sabores e os temperos. Eles são o que se pode chamar de célula madre da nossa cozinha. É fascinante”, diz o chef que assume as caçarolas da cozinha do Mercadinho do Brasília, às 14h, para fazer um Filé do Figa, receita de filé ao funghi com batatas coradas, e conversar com o público sobre seus achados tropicais.

Paixão nacional e terras tropicais

Antes da aula com Guga Rocha, um aperitivo irresistível para quem curte uma cervejinha. Às 11h, o sommelier Gil Lebre, que também é mestre em estilos de cervejas, conversa com o público sobre essa paixão nacional. Expert no assunto, ele falará sobre as cervejas especiais, sobre rótulos novos e tradicionais, sobre o crescimento do interesse do brasileiro pelo universo cervejeiro, além das características dos ingredientes, sabores e aromas.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo (13,3 bilhões de litros/ ano), perdendo apenas para a China (48,9 bilhões de litros) e Estados Unidos (22,5 bilhões de litros). Apesar de estar no topo desse ranking, o Brasil fica na 27ª posição em consumo per capita da bebida, aqui geralmente associada ao clima quente e tropical. A atração de Gil pela bebida começou há quase dez anos, quando ele provou uma cerveja de trigo alemã. Desde então, foram várias descobertas, o que atiçou a vontade e a curiosidade de conhecer a particularidades da bebida apreciada em todos os continentes. “O universo cervejeiro é fascinante e tenho muito a contar sobre ele aos fãs desse nobre líquido em Brasília. Farei também uma receita de compota de pudim de cumaru com uma calda muito especial. Posso garantir que os cervejeiros vão amar”, garante ele.

Gil é considerado, atualmente, o melhor sommelier de cerveja do Brasil. No portfólio, exibe o título de campeão do 2° Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja e participações constantes como degustador e jurado em competições nacionais e internacionais de cerveja.

Para as aulas com o chef e o sommelier, senhas serão distribuídas no Balcão de Informações do Brasília Shopping no próprio dia 24 de setembro, a partir das 9h. A distribuição respeitará a ordem de chegada dos interessados. Estarão disponíveis 120 lugares para o público em cada oficina. As aulas shows serão transmitidas pelo telão do centro de compras também. Quem não conseguir senha para assistir sentado, terá a possibilidade de acompanhar bem de perto e ao vivo.

Para ouvir e dançar

A música desta edição vem com os acordes do saxofonista brasiliense Esdras Nogueira. Ex-aluno da Escola de Música de Brasília e da UnB, o talentoso garoto passou uma temporada na Alemanha e na Itália. De volta à capital, com o grupo Móveis Coloniais de Acaju, tocou em quase todo o Brasil e em Festivais como o Planeta Terra, Rock in Rio, Bananada, Abril Pró Rock, Porão do Rock, Festival Natura Musical, além de dividir o palco com Hamilton de Holanda, Bocatto, Lenine, Pato Fu, Letieres Leite e Orquestra Rumpilezz, Mariana Aydar e Los Hermanos. Capivara é o lançamento do seu primeiro trabalho solo com o saxofone barítono, interpretando as composições de Hermeto Pascoal. Esdras tem apresentado esse show em importantes festivais brasileiros e em casas como o Clube do Choro. Em novembro passado, o músico fez sua primeira apresentação internacional no Festival de Jazz e Blues de Dhaka em Bangladesh, representando o Brasil e a música brasileira.

PROGRAME-SE PARA O 24º MERCADINHO DO BRASÍLIA

Quando: 24 de setembro
9h – Distribuição de senhas para as aulas com o chef Guga Rocha e o sommelier Gil Lebre
9h às 15h – Feirinha orgânica/vegana/natural
10h às 11h – Apresentação de Esdras Nogueira
11h – Aula show com o chef Gil Lebre na praça principal do Brasília Shopping
13h às 14h – Apresentação de Esdras Nogueira
14h – Aula show com Guga Rocha na praça principal do Brasília Shopping
– Playlist – Lucas Hamu ao longo do dia.

Serviço

MERCADINHO DO BRASÍLIA
Local: Área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada principal (W3 Norte)
Data: 24 de setembro, de 9h às 15h.
Entrada livre e gratuita
Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br

Anterior 25 anos da Cia. Teatral MAPATI
Próximo Fusce vestibulum justo pretium consequat felis