O Festival Sambadeiras traz grandes cantoras de samba do Distrito Federal ao Taguapark e à Casa de Cultura do Guará, com entrada franca

Martinha do Coco, Renata Jambeiro e oficina de samba de roda com as descendentes de Dona Dalva do Samba são algumas das atrações do Festival Sambadeiras. No sábado (25/05) e no domingo (26/05) o Taguapark recebe a programação gratuita. Já no primeiro fim de semana de junho, é a vez da Casa de Cultura do Guará receber o projeto.

Esta é a segunda edição do Festival, que tem como proposta abrir espaço para mostrar a importância da mulher na cultura popular, ressaltando também a participação da mulher portadora de deficiência. “Precisamos de ações culturais que coloquem a mulher como protagonista de sua existência. Não em caráter de resistência, que pressupõe ‘suportar sem alterações ou danos’, mas em um movimento libertador, no qual as mulheres encontrem lugar de fala, independentemente da origem, da cor da pele, da religião, opção de gênero ou qualquer outro modo de viver”, defendeu a artista Dani Ribeiro, idealizadora do Festival e deficiente visual desde o nascimento.

A programação reúne seis cantoras de samba que se destacam no cenário musical do DF, apresentação do Coletivo Sambadeiras de Roda, formado só por mulheres, além de show da neta e da filha de Dona Dalva Damiana de Freitas, conhecida como a rainha do samba de roda. No evento, Any e Ana Olga trarão um pouco do ritmo do Recôncavo Baiano.

A 2ª edição do festival prevê acessibilidade estrutural por meio de reserva de espaços para pessoas com mobilidade reduzida, idosos, portadores de deficiência e guia de cegos. As apresentações também contarão com tradução em LIBRAS.

O Festival Sambadeiras é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da Agenda Cultural Brasília.

SERVIÇO:

Festival Sambadeiras
Quando: de 25 de maio a 02 de junho.. Sábados e domingos, a partir das 17h.
Quanto: Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO

Sábado 25/05 e 01/06

19h Kiki Oliveira ( Samba – DF)
20h – Rosemaria (Samba – DF)
21h – Martinha do Coco (Coco de Roda/ Ciranda – DF)
22h РAny e Ana Olga (neta e filha de Dona Dalva РSamba de Roda do rec̫ncavo baiano РBA)

Domingo 26/05 e 02/06

16h – Oficina de Samba de Roda com Any e Ana Olga (neta e filha de Dona Dalva – BA)
17h – Sambadeiras de Roda (Samba – DF)
18h – Cris Pereira (Samba – DF)
19h – Dani Ribeiro ( Samba – DF)
20h – Renata Jambeiro ( Samba – DF)