A partir de 17 de maio, “Tesouros do Japão” reunirá uma exposição completa com Templo, ponte e cerejeiras, além de ícones da história que prometem levar o visitante a uma viagem fascinante pela Terra do Sol Nascente

O Japão é um país de contrastes entre uma cultura milenar e cidades com tudo o que existe de mais moderno. Para apresentar um pouco deste país surpreendente, o Pátio Brasil recebe o festival “Tesouros do Japão” entre os dias 17 de maio e 17 de junho.

A mostra vai apresentar tradições, costumes, manifestações artísticas e curiosidades do país asiático. Durante os trinta dias de Exposição, haverá uma programação paralela aos sábados e domingos com Apresentações de Kenjutsu (A arte da Espada Samurai), Odori (Danças Japonesas), Matsuri Dance, J-Pop, K-Pop, Taikô (Tambor Japonês), além de Oficinas de Ikebana (Arte floral) e Origami (Arte de Dobraduras de Papel).

Ao chegar, o público será surpreendido com a famosa boneca japonesa Kokeshi com 1.80m, fazendo reverências. Também no local, uma bela ponte japonesa apresenta um cenário típico onde o público pode caminhar pelo jardim japonês, contemplar as delicadas cerejeiras e vestir quimonos e tirar fotos, guardando uma especial lembrança da viagem ao Japão. Os japoneses comemoram sua floração que anuncia o início da primavera (haru) e o fim do inverno (Fuyu), geralmente em março e abril, quando contemplam o belo espetáculo que a natureza oferece. Este costume é chamado de Hanami.

Tesouros do Japão

Mais à frente, o visitante vai encontrar a réplica inspirada no Santuário Pagoda Chureito que fica próximo do Monte Fuji. A réplica tem seis metros de altura. A Okya (Casa de Chá com tatames) também estará presente no evento com informações sobre a Cerimônia do Chá e o Matcha, o chá verde que faz muito sucesso entre os brasileiros.

Filmes sobre Samurais e uma imponente escultura do Samurai Arqueiro montado em um cavalo negro surpreende o público, que ainda poderá conferir vitrines com os principais armamentos Samurais, entre eles a famosa espada do Samurai, a katana. Biombos informativos apresentando os 12 principais Samurais da história, enriquecem o ambiente, trazendo muitas informações e curiosidades, ajudando o público a entender mais sobre o Código de Honra, o Bushidô.

A Exposição foi desenvolvida pela Aloha Eventos, com a curadoria especial de Ana Brites, e tem o apoio institucional da Japan Foundation e da FEANBRA – Federação das Associações Nipo Brasileiras do Centro-oeste.

Fomento à cultura japonesa – De 17 a 26 de maio, o público pode conferir uma feira de produtos japoneses, com gastronomia típica japonesa, diversas atrações e artesanato local, homenageando a Amizade Brasil-Japão. Entre as atrações serão realizadas apresentações de Taikô (tambores japoneses), Kenjutsu, Karatê, Odori, Matsuri Dance, J-Pop, K-Pop, Cerimônia do Chá, entre outras. Na área de gastronomia típica, teremos a chef Rosa Takematsu que ensinará a fazer os principais pratos típicos japoneses. Em homenagem aos 111 anos da Imigração Japonesa no Brasil, o público poderá apreciar uma réplica do navio Kasato Maru, que trouxe a bordo durante 50 dias de viagem, 781 imigrantes japoneses que desembarcaram na Baía de Santos em São Paulo.

Serviço

Festival Tesouros do Japão
Venha conhecer o melhor da cultura japonesa
Quando? De 17 de maio até 17 de junho – Segunda a sábados de 10h às 22h e domingos e feriados de 12h às 20h
Onde? Praça Central e Varandão do Pátio Brasil
Quanto? Gratuito
Mais informações: (61) 2107-7404

Anterior JK Shopping recebe final do concurso Miss e Mister Gari
Próximo Don Reca é aposta de vinho para o mês de maio da GB Vinhos