O projeto FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília vai até 18 de setembro em formato híbrido, com ações online que apresentam encontros e mesas no canal do YouTube e mostras presenciais no Alfinete Birô (103 Norte) na abertura do evento (08 de setembro) em homenagem ao fotógrafo Sérgio Amaral.

O encerramento (18 de setembro) vai contar com a Feira Plano, com trocas e venda de fotografias, no Anexo do Museu Nacional da República, de 14:00 às 18:30, e projeção das fotografias na Cúpula do Museu Nacional da República a partir das 19:00. Toda a programação é gratuita.

O FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília – com curadoria de Claudio Versiani, Daniela Lobo e Zuleika de Souza – propõe a discussão e a promoção da fotografia documental, sua autonomia como profissão, suas especificidades e também fronteiras com outros campos, como a arte e o pensamento crítico.

O registro de um momento, um instante que representa o que aconteceu e o que está para acontecer, que sintetiza uma época, um estado de espírito, uma visão de mundo. Afinal, do que trata a fotografia documental? Qual o seu papel aqui e agora? Com estes questionamentos nasce o primeiro festival dedicado exclusivamente ao fotojornalismo no Brasil.

O Festival tem compromisso com a qualidade da programação e relevância dos assuntos abordados, e proporciona ao público trocas com profissionais de amplo reconhecimento no Brasil e no mundo.

A série de debates, encontros e mesas será realizada entre os dias 08 a 18 de agosto de 2022 e transmitida pelo YouTube.

O projeto FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília foi contemplado pela SECEC – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).

Como parte da programação foram lançadas, de as convocatórias “Brasil Território Indígena” e “Cerrado Berço das Águas” um chamado para fotógrafos participarem do Festival e selecionar imagens que representam a resistência indígena para compor a Galeria Virtual do Festival Foto BSB 2022. A convocatória foi feita de 30 de julho a 30 de setembro de 2022 e o resultado será anunciado nas redes no dia 5 de setembro.

As fotodenúncias servirão para impactar o olhar para essa tragédia que acontece seja na destruição da floresta e rios, no aumento do garimpo ilegal, na violência das invasões às terras indígenas, ao mesmo tempo mobilizar e sensibilizar para a luta pela preservação do bioma que é considerado o coração do Brasil e onde brotam os veios d´águas que alimentam boa parte das bacias hidrográficas brasileiras.

O Festival realizará uma seleção para participar da Galeria Virtual das redes sociais do Festival e ainda uma exibição das imagens que mais representam a temática serão projetadas no evento de encerramento no dia 18 de setembro, ao ar livre, no Complexo Cultural da República, às 19 horas.

Programação:

Para compor a programação do festival serão realizadas mesas e encontros com profissionais da área. Os encontros reúnem profissionais que não são necessariamente da área para discutir e aprofundar o diálogo e análise sobre temas e narrativas que dão sentido às imagens, encontros com Eliane Brum, Lilia Schwarcz e Fernando Costa Netto.

Por outro lado, as mesas-redondas irão discutir diferentes narrativas que dão sentido ao trabalho destes profissionais, no seu diálogo com a cultura, a sociedade, o meio ambiente. aprofundar o conhecimento do trabalho de grandes nomes do campo Fotojornalismo e questões contemporâneas – ativismo, feminismo, floresta, retrato, pandemia – serão o foco das mesas redondas, conversar com fotojornalistas que já possuem uma grande trajetória tanto nacional como internacionalmente, como Claudio Versiani, Juan Esteves, Edu Simões, Cacalos Garrastazu, Rosa Gauditano, Jonne Roriz, Gabriel Chaim, Yan Boechat, Felipe Dana, Ueslei Marcelino, Joedson Alves, Lalo de Almeida, entre outros.

Mais sobre o Festival:

Homenagem a Sérgio Amaral – O Festival Foto BSB 2022 presta uma homenagem a Sérgio Amaral falecido em junho deste ano. Com mais de 40 anos dedicados ao fotojornalismo, iniciou a carreira em 1977 e acumulou prêmios como o Esso de Fotografia de 1992, o grande prêmio do Salão Finep de Fotojornalismo de 1996, a medalha de excelência gráfica da Society for News Design, na categoria ‘editor de fotografia’ pelo Correio Braziliense e o prêmio ONU Habitat de 2014.

Sérgio foi um artista visual com estética apurada como poucos. Olhar sensível e mente sagaz na busca do belo. Suas fotografias ganharam prêmios compondo seu nome como referência nacional.

Em fevereiro, Sérgio colocou fotografias à venda em seu site www.amafoto.com.br, retiradas das prediletas. Selecionamos algumas dessas para compor a Galeria Virtual do Festival Foto BSB 2022 em sua Homenagem.

“São recortes de viagens maravilhosas em que aprendi muito, fiz amigos e trouxe belos registros …algumas das minhas imagens prediletas feitas com viés geográfico, humanista, em busca de prazer estético , que não traem minha visão de mundo aprendida em mais de 40 anos da fotografia e tantas outras coisas que vivi.”

Fotografias expostas no www.instagram.com/festivalfotobsb/ e na abertura do Foto BSB no dia 08 de setembro no Alfinete Birô (CLN 103, bloco B, loja 66 – Asa Norte) às 17 horas.

Aula-Magna: “Foto Resistência” com Claudio Versiani, com transmissão às 17 horas do dia 08 de setembro no YouTube.com/festivalfotobsb e no Alfinete Birô.

Transmissão do encontro “Retórica do Poder” com Lilia Schwarcz e Diego Bresani, às 19:30, com projeção da transmissão no Alfinete Birô.

Encerramento dia 18 de setembro: Feira Plano de trocas e venda de fotografias no Anexo do Museu Nacional da República de 14:00 às 18:30.

Projeção das fotografias na Cúpula do Museu Nacional da República às 19:00.

O Foto BSB continuará em plataformas online, galeria virtual no Instagram e Facebook, debates principalmente em nosso canal do YouTube.com/festivalfotobsb .

Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (GDF).

Serviço:

FOTO BSB – Festival de Fotojornalismo de Brasília
Data: De 08 a 18 de setembro de 2022
Mesas e Encontros via YouTube www.youtube.com/festivalfotobsb

Abertura: 08 de setembro (quinta)
17:00 – Abertura de Exposição de Fotografia de Sérgio Amaral e Aula-Magna: “Foto Resistência” com Claudio Versiani
19:30 – Transmissão do encontro “Retórica do Poder” com Lilia Schwarcz e Diego Bresani
Local: Alfinete Bir̫ (CLN 103 РBloco B РLoja 66 РAsa Norte)
Transmissões online às 17:00 e 19:30 no YouTube.com/festivalfotobsb e presencial no Alfinete Birô (103 Norte)

Encerramento: 18 de setembro (domingo)
De 14:00 às 18:30 – Feira Plano de trocas e venda de fotografias
Anexo do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
19:00 РProje̤̣o das fotografias
Cúpula do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)

Informações: festivalfotobsb.com.br/2022/