O Festival Rock na Ciclovia retorna em 2024 no Eixão, com shows gratuitos de quatro bandas neste domingo, 25 de agosto, em evento promovido pelo SESC-DF

Primeira edição em 2024 do festival, organizado pela Capital do Rock Produções com curadoria de Philippe Seabra (Plebe Rude), será neste domingo (25/8) reunindo quatro bandas na altura da 204 Norte. Programação terá ainda atividades esportivas e de lazer e participação da Rádio SuperJazz.

O ROCK NA CICLOVIA está de volta! A primeira edição em 2024 do festival será neste domingo (25/8) no Eixão do Lazer, altura da 204 Norte, como parte integrante do evento “Carreta Palco SESC no Eixo”. Quatro bandas irão se apresentar entre 14h e 17h: pela ordem, Marcius Cabral Trio, Base (foto), Caos Lúdico e Elffus, num mix de blues, rock, ska e hard/heavy.

A variada programação, uma iniciativa do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (SESC-DF), terá início às 8h com atividades esportivas e de lazer, matrícula na academia da nova unidade do Sesc na Asa Norte e mais. Seguida da participação (a partir das 11h) da Rádio SuperJazz, comandada pelos DJs Dudão Melo e Mario SartÔ. A Feira Capital Cult ficará responsável pela organização da praça gastronômica e da feira de artesanato. A entrada é franca.

O ROCK NA CICLOVIA, atualmente organizado pela empresa Capital do Rock Produções em parceria com o SESC-DF, e com a curadoria do músico Philippe Seabra (líder da Plebe Rude), começou em 1982 de forma despretensiosa, organizado pelo próprio pessoal da Plebe Rude. A partir de 2015, Philippe Seabra assumiu a tutela do festival dando continuidade com as bandas de rock autoral em várias edições realizadas no Plano Piloto até 2018.

Após hiato de quase cinco anos, o ROCK NA CICLOVIA retornou em 2023 e assumiu um caráter de itinerância, expandindo as oportunidades para as bandas e público de outras áreas do DF, passando pelo Sol Nascente, Taguatinga Sul, Gama e Ceilândia, além de uma edição especial em frente à unidade do SESC 504 Sul (leia abaixo na parte “História”).

SERVIÇO

Carreta Palco SESC no Eixo + Festival ROCK NA CICLOVIA
Dia: 25 de agosto (domingo)
Local: Eixão Norte (altura da 204 Norte)
Horário: 8h às 17h
Programação: Atividades esportivas e de lazer, praça gastronômica, feira de artesanato, shows e DJs
Atrações musicais (a partir das 11h): DJs Dudão Melo e Mario SartÔ (Rádio SuperJazz) + shows com Marcius Cabral Trio, Base, Caos Lúdico e Elffus
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre

Mais informações:

www.facebook.com/rocknacicloviadf
TikTok @rocknaciclovia
(61) 98205-2029 (Táta Cavalcanti)

SOBRE AS ATRAÇÕES

BASE

Foi criada oficialmente em 2017, mas os integrantes são velhos conhecidos do público brasiliense. Paul Hodel e os irmãos Léo e Fábio Krieger gravaram dois álbuns em inglês (“Silent Seasons”, de 2007, e “Leave the Future Behind”, de 2008) com a banda Janice Doll, surgida em 2003 e que encerrou as atividades em 2012. No ano seguinte, Paul Hodel foi para a Inglaterra, onde reside até hoje. Três anos depois, ele conheceu o guitarrista Ian Bemolator, que também havia saído de Brasília. Em junho de 2017 a dupla voltou ao Brasil e se juntou aos irmãos Krieger para a gravação do EP “A Vida é um Jogo” e adotaram a nova alcunha: Base. No final de 2022 saiu o álbum “Um Novo Recomeço”, com as participações especiais de Pablo Fagundes (gaita), Tom Suassuna (violino) e Paulo Chaves (backing vocals).

Integrantes: Paul Hodel (voz e guitarra), Ian Bemolator (guitarra), Léo Krieger (baixo) e Fábio Krieger (bateria)

Mais informações:

CAOS LÚDICO

Formado em 2015, apresenta influências do rock, punk, ska e reggae. Com um EP de seis músicas (“Teoria do Lúdico”, 2017) e mais 11 singles, vários deles lançados também como videoclipes – o mais recente, “Contra a Chuva”, de 2024 -, a banda já esteve em grandes festivais como “Fest Rock Brasília” (2024), “Capital Motoweek” (2022), “Picnik” (2022), “Porão do Rock” (2020), “Cidade Rock” (Goiânia, 2020) e “Skarnaval no Hangar 110” (São Paulo, 2021). Representou Brasília na edição especial de 10 anos do canal “Music Box Brazil”, além de ser selecionada e promovida pela GRV Produções na WOMEX The World Music Expo 2022, em Portugal.

Integrantes: João Ramos (voz e guitarra), Gus Collen (baixo), Jonh Alves (bateria), Felipe Andrade (saxofone), Ramon Santana (trompete) e Luciano Batista (trombone)

Mais informações:

ELFFUS

Banda reconhecida por sua performance vigorosa, som poderoso, vocais rasgados e letras contundentes, que podem falar de amor, guerra, sexo, miséria, política, religião, solidão e drogas, passeia pelo heavy, punk, blues e thrash demonstrando sempre seu estilo e visão do bom e velho rock’n roll. Após lançar quatro álbuns em quase quatro décadas de existência, com destaques para músicas como “Inferno”, “Pura Inocência”, “Asas Partidas” e “Deixa o Rock Rollar”, chega em 2024 preparando um disco novo, que já começa a ser apresentado nos shows agendados para este ano.

Integrantes: Alberto (voz), Álcimo (bateria), Fernando de Castro (baixo) e Pedro Selva (guitarra)

Mais informações:

 

MARCIUS CABRAL TRIO

Paraense, radicado na cidade de São Sebastião, Marcius Cabral é um veterano bluesman que está na atividade desde 1988 e já participou de vários festivais. Em 2021 lançou um EP com seu nome celebrando os 50 anos de vida, em trabalho com produção musical de Gustavo Halfeld e Rafael Siqueira, que traz parcerias inéditas, como a do guitarrista mineiro Toninho Horta. Suas músicas falam de trabalho, política e questões sociais, usando sempre a linguagem do blues para contar suas histórias. Recentemente, Marcius Cabral produziu duas edições do “Festival de Blues de São Sebastião”, além de desenvolver o trabalho de divulgação do blues pelo Distrito Federal.

Integrantes: Marcius Cabral (voz e guitarra), Rafael Siqueira (guitarra), André Arraes (baixo) e Flávio Leão (bateria)

Mais informações:

RÁDIO SUPERJAZZ

É um projeto que mistura de forma descontraída o formato de um programa de rádio e a dinâmica da discotecagem em vinil, unindo essas duas linguagens e preservando o que cada uma tem de melhor. Comandada pelos experientes radialistas e DJs Dudão Melo e Mario SartÔ, a dupla contextualiza as músicas que estão sendo discotecadas, comentando de forma rápida fatos e curiosidades sobre os autores e os álbuns. Durante a Rádio Superjazz, Dudão e SartÔ assumem os personagens carinhosamente apelidados pelo público de “Os Tiozão do Jazz”.

Mais informações: www.instagram.com/coletivosuperjazz

ROCK NA CICLOVIA (HISTÓRIA)

Em 1982, o pessoal da Plebe Rude, em seu segundo ano de existência, teve uma ideia: montou às pressas, bem no estilo “do it yourself” (“faça você mesmo”), o ROCK NA CICLOVIA na ciclovia do Lago Norte.

Foi uma maneira que encontraram para abrir espaço para novos artistas autorais em shows ao ar livre. Numa despretensiosa tentativa de mostrar à juventude da cidade, até então com poucas opções de lazer e muito menos opções de representatividade dentro da Capital Federal, o evento entrou para o calendário de Brasília.

Foi no ROCK NA CICLOVIA que Renato Russo tocou como “Trovador Solitário”. E também onde foi tirada a primeira foto ao vivo da Legião Urbana. Artistas como Renato Russo e a banda Plebe Rude fizeram seus primeiros shows se apresentando à beira do Lago Paranoá. E juntos com o Capital Inicial, a Legião e a Plebe formaram a base que levou Brasília a ser conhecida como a “capital do rock”.

Em 2015, Philippe Seabra, líder da Plebe Rude, sentiu a necessidade de reativar o ROCK NA CICLOVIA quando percebeu a redução de espaço para bandas autorais e organizou o festival em áreas públicas do DF. Começou pelo Parque Vivencial do Lago Norte, depois foi para o Parque da Cidade, passou pela Concha Acústica do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (2017) e, por fim, o gramado da Funarte – onde aconteceram duas edições, em abril e junho de 2018, numa parceria com o portal “Olhar Brasília”.

Um tablado sem cobertura e equipamentos compartilhados pela turma fizeram o sucesso dos encontros. Os festivais sempre diurnos, finalizados no início da noite, aconteciam aos domingos com estrutura básica e alguns apoios para a divulgação e uso da área pública. A parceria com food trucks ajudou também em algumas despesas.

Em 30 de abril de 2023, após quase cinco anos, o ROCK NA CICLOVIA voltou à ativa como uma das atrações do evento “SESC +W3”, em edição especial “Viva BSB Viva”, realizada em frente à unidade do Sesc 504 Sul. No dia 5 de agosto foi a atração musical do evento “Fecomércio + Perto de Todos” na comunidade do Sol Nascente, dando início ao projeto de itinerância do festival pelas regiões administrativas do Distrito Federal. No dia 3 de setembro seguiu na unidade do Sesc Taguatinga Sul. No dia 15 de outubro esteve na Praça do Cine Itapuã nas comemorações dos 63 anos do Gama. E em 19 de novembro foi realizado no Sesc Ceilândia.

Neste domingo, 25 de agosto, nove meses depois, a primeira edição de 2024 será no Eixão do Lazer, na altura da quadra 204 Norte, como parte integrante do evento “Carreta Palco do SESC no Eixo”.