Chegou a vez do Gama receber a programação do DF-instrumental-FEST, festival que promove a democratização do acesso à música instrumental percorrendo 6 RAs em seu primeiro ciclo. Neste sábado, dia 27 de abril, a partir das 16h30, o SESC Gama recebe shows da Orquestra Quadrafônica, Débora Zimmer, Forró Red Light, FurmigaDub e Orquestra Alada Trovão da Mata. Os intervalos dos shows são marcados pela exibição de curtas-metragens de Walter Sarça e Lua Raíssa e a entrada para este e os demais finais de semana é gratuita.

O DJ e produtor musical paraibano FurmigaDub retorna à cidade para apresentação única que explora a variedade de sons que conduzem seu repertório, definido como fronteira entre a cultura popular nordestina, da ciranda ao baião, e a música eletrônica contemporânea, representada pela bass music. Outra atração muito aguardada é o Forró Red Light, duo formado no DF por Geninho Nacanoa e Ramiro Galas que também experimenta sonoridades do forró misturadas a beats e synths eletrônicos.

Da Orquestra Quadrafônica, big band especializada em releituras de clássicos do jazz com formação que reúne DJ/música eletrônica a arranjos de teclado, guitarra, banjo, bateria, baixo, trompete, clarone, sax e sanfona, o público pode esperar show muito enérgico. O mesmo se aplica à Orquestra Alada Trovão da Mata, grupo ligado à manifestação popular Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Débora Zimmer, compositora trans e PcD de Ceilândia complementa a line-up com o show de seu álbum solo, Odisseia da Transmigração (2021).

Entre os shows serão apresentados os curtas-metragens “A História da Terra”, “Uma carta para mim mesmo” e “Espinha de Peixe”, de Walter Sarça, e “Modernidade LTDA.” de Lua Raíssa. O DF-instrumental-FEST é uma realização da Ilimitada Criação, Hiperespaço e do SESC-DF e conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF.

DF-i-FEST ainda tem programação no Cruzeiro, Taguatinga e Ceilândia

Depois das sessões na Estrutural, em Sobradinho e a deste final de semana no Gama, o DF-instrumental-FEST inicia o mês de junho no Cruzeiro, dia 3, na escola de samba Aruc, programando o Trio Aretê, o Duo TiFi, o violeiro Cacai Nunes, a banda Silivestre, o guitarrista baiano Igor Gnomo e o vencedor do Grammy e bandolinista Hamilton de Holanda, que retorna à capital-natal para apresentar show de seu mais recente álbum, Flying Chicken, lançado em abril deste ano.

No dia 10 de junho, o festival acontece no SESC Taguatinga Norte, com Iara Gomes, Aiure, Duo Alvenaria, Esdras Nogueira e Passo Largo, apresentando-se como noite especial de encerramento do Festival Taguá de Cinema. E no dia 17 de junho, é a vez do SESC Ceilândia receber o encerramento do festival DF-i-FEST, em programação composta por Hermeto Pascoal, Bianca Gismonti, Paula Zimbres Trio, Satanique Samba Trio, Trio Aretê, Aiure, Protofonia, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Habacatus e Gypsy Jazz Club. As oficinas de sonorização e direção de palco serão ministradas também no Cruzeiro e na Ceilândia.

Inovação em acessibilidade

O DF-instrumental-FEST já nasce trazendo contribuições para o circuito de eventos do Distrito Federal, ao inovar em medidas que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência aos shows programados. Através de fones de condução óssea, pessoas com alguns tipos de deficiência auditiva podem ouvir parte do que é apresentado no palco. Os fones enviam som diretamente ao ouvido interno através de ressonâncias na caixa craniana.

O festival também dispõe de mesa vibratória que ressoam conforme a frequência das caixas de som, para que pessoas com deficiência auditiva mais severas possam “sentir o som” com as pontas dos dedos. Além destas medidas, o festival também dispõe de área, acessos, banheiros e atendimento exclusivo para pessoas com deficiência e tradução simultânea das apresentações para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Programação Completa DF-Instrumental-FEST

Oficinas

Oficina de Direção de Palco e Roadie com Kika Carvalho
IFB da Estrutural: 2 a 4 de maio + 8 a 12 de maio, das 13h às 16h
Teatro de Sobradinho: 18 a 20 + 24 a 28 de julho, das 13h30 às 16h
Cruzeiro e Ceilândia: a definir

Oficina de Sonorização e Produção Musical com Débora Zimmer
IFB da Estrutural: 2 a 4 de maio + 8 a 12 de maio, das 16h às 18h30
Teatro de Sobradinho: 18 a 20 + 24 a 28 de julho, das 16h às 18h30
Cruzeiro e Ceilândia: a definir

16/05 – Estrutural (sessões às 10h30 e 19h30)
Local: Auditório do IFB da Estrutural
Duo Umbê, A Engrenagem, Duo Marcus Moraes e Pablo Fagundes e Horta Project

20/05 – Sobradinho (a partir das 15h)
Local: Parque Jequitibás
Chorodelas, Duo Má vontade, Paula Zimbres, Orquestra Alada Trovão da Mata e Satanique Samba Trio

27/05 – Gama (a partir das 16h30)
Local: SESC Gama
Forró Red Light, Débora Zimmer, Orquestra Quadrafônica, FurmigaDub e Orquestra Alada Trovão da Mata

03/06 – Cruzeiro (a partir das 16h)
Local: Aruc
Trio Aretê, Duo TiFi, Cacai Nunes, Silivestre, Igor Gnomo e Hamilton de Holanda Trio – lançamento do álbum Flying Chicken no DF

10/06 – Taguatinga (a partir das 17h30)
Local: SESC Taguatinga Norte
Iara Gomes, Aiure, Duo Alvenaria, Esdras Nogueira e Passo Largo. Programação de encerramento do Festival Taguá de Cinema.

17/06 РCeil̢ndia (a partir das 15h)
Local: SESC Ceilândia
Aiure, Trio Aretê, Paula Zimbres, Bianca Gismonti, Duo Palco-céu, Rênio Quintas, Gypsy Jazz Club, Habacatus, Satanique Samba Trio, Hermeto Pascoal e Protofonia.

Redes sociais:

Instagram: @df_instrumental_Fest
Facebook: DF-instrumental-FEST
Entrada Franca