O fotógrafo José Roberto Bassul e a curadora Graça Ramos conversam com o público sobre fotografia e arquitetura na arte contemporânea na Referência Galeria de Arte

Como parte da programação da mostra “Rasurar arquiteturas”, nesta sexta-feira, 15 de junho, às 17h, na Referência Galeria de Arte recebe o público para uma conversa com o fotógrafo José Roberto Bassul e a curadora Graça Ramos. Entre os temas do encontro estão a fotografia e a arquitetura na arte contemporânea e na produção de Bassul. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A Referência Galeria de Arte fica na 202 Norte Bloco B Loja 11 – Subsolo – Asa Norte, Brasília-DF. Telefone (61) 3963-3501. Visitação, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h.

As 22 obras – um políptico e 21 imagens individuais, que podem ou não compor dípticos ou trípticos – de José Roberto Bassul transitam pelo construtivismo e alcançam o minimalismo, em uma arqueologia da essência. Arquiteto por ofício e fotógrafo por vocação, Bassul encontra referências no ideário construtivista – como a democratização da arte no ambiente construído -, mas também nos achados de Marcel Duchamp em relação ao deslocamento (neste caso, simbólico) e à ressignificação do objeto.

A mostra “Rasurar arquiteturas” fica em exibição até o dia 7 de julho, com visitação de segunda a sexta, das 12h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. A classificação indicativa é livre para todos os públicos. A entrada é gratuita.

Sobre o fotógrafo

Nascido no Rio de Janeiro, o arquiteto e fotógrafo José Roberto Bassul vive e trabalha em Brasília. Fotografou intensamente na juventude, tendo sido premiado pela “Revista Realidade”, em 1979, e pela Funarte, em 1980. Na década de 1980, abandonou a fotografia e para dedicar-se à arquitetura. Retomou a fotografia 30 anos depois, quando passou a desenvolver um trabalho autoral voltado para a arquitetura, a paisagem urbana e para aspectos contemporâneos da vida urbana.

Desde seu retorno às lentes, foi laureado com alguns dos mais importantes prêmios e concursos internacionais como: Sony World Photography Awards, LensCulture Gallery, International Photo Awards, Miami Street Photography Festival, Le Plus Grand Concours Photographique du Monde, Siena International Photography Awards, Prix de la Photographie Paris PX3 e Tokio Foto Awards. No Brasil, recebeu premiações no Festival Internacional Paraty Em Foco, no Foto Capital e no Festival de Fotografia de Tiradentes.

Suas fotos foram expostas em Brasília, Rio, Paraty, Londres, Havana, Miami, Siena e Paris, e publicadas em revistas especializadas como a “Minimalissimo”, (Grã-Bretanha), a “BEX Magazine” (Argentina), e a francesa “Photo”. Suas obras fazem parte de algumas coleções importantes como a Coleção Joaquim Paiva e do Museu Nacional da República, em Brasília.

Serviço

Conversa com José Roberto Bassul e Graça Ramos
15 de junho, às 17h
Entrada gratuita
Livre para todos os públicos
Local: Referência Galeria de Arte
Endereço: CLN 202 Bloco B Loja 11 – Subsolo
Asa Norte – Brasília-DF
Telefone: (61) 3963-3501
E-mail: referenciagaleria@gmail.com
Facebook / @referenciagaleria
Instagram / @referenciaarte

aqui_tem_diversao_jose_roberto_bassul_2

Anterior Massas recheadas e molhos encorpados para os dias frios
Próximo Copa do Mundo de Futmesa no Venâncio Shopping