Festival Sinta a Liga reúne bandas lideradas por mulheres e fortalece o rock feminino independente com diversidade, protagonismo e potência na cena underground nacional brasileira

O Festival Sinta a Liga chega à 13ª edição no dia 12 de setembro (sábado), a partir das 19h, no Moto Rock & Cia Pub (QNJ 18, Lote 4 – Taguatinga Norte), reunindo seis bandas lideradas por mulheres: as brasilienses Arguerom, Haynna e Os Verdes, Mariana Camelo, Mitsein e Summa e a paulista Agravo. A entrada custa R$ 10 (pagamento na portaria), além da doação obrigatória de um absorvente feminino.

O evento é organizado pela produtora cultural e cantora Tuttis Souza, da banda Kidsgrace, acompanhada por uma equipe formada quase que exclusivamente por mulheres (leia detalhes mais abaixo). E faz parte do calendário do Circuito Underground de Festivais do DF, projeto que tem fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e contempla um total de cinco festivais da cena do rock independente autoral do Distrito Federal circulando por diferentes regiões administrativas.

O circuito teve início em 16 de maio com a realização da 22ª edição do Headbangers Attack Festival, na Aruc (Cruzeiro). Prosseguiu em 18 de julho com a quarta edição do Casa1221 Fest, no Coreto Bar & Cultura (Gama). E em 15 de agosto com a nona edição do Pirú Music Fest, na Quadra Poliesportiva do Riacho Fundo II.

SERVIÇO

Festival Sinta a Liga – 13ª edição
Dia: 12 de setembro (sábado)
Horário: a partir das 19h
Local: Moto Rock & Cia Pub (QNJ 18, Lote 4 – Taguatinga Norte)
Bandas: Agravo (SP), Arguerom, Haynna e Os Verdes, Mariana Camelo, Mitsein e Summa
Entrada: R$ 10 + um absorvente feminino
Classificação: 16 anos
Apoio: Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Circuito Underground de Festivais do DF, Estúdio Mercearia, Sobre Nós (combate à pobreza menstrual) e Atos de Rebeldia (produtora)

Mais informações:
www.instagram.com/festivalsintaa
www.instagram.com/circuitoundergrounddefestivais

Circuito Underground de Festivais do DF
Dia 16/5 – Headbangers Attack Festival (Cruzeiro)
Dia 18/7 – Casa1221 Fest 4 (Gama)
Dia 15/8 – Pirú Music Fest (Riacho Fundo II)
Dia 12/9 – Festival Sinta a Liga (Taguatinga Norte)
Dia 26/12 – Festival Vomitando a Ceia (Asa Sul, Plano Piloto)

SOBRE AS BANDAS

AGRAVO (SP) 

Pela primeira vez em Brasília, a Agravo (foto) é uma banda de crossover punk antifascista formada em agosto de 2022 na cidade de São Paulo. A variação de influências musicais de cada integrante cria a originalidade e uma marca sonora num estilo que mistura punk rock e hardcore com pitadas de crust, metal punk e thrash metal. O som rápido e agressivo, com riffs pesados, é acompanhado de letras em tom de protesto. “Nossas músicas nascem da vivência e refletem problemas sociais que atravessam realidades invisibilizadas, além de sentimentos cotidianos perpetuados pela vulnerabilidade e resistência. Somos uma banda que acredita na força da coletividade, no respeito e na união. Nosso ‘corre’ vem da periferia, da luta diária e da vontade de transformar tudo isso em som”, explicam. No final de 2025 lançou o primeiro EP, “Persona Non Grata”.

Integrantes:
Nicole Taille (baixo e voz)
Amanda Paim (guitarra e voz)
Camila Almeida (bateria)

Mais informações:
www.instagram.com/agravo_
www.youtube.com/@agravo_
https://open.spotify.com/intl-pt/artist/1RP8pM2EJil3F4S4fKVBVS

ARGUEROM

A Arguerom é um banda brasiliense que mistura vários subgêneros dentro do heavy metal, tais como metal progressivo, doom metal, death metal, thrash metal e symphonic metal, entre outros. O projeto já existia há vários anos, porém, apenas em 2020 foram reunidas as ideias de composição de melodias, riffs e letras para dar forma às músicas, conforme elas viriam a ser. No final de 2021 eles iniciaram as gravações. O disco de estreia, chamado “Elusive”, foi lançado somente em 22 de fevereiro de 2024.

Integrantes:
Marcella Meguria (voz)
Jefferson Belarmino (baixo)
Lucas Rafael (guitarra)
Rafael Giraldi (guitarra)
Daniel Neves (bateria)

Mais informações:
www.instagram.com/arguerom.official
www.youtube.com/@Arguerom
https://open.spotify.com/intl-pt/artist/5ihyMeEedKGwghNsCZlQYg

HAYNNA E OS VERDES

Formada em 2013 na cidade de Samambaia, a banda Haynna e Os Verdes é reconhecida pela mistura do rock, blues e brega e por sua mensagem de contribuição para a diversidade cultural e social ao assumir o discurso negro, periférico e da comunidade LGBTQIA+. Em 2018 lançou um álbum homônimo, com 11 faixas, indicado ao prêmio “Profissionais da Música” nas categorias “Melhor Intérprete de Rock” e “Melhor Intérprete de Blues”. Três anos depois foi a vez do DVD/disco ao vivo gravado no canal “Showlivre”, em São Paulo. Paralelamente, a banda passou a produzir seu próprio festival, conhecido pela multiculturalidade. Em 2024 lançou o segundo trabalho de estúdio, “Blues da Periferia”.

Integrantes:
Haynna (voz)
Ricelly Lopez (guitarra)
Rian Sodré (baixo)
Jhonata Morais (bateria)
Dani da Silva (teclado)

Mais informações:
www.instagram.com/haynnaeosverdes
www.youtube.com/@HaynnaeOsVerdes

MARIANA CAMELO

Cantora, compositora, instrumentista e arte-educadora, Mariana Camelo iniciou sua trajetória musical em meados de 2005, aos 14 anos, como vocalista e tecladista em bandas de garagem. Lançou seu primeiro disco autoral em 2012, “Contradição e Outras Estórias”, e formou a banda Mariana Camelo & Os Mutais. Em 2013 seguiu em carreira solo e posteriormente lançou os singles “De Onde a Noite Vem”, “Teu Mundo”, “Linhas Tortas” e os EPs “Fragmentos” (2018), “Baile das Águas” (2022) e “Céu de Marfim” (2025). Já se apresentou nos principais festivais de Brasília, como Capital Motoweek, Porão do Rock, Ferrock, Rock Cerrado e Fest Rock Brasília, em casas de shows por todo o Distrito Federal e Entorno, além de apresentações em São Paulo, Goiás e cidades do Nordeste.

Mais informações:
www.instagram.com/marianacamelo
www.youtube.com/@MarianaCamelo

MITSEIN

A banda de heavy metal Mitsein foi criada por volta de 2016 a partir de composições antigas do guitarrista Jeff Oliveira, com influências que vão do power ao melódico, passando pelo thrash, death, prog, symphonic e hardcore. O nome foi escolhido pela vocalista Cristienne Graciano a partir do significado utilizado pelo filósofo Heidegger: “Um modo de ser que já existe na constituição do ser humano, uma essência”. Estreou fonograficamente com o álbum “I’ll Find My Way” (2020), seguido pelos EPs “Keep Walking” (2021) e “Lost Years” (2023), ambos relançados em 2026. Já se apresentou também em importantes festivais, tais como Samamba Rock, Capital Moto Week, Fest Rock Brasília e Nyl Metal Festival, além da Seletiva Brasília do Porão do Rock 2026.

Integrantes:
Cristienne Graciano (voz)
Jeff Oliveira (guitarra)
Guilherme Marcos (baixo)
Aquiles Lima (bateria)

Mais informações:
www.instagram.com/mitseinofficial
ww.youtube.com/@MitseinBR

SUMMA

Trilhando o caminho da mão esquerda, a banda brasiliense de doom metal Summa surgiu em 2024 com o lançamento do primeiro single, “Tides of Doom”. Em janeiro de 2025 deu um novo passo com seu primeiro e homônimo EP, uma sombria homenagem aos mestres do doom, onde mitologia e caos existencial se entrelaçam em quatro faixas de peso e melancolia. Agora, com um novo baterista, a banda avança na composição de seu primeiro álbum — um chamado obscuro àqueles que ousam fitar o abismo.

Integrantes:
Teresa Clara (voz)
André Carvalho (guitarra)
Santos (baixo)
André Zinelli (bateria)

Mais informações:
www.instagram.com/summadoom
www.youtube.com/@SUMMADOOM

SOBRE O FESTIVAL SINTA A LIGA

Após um hiato em 2025, o Festival Sinta a Liga chega à 13ª edição mantendo o objetivo de dar visibilidade e fortalecer a presença feminina dentro da cena underground, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser. É o único evento em atividade no Distrito Federal dedicado exclusivamente ao rock feminino em posição de protagonismo.

Quem está à frente do projeto desde o início é Tuttis Souza, mãe, técnica de enfermagem, produtora cultural e vocalista da banda Kidsgrace, que construiu sua trajetória enfrentando um cenário onde a presença feminina na produção ainda é questionada. O preconceito não foi exceção, foi parte do caminho. Ela é também a única mulher entre os produtores do Circuito Underground de Festivais do DF e sua atuação não é simbólica – é estrutural.

Ao lado dela nessa edição do festival está um super time, quase que exclusivamente formado por mulheres, tais como Rapha Maciel (apresentadora), Jazz Kaipora (captação de áudio), Angélica Rodrigues (roadie), Jully Cine (fotógrafa), Lorena Lima (designer), Ana Júlia (intérprete de libras), Mônica Ribeiro e Flávia (apoio). O único “bendito o fruto” é Carlinhos Silva, do Estúdio Mercearia (diretor de palco).

O Festival Sinta a Liga 2026 será no dia 12 de setembro (sábado), a partir das 19h, no Moto Rock & Cia Pub (QNJ 18, Lote 4 – Taguatinga Norte), reunindo as bandas brasilienses Arguerom, Haynna e Os Verdes, Mariana Camelo, Mitsein e Summa e a paulista Agravo.

Mais informações:
www.instagram.com/festivalsintaa

SOBRE O CIRCUITO UNDERGROUND DE FESTIVAIS DO DF

O Circuito Underground de Festivais do DF nasceu da articulação coletiva de produtores, artistas e festivais independentes que há anos constroem a cena underground nas cidades satélites do Distrito Federal. É um projeto que reconhece a força criativa dos produtores independentes e atua diretamente no fortalecimento da cadeia produtiva da música autoral.

A iniciativa selecionou cinco festivais – Headbangers Attack, Casa1221 Fest, Pirú Music Fest, Sinta a Liga e Vomitando a Ceia –, realizados em diferentes regiões, e está subsidiando a programação artística, por meio de fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com o pagamento de cachê de 25 bandas autorais, cinco por festival. Ao assumir essa etapa fundamental da produção, o Circuito garante qualidade artística, amplia oportunidades para bandas locais e fortalece festivais que historicamente resistem sem apoio institucional.

Mais do que shows, o Circuito integra formação, impacto social e economia criativa. A programação inclui ações formativas, feira de empreendedores locais, iniciativas solidárias e produtos de memória que registram e ampliam o alcance da cena underground. Tudo com acesso gratuito, descentralização cultural e compromisso com diversidade e inclusão.

O Circuito Underground de Festivais do DF é sobre circulação, permanência e continuidade. É sobre transformar eventos isolados em uma rede viva de cultura independente.

Mais informações:
www.instagram.com/circuitoundergrounddefestivais