Festival Palhaças do Mundo


Brasília recebe mostra de palhaçaria que exalta a delicadeza e graça das mulheres na arte de fazer rir e se emocionar

A arte da palhaçaria sob a ótica feminina. Essa é a proposta básica do Festival Palhaças do Mundo (antigo Encontro de Palhaças de Brasília), que movimentará a capital federal de 12 a 15 de outubro. “Será um espaço dedicado à divulgação da arte da palhaçaria com o objetivo de estreitar o diálogo entre artistas, curadores e expectadores. Mas é sempre um lugar de reflexão sobre o lugar da mulher no mundo”, afirma a idealizadora do projeto Manuela Castelo Branco.

O encontro contará com uma diversificada programação e permitirá ao público conhecer um pouco mais sobre o universo da mulher e da palhaça, por meio da exibição de curtas, de atividades coletivas, lançamento de uma revista sobre o tema, debates e encenações inclusivas, com tradução em libras e áudio descrição.
Uma parte concentrada da programação acontecerá na FUNARTE. Os espetáculos realizados no Teatro Plínio Marcos terão a entrada a preços populares (R$ 10 meia). As demais atividades serão gratuitas.

A partir dos espetáculos e números do cabaré, palhaças brasileiras e estrangeiras garantirão momentos de muitas gargalhadas para toda a família. O público e as próprias artistas poderão conhecer mais sobre outras iniciativas de caráter semelhantes ao redor do mundo. “A cidade ganhou espaço no cenário cômico internacional a partir do festival e de suas ações tópicas. E com a vinda de curadores de outros projetos, as palhaças locais podem ganhar visibilidade do trabalho, gerando oportunidades que vão além da cidade, intercâmbios interestaduais ou internacionais”, destaca Manuela Castelo Branco.
A idealizadora chama atenção ainda para, além dos espetáculos locais, nacionais e internacionais e dos cabarés mistos, as tradicionais ações coletivas que, nesta edição, radicalizam seu sentido político e crítico, trazendo performances coletivas como a Queimada de Sutiãs de Palhaças, e o Bicicletalhaças – um passeio coletivo com as palhaças. O público em geral poderá participar dessas ações, juntamente com as artistas e num grau de proximidade intensificado.

Na programação há ainda os debates (Palhaças em Tese) e o inédito Encontro de Curadoras. “Teremos também o lançamento do seriado Palhaças do Mundo, que é um mapeamento audiovisual de palhaças, com canal on line e exibições públicas. Essa ação em especial é fruto de uma séria de entrevistas feitas pela idealizadora desde 2008. Fruto de curiosidade e pesquisa, esse seriado é um mergulho no universo dessas mulheres”, ressalta.

O V Encontro de Palhaças tem o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), e tem a chancela do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

Anterior Opções saborosas para a garotada
Próximo Brasília Doce no Shopping