Galeria Karla Osorio apresenta a exposição individual Escultura Ama Modernismo de André Kruysen (Holanda)

A Galeria Karla Osorio apresenta a mostra individual do artista holandês André Kruysen, cuja abertura será nesta quarta, 30 de outubro, às 18h30. A exposição conta com o apoio da Embaixada dos Países Baixos no Brasil.

Nas últimas cinco semanas, o artista esteve em residência artística na sede da galeria em Brasília. Em intenso processo de pesquisa e estudos, descobriu a capital e seu entorno, conviveu muito com pessoas do local e criou nova série de obras, todas tridimensionais.

Durante sua estada recebeu acompanhamento artístico de João Trevisan e interlocução curatorial com Malu Serafim, curadora da mostra.

Sobre a exposição

A mostra individual de André Kruysen “Escultura Ama Modernismo” é o resultado de residência artística de mais de um mês em Brasília. Todos os trabalhos expostos foram criados em intenso processo de imersão do artista no universo brasileiro. Ele tem reputação estabelecida na Holanda, onde é também professor na Universidade da Haia.

A precisão contida nas formas modernistas aparece constantemente na obra, tornando-se ainda mais clara pela escolha do artista em anexar peças antigas de Fusca aos seus corpos híbridos, um carro que é uma representação direta das formas que estruturam a identidade da cidade, além de marcar o impacto urbanístico daquele período, algo fundamental para a experiência de Brasília.

Sobre o artista

André Kruysen, Den Haag, 196. Vive e trabalha em Den Haag Educação: KABK, 1987-1992 Rijksacademie, Amsterdã 1996/1997. Seu trabalho se refere à luz do dia e à estrutura arquitetônica ao redor. Faz intervenções em espaços que influenciam esses aspectos. Essas intervenções podem resultar em esculturas autônomas ou esculturas fundidas no espaço.

Sua linguagem, de uma forma mais complexa e caótica dos últimos anos se origina da atual cultura (visual) que está se tornando cada vez mais complicada. A busca de um equilíbrio pessoal forma o núcleo de seu trabalho. Em meio às intervenções espaciais distorcidas, busca a quietude; a quietude que ocorre devido ao efeito sagrado da luz do dia. Essa contradição é a base de suas esculturas.

Galeria Karla Osorio

Criada em 2015, a galeria Karla Osorio atua para inserção de artistas contemporâneos no mercado e na cena institucional. Privilegia a produção mais inovadora em arte, com programa de exposições temporárias que fomenta várias linguagens e técnicas. Representa artistas brasileiros e estrangeiros. Participa de feiras de arte em vários países, sendo a única galeria de Brasília em algumas das melhores feiras do mundo como Basiléia, Chicago, Miami, Nova Déli, Nova York, Punta (Uruguai), além de Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros.

Apoia pesquisas e projetos inovadores, tem programa de cursos, palestras, parcerias com outros espaços e instituições, além de intervenções no espaço público. Desenvolve projetos com curadores visitantes e oferece residência artística com atelier, em espaço privilegiado. Atua também no mercado secundário. Além da sede em Brasília no SCS, possui espaço expositivo no Lago Sul e escritório em São Paulo.

Serviço

Exposição “Escultura Ama Modernismo”
Mostra individual de André Kruysen (Holanda)
Apoio da Embaixada dos Países Baixos no Brasil.
Abertura: Segunda, 30 de outubro, 18h30
Visitação: até 06 de dezembro de 2019. Segunda sexta, 9-18h30 | sábado 10-14h, sempre mediante agendamento

Anterior Festival de Brasília divulga os seis filmes selecionados
Próximo O cantor Dinho Ouro Preto lança "Roque em Rôu"