O Festival, que tem duração de dois meses, oferece diversos workshops gratuitos e online, de temas diversificados

Além de disponibilizar mais de 500 filmes em diferentes Mostras, o 15º Festival Taguatinga de Cinema preparou uma série de workshops para desenvolver o seu conhecimento quando o assunto é arte e cultura. Dentre as atividades, estão os workshops de Elaboração de Projetos Culturais, com Thiago Fanis (13 a 16 de julho); Como Distribuir seu Conteúdo em Plataformas DIgitais e Canais Lineares, com Alexandre David (22 de julho); Introdução à Audiodescrição, com Gabriela Romano e Keilla Salvador (25 e 26 de julho), Vídeo Ensaio e Suas Narrativas Criativas, com Max Valarezo (05 de agosto) e Como Fazer Lives Profissionais em Casa, com Abder Paz (10 a 12 de agosto). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em: http://www.bit.ly/worktagua

Elaboração de Projetos Culturais

Este curso ministrado pelo gestor cultural Thiago Fanis vai oferecer dicas práticas sobre os principais conceitos a serem aplicados na elaboração de projetos culturais, ensinando a importância do escopo e a forma de defini-lo, explorando cada uma das partes de um projeto, do resumo ao orçamento. Com duração de 10 horas, a oficina inclui aulas teóricas e práticas. Serão sorteados 10 projetos para receberem 30 minutos de mentoria.

Como Distribuir seu Conteúdo em Plataformas DIgitais e Canais Lineares

O produtor Alexandre David vai apresentar neste workshop os princípios fundamentais das melhores práticas para iniciar, financiar, conceituar, planejar e produzir produtos de conteúdo criativo audiovisual. Apresentará também uma lista dos principais distribuidores de filmes independentes e séries, seus requisitos e interesses em conteúdos nacionais e seus formatos. os participantes do workshop terão a oportunidade de aprender como apresentar um conteúdo a uma agregadora ou distribuidora para plataformas digitais e como são negociados os pagamentos.

Introdução à Audiodescrição

As produtoras culturais e do audiovisual Gabriela Romano e Keila Salvador apresentarão neste workshop um conteúdo programático que inclui a conceitualização e função da audiodescrição, as etapas de produção e os profissionais envolvidos, além de informações sobre os softwares de legendagem e edição. Público: Realizadores audiovisuais (diretores, roteiristas, editores), estudantes de cinema, Letras/Linguística, Tradução, Jornalismo e Artes, além de profissionais da área de acessibilidade em mídia.

Vídeo Ensaio e Suas Narrativas Criativas

O jornalista Max Valarezo irá explorar neste workshop o formato do vídeo ensaio e suas diversas facetas criativas através da exibição de slides e de trechos de vídeos. A abordagem inclui os seguintes tópicos: as origens do vídeo ensaio; como ele se popularizou na internet; a crescente associação com a análise cinematográfica; o trabalho do Canal EntrePlanos com o formato; panorama de criadores de vídeo ensaio (dentro e fora do Brasil); estratégias de escrita de roteiro para vídeo ensaios; estratégias de edição de vídeo para vídeo ensaios; práticas de publicação no YouTube.

Como Fazer Lives Profissionais em Casa

O produtor audiovisual Abder Paz vai apresentar neste workshop técnicas de transmissão ao vivo e ferramentas caseiras e profissionais que vão auxiliar os participantes a produzirem o próprio conteúdo de maneira artística e profissional. O programa do workshop inclui técnicas de uso do Youtube Studio, da Watch TV do Facebook e de softwares livres, técnicas de construção de cenários, de captação de áudio e operação de câmeras. Público: Produtores audiovisuais, Youtubers, gamers, músicos e pessoas interessadas em produção de conteúdo para internet

15º Festival Taguatinga de Cinema

O 15º Festival Taguatinga de Cinema está ocorrendo de forma online em 2020, em função das medidas sanitárias para conter a pandemia de Covid-19. O Festival, que por vocação promove o debate sobre as questões urgentes do nosso tempo, tematizadas pelo cinema brasileiro de curta-metragem, decidiu ampliar esse debate através de uma programação variada que estará no ar durante dois meses. De 04 de julho a 30 de agosto, estão sendo lançados em nosso site www.festivaltaguatinga.com.br, todos os sábados, às 20h, sessões inéditas com três dos 24 filmes de curta-metragem que compõem a Mostra Competitiva deste ano.

Cada sessão será seguida de debate com os realizadores, com transmissão às 21h pela Tarape TV, o canal do Festival Taguatinga de Cinema no YouTube, e pelo nosso perfil no Facebook. Além da Mostra Competitiva, o festival conta com uma Mostra Paralela e uma Mostra Infantil. A Paralela tem quatro sessões com lançamento em todos os domingos de julho, às 20h. Assim como a Mostra Competitiva, os filmes da Paralela estarão disponíveis durante uma semana após a sessão de lançamento e haverá debate com os realizadores ao fim de cada sessão. Ao lado dos filmes selecionados pela curadoria do festival para as mostras Competitiva, Paralela e Infantil, o Festival também conta com a Mostra Seleção Popular com mais de 400 filmes inscritos.

Serviço

Workshops do 15º Festival Taguatinga de Cinema
Quando? Julho e Agosto de 2020
– Elaboração de Projetos Culturais, com Thiago Fanis (13 a 16 de julho, das 15h às 17h30)
– Como Distribuir seu Conteúdo em Plataformas DIgitais e Canais Lineares, com Alexandre David (22 de julho, das 15h às 17h)
– Introdução à Audiodescrição, com Gabriela Romano e Keilla Salvador (25 e 26 de julho, das 15h às 17h)
– Vídeo Ensaio e Suas Narrativas Criativas, com Max Valarezo (05 de agosto, das 15h às 17h)
– Como Fazer Lives Profissionais em Casa, com Abder Paz (10 a 12 de agosto, das 15h às 17h)
Quanto? Gratuitas
Classificação: Livre
Mais informações e inscrições: http://www.bit.ly/worktagua

Anterior Sem paraíso e sem maçã: história emocionante de superação
Próximo A cantora Juliana Muller promove live especial neste domingo