O Festival Rojão de Brasília é um grande evento que homenageia o Dia Nacional do Forró em um evento totalmente gratuito na área externa do Museu Nacional da República, nos dias 13 e 14 de dezembro (quinta e sexta). Na véspera do evento (12 de novembro) acontecem intervenções na Rodoviária do Plano Piloto como ação de divulgação do evento

A vasta programação do Festival Rojão de Brasília apresenta paineis, aula de forró, encontro de sanfoneiros de diferentes estados (DF/BA/PI), a quadrilha junina Se Bobiá a Gente Pimba (DF) e shows de Chinelo de Couro (DF), Irmãos Aniceto (CE) e Mestre Zé do Pife (PE/DF), Enok Virgulino (PE/DF) convida Janayna Pereira (SP), Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil (BA) e os DJs Tamara Maravilha e Rojão Stereo.

Na segunda noite é a vez de Forró do B (DF), Tambor de Crioula de Seu Teodoro (DF), Trio Balançado (DF), Junior Ferreira (BA/DF), Sabrina Vaz (DF) convida Anastácia (PE) e George Lacerda (DF), Os Três do Nordeste (PB) e os DJs Pati Egito e Chico Gorman. Na programação vale destacar o lançamento do Livro Infantil “A Menina da Sanfona Azul” com a sanfoneira Nina Frainer (ES) e o lançamento do CD “Casa de Ferreira” de Junior Ferreira (BA/DF).

A canção “Rojão de Brasília”, do paraibano Jackson do Pandeiro, marcou as diversas passagens do artista por Brasília, marcadas em versos como “O planalto é tão lindo que a gente tem a impressão, que logo ali bem pertinho o céu encosta no chão…” e “O Brasil tá construindo mais uma grande cidade, que antigamente foi sonho e hoje é realidade…”.

“O ‘Rojão” hoje é uma realidade na cidade”. Conta Sara Loiola, idealizadora do Festival. “Em 13 de dezembro de 2011 estava engasgada pelo silêncio ensurdecedor dessa lacuna vazia. Estava descobrindo a Capital Federal e no dia dedicado ao Forró, ritmo que é trilha sonora da construção dessa cidade e que embalou os ouvidos e amenizou a saudade dos que aqui chegaram colocando suas mãos na massa para erguer paredes sólidas no meio do Planalto Central, neste dia, não se falava nada sobre Forró no Plano Piloto.” Revela.

“No ano seguinte, centenário de Luiz Gonzaga, fizemos nossa primeira movimentação, e desde então, a muitas mãos, muita fé, com ou sem dinheiro, celebramos o treze de dezembro. Dia de Santa Luzia, aniversário de Seu Luiz (o maior divulgador da festa que virou ritmo e gênero musical) no centro do país. Neste processo, unimos um grupo de amigos e parcerias sinceras, gente que desenha os caminhos culturais dessa cidade desde sempre, gente que sempre acolhe e se reconhece nas inquietações de quem quer uma cidade viva, como ela realmente tem que ser. De todas as cores, ritmos e sabores.” Convida Sara Loiola, que assina a curadoria ao lado de Junior Ferreira, artista baiano que também fará o lançamento do CD “Casa de Ferreira” no Festival na sexta (14 de dezembro) às 22 horas.

Programação

13 de dezembro (quinta):
Auditório 2 do Museu
14:30 – Lançamento do Livro Infantil “A Menina da Sanfona Azul” com a sanfoneira Nina Frainer (ES)
15:40 – Painel: O Protagonismo Feminino no Forró Pé de Serra
Convidadas: Janayna Pereira e Banda Chinelo de Couro
Mediação: Gabriela Tunes

Área Externa
18:00 – Acerte o passo pro baile na aula de forró
19:00 – Encontro de Sanfoneiros (DF/BA/PI)
19:40 – Quadrilha Junina Se Bobiá a Gente Pimba (DF)
20:10 – Chinelo de Couro (DF)
21:00 – Banda Cabaçal Irmãos Aniceto (CE) e Mestre Zé do Pife (PE/DF)
22:00 – Enok Virgulino (PE/SP) convida Janayna Pereira (SP)
23:00 – Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil (BA)
DJs Tamara Maravilha e Rojão Stereo

14 de dezembro (sexta):
Painéis – Auditório 2 do Museu
14:30 – Painel: Os Desafios da Gestão Pública no Fomento à Cultura Popular
Convidados: Rodrigo Wanderley (BA) e representante da Secult-DF
Mediação: Raquel Martins

15:40 – Painel: “Clássicos do Forró: A história da Canção”
Convidados: Anastácia e Clodo Ferreira
Mediação: Ruy Godinho

Área Externa
18:30 – Acerte o passo pro baile na aula de forró
19:30 – Forró do B (DF)
20:30 – Tambor de Crioula de Seu Teodoro (DF)
21:00 – Trio Balançado (DF)
22:00 – Junior Ferreira (BA/DF)
Lançamento do CD Casa de Ferreira
23:00 – Sabrina Vaz (DF) convida Anastácia (PE) e George Lacerda (DF)
00:00 – Os Três do Nordeste (PB)
DJs Pati Egito e Chico Gorman

O Festival Rojão do Forró conta com a apoio do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal – FAC e do Governo de Brasília.

Serviço

Festival Rojão de Brasília – VI Edição – I Semana Nacional do Forró
Data: 13 e 14 de dezembro de 2018 (quinta e sexta)
Local: Área externa do Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul)
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Haverá Intérprete de Libras durante os shows
Serão impressos e distribuídos programas em Braille para pessoas cegas
Haverá uma área reservada PNE com cadeiras em frente ao palco para melhor conforto e fruição de pessoas com deficiência e/ou com dificuldade de locomoção, bem como idosos e pessoas com crianças
Na praça do Museu (local dos shows) haverá banheiros químicos adaptados PNE

Anterior DJ Shark anima o Baile da Pink neste sábado na Pink Elephant
Próximo 2ª edição da Casa Vintage neste fim de semana no CasaPark