Um novo espaço dedicado à arte em Brasília


Exposição Rubem Valentim| Foto: Joana Eichler

Galeria Olaria inaugura na Asa Norte com exposição de Rubem Valentim

Vem aí a Galeria Olaria na Asa Norte que inaugura com exposição do artista Rubem Valentim. O público poderá conferir a inauguração da Galeria Olaria juntamente com a abertura da exposição, no dia 1º de novembro, a partir das 19h. O local escolhido para abrigar a galeria fica na penúltima rua da Asa Norte, na quadra 716 do bloco D.

“Alegria! A primeira expressão que me ocorre quando surge um novo espaço dedicado à cultura! Temos, no caso, a conjugação de uma oficina do belo e criação em nossa capital”, diz Celso Albano (uma autoridade em arte e galerista de Brasília).

“O início de suas atividades se dá com a apresentação de um dos mais importantes artistas do Brasil, internacionalmente reconhecido pelo excepcional conjunto de sua obra e que conviveu conosco, na SHIS QI 07, conjunto 13, por muitos anos”, ressalta Albano.

Sobre a curadoria

As jovens profissionais, mas com ampla experiência na área das artes, Sara Almeida e Letícia Santos, que estão à frente do espaço, selecionaram um conjunto de serigrafias criadas nas décadas de 70 e 80, elaboradas com muito zelo pelo autor Rubem Valentim, além de alguns desenhos que serviram de estudo para confecção de pinturas e que são raros.

Esta mostra é mais uma entre muitas que têm ocorrido no Brasil e no exterior, destacando-se no Brasil a do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que tem obras do Artista em seu acervo. O reconhecimento da obra de Rubem Valentim ganhou recentemente mais suporte com a criação do Instituto Rubem Valentim.

Sobre o artista

Rubem Valentim foi um artista plástico e professor brasileiro, considerado um mestre do concretismo no Brasil. O artista nasceu em Salvador, Bahia, no dia 9 de novembro de 1922. Na década de 40 iniciou sua carreira de pintor.

Entre os anos de 1946 e 1947 integrou o Movimento de Renovação das Artes Plásticas na Bahia, junto com Mario Cravo Júnior, Carlos Bastos, entre outros artistas.

No início da carreira, Rubem produziu obras figurativas com natureza-morta, paisagens urbanas, flores e figuras humanas com influência do realismo e do expressionismo.

Apesar de ser considerado um pintor construtivista, Rubem Valentim rejeitou sua filiação a qualquer corrente europeia, especialmente à arte concreta, reafirmando o caráter exclusivamente nacional de sua produção, mas a partir de emblemas e signos religiosos sua obra se transforma em uma simbologia construtiva consoante com a linguagem internacional.

Serviço 

Inauguração da Galeria Olaria e abertura da exposição Rubem Valentim
Galeria Olaria – SCRN 716, bloco D, loja 18 – Brasília DF
Quando: 1º de novembro a partir das 19h
Visitação: 2 a 22 de novembro de 2019
Funcionamento: Segunda a sexta das 9 às 18h
Sábado das 9 às 15h
Informações: 3037-8648 ou 981387923
Instagram @espacoolaria
Facebook https://www.facebook.com/espacoolaria/

Anterior Nova temporada do espetáculo “Tsunami” chega a Sobradinho
Próximo Gkay participa do A Culpa é do Cabral nesta terça (29)