Festival LUMINOSO Cine Bar


Filmes de curta duração, produzidos nos bares de Brasília, ganham as telas em mostra competitiva. O Festival acontece de 15 a 18 de setembro e tem sessão especial de abertura com a estreia de Chacal Palavra Filme, na cidade.

O Festival LUMINOSO Cine Bar inaugura um novo formato de mostra competitiva de Cinema na capital, com os objetivos de contribuir na valorização da identidade cultural de Brasília, fundamentada no respeito à diversidade, e de transformar espaços comuns e do cotidiano, estimulando a criação artística.

Para a abertura do Festival, dia 15 de setembro, a partir das 20h, uma sessão especial com a exibição do premiado filme do diretor Piu Gomes, Chacal Palavra Filme. Um documentário em curta metragem que passa em revista performances e poemas do aclamado artista e ativista cultural Chacal. No documentário, está a oportunidade de conhecer a vida e a obra do grande artista, um criador solitário e organizador de coletivos libertários, que faz da palavra munição, da fala sua arma e do corpo escudo em batalhas líricas contra a mesmice cultural.

Chacal Palavra Filme (trailer) já conquistou os prêmios de Melhor Curta-metragem Júri Popular e Melhor Montagem, no Festafilm Montpellier (2015); e de Melhor Filme, Melhor Documentário e Melhor Montagem, no FAM – Festival Audiovisual Mercosul (2016). Piu Gomes é formado em Cinema e Jornalismo pela Universidade de Brasília – UnB. Diretor e editor de vídeos publicitários, institucionais e musicais para produtoras independentes do Rio de Janeiro e Brasília e para emissoras de televisão, com 27 anos de experiência, Piu acumula no currículo a montagem de quatro longas e nove curtas.

O local do Festival será o charmoso Bar do Beco, cuja arquitetura e decoração são inspiradas nos antigos botequins paulistanos e nos tradicionais bares da Lapa do Rio de Janeiro. O Bar do Beco será todo ambientado para receber esta primeira edição do Festival, que vai ganhar dois grandes telões e decoração temática.

Dentre as premiações do Festival estão o Troféu Festival Luminoso, que disponibiliza ao vencedor uma equipe e equipamentos para a produção de curta-metragem de 15 minutos, produzido pela Trupe Filmes; o vencedor na categoria melhor fotografia, vai receber o prêmio Troféu Brasília Luminosa de R$ 3.000,00 (três mil Reais; e o escolhido pelo público (júri popular), será contemplado com passagens de ida e volta para o Rio de Janeiro e mais dez refeições no Bar do Beco, tudo com direito a acompanhante, este chamado de Troféu Cine Beco – Originalidade.

O cenário para esta primeira realização do Festival será o charmoso Bar do Beco, cuja arquitetura e decoração são inspiradas nos antigos botequins paulistanos e nos tradicionais bares da Lapa do Rio de Janeiro. O Bar do Beco será todo ambientado para receber esta primeira edição do Festival, que vai ganhar dois grandes telões e decoração temática.

Inscrições para o Festival

Os realizadores podem inscrever filmes de qualquer gênero – drama, comédia, minidocumentários etc., com falas ou não, que tenham sido produzidos em bares do Distrito Federal. Serão aceitos filmes finalizados em qualquer data, mesmo que já tenham participado de outros festivais. A inscrição só é validada por meio do preenchimento do formulário disponível na página oficial do festival no Facebook (@festluminosocinebar), onde também está publicado o edital.

O período para inscrições foi estendido até o dia 10 de setembro.

Ficha técnica:
Ana Evelin – Idealizadora e diretora, Quimera Cine Arte
Tereza Rolemberg – Produtora executiva, Bra.zil Arte e Cultura

Serviço

Festival Luminoso Cine Bar
Inscrições: Até o dia 10 de setembro de 2016
Realização: De 15 a 18 de setembro de 2016
Local: Bar do Beco (CLS 407 Sul, Bloco A, Lojas 34/36, Brasília/DF- (61) 3443.7735)
Informações, edital e inscrições: facebook.com/festluminosocinebar
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre para todas as idades.

Anterior Risotos em destaque no Fortunello
Próximo Aenean mauris purus cursus cursus nisl et