O Festival Ferrock Ecologia combina rock, sustentabilidade e cultura neste sábado (30), na UnB Ceilândia, com 10 bandas, debates ambientais e entrada gratuita

Neste sábado, 30 de novembro, o tradicional festival Ferrock, em parceria com o Movimento Salve Arie JK/Rio Melchior, realiza sua edição 2024 num especial que une o rock and roll aos debates em torno do meio ambiente e da sustentabilidade: é o Ferrock Ecologia, que vai acontecer das 8h às 18h no Campus da Universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia (Centro Metropolitano, conjunto A, lote 1, Ceilândia Sul).

Uma extensa programação, que inclui plantios de mudas de árvores nativas do cerrado, participações de diversos expositores (veja lista abaixo), Ônibus Expositor da Caesb, bate-papos sobre o tema com autoridades convidadas e com o público, apresentação musical da artista Cristyle junto com o DJ Kliff e shows, a partir das 13h, com 10 bandas de rock do Distrito Federal: Tritio, Zuada, Sala de Gritos, Cerrado Hostil, Arqvírus, Vasto Infinito, Diferencial Zero, Terrorcídio, Cálida Essência e Podrera. A entrada é franca.

Realização: Centro Cultural Ferrock

Apoio: Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb-DF), Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Administração Regional de Ceilândia, Administração Regional de Taguatinga e Universidade de Brasília (UnB).

Expositores:

. Arie JK
. Ônibus Expositor – Caesb
. Caminhos do Planalto Central
. Filhas da Terra
. Associação de Pessoas com Esclerose Múltipla (Apemigos)
. InovaCEI
. Ascap
. Instituto Cultural Menino de Ceilândia
. Vida e Água para as Aries
. Mulheres do Sol
. Otaloukos (cosplay com materiais recicláveis)
. Rede Cidadã de Taguatinga (Recita)

Bandas (pela ordem de shows):

13h – Tritio
13h30 – Zuada
14h – Sala de Gritos
14h30 – Cerrado Hostil
15h – Arqvírus (foto)
15h30 – Vasto Infinito
16h – Diferencial Zero
16h30 – Terrorcídio
17h – Cálida Essência
17h30 – Podrera

Mais informações:
www.instagram.com/ferrockfestival
www.facebook.com/FestivalFerrock

SERVIÇO

Festival Ferrock Ecologia
Local: Campus da Universidade de Brasília (UnB) em Ceilândia (Centro Metropolitano, conjunto A, lote 1, Ceilândia Sul)
Dia: 30 de novembro (sábado)
Horário: das 8h às 18h
Atrações:
. Plantios de mudas de árvores nativas do cerrado
. Participações de diversos expositores
. Bate-papos sobre o meio ambiente com autoridades convidadas e com o público
. Apresentação musical Cristyle + DJ Kliff
. Shows, a partir das 13h, com Tritio, Zuada, Sala de Gritos, Cerrado Hostil, Arqvírus, Vasto Infinito, Diferencial Zero, Terrorcídio, Cálida Essência e Podrera
Entrada: franca
Classificação indicativa: livre

ATRAÇÕES MUSICAIS

TRITIO

www.instagram.com/bandatritio

ZUADA

www.instagram.com/zuada.dmp
www.youtube.com/@zuadametalpunx

SALA DE GRITOS

www.instagram.com/saladegritos
www.youtube.com/@SaladeGritos

CERRADO HOSTIL

www.instagram.com/cerrado.hostil
www.youtube.com/@cerrado.hostil

ARQVÍRUS

www.instagram.com/arqvirus_banda
www.youtube.com/@arqvirus.

Videoclipe “Testes da Vida”https://www.youtube.com/watch?v=IpXc_BnkQAs

VASTO INFINITO

www.instagram.com/vasto_infinito1
www.youtube.com/@vastoinfinitopostpunk

DIFERENCIAL ZERO

www.instagram.com/diferencialzero
www.youtube.com/@diferencialzero2571

TERRORCÍDIO

www.instagram.com/terrorcidio
www.youtube.com/@terrorcidiobrasil4316

Videoclipe “Periferia Sangrenta”https://www.youtube.com/watch?v=46WsJon62kw

CÁLIDA ESSÊNCIA

www.instagram.com/calidaessencia
www.youtube.com/@calidaessencia

Vídeo ao vivohttps://www.youtube.com/watch?v=TvHkpbdXjjU

PODRERA

www.instagram.com/podreracrossover www.youtube.com/channel/UChFKB4kYUzDsazpdjspWyrA

Vídeo: “Fuck USA” – https://www.youtube.com/watch?v=dqidMXbHyxQ

SOBRE O FERROCK

O Centro Cultural Ferrock é uma entidade autônoma, de inspiração sócio/ambiental/ecológica/desportiva/cultural, criado em 1986 e tem sua história intimamente ligada à cidade de Ceilândia e seu processo de organização sócio cultural. É integrado à Central de Movimentos Populares e faz parte do calendário oficial de eventos do Governo do Distrito Federal por meio da Lei nº. 2.754, de 26 de julho de 2001.

Prezando sua característica sócio cultural e pluralista, é formado por uma assembleia e diretoria executiva composta por moradores da própria cidade e por ativistas do movimento cultural. Possui, assim, um trabalho conjunto com as demais entidades e grupos organizados do Distrito Federal. Nascido da ideia de jovens amantes do rock and roll, oriundos dos movimentos estudantis, associações de moradores e de igrejas – que tinham em comum a preocupação com a falta de atividades que envolvessem os jovens da Ceilândia -, eles resolveram criar um projeto que pudesse proporcionar lazer, provocar a consciência social e de combate à violência e despertar uma visão mais crítica de nossa realidade.

Em junho de 1986, por meio de plebiscito, foi escolhido o nome Ferrock – Festival, Revolução e Rock. Em 12 de outubro (Dia das Crianças) do mesmo ano foi realizada a primeira ação sócio cultural com o tema “Criança, ontem, hoje e amanhã”. E foi criado o festival homônimo de música que, com o Ferrock Ecologia neste sábado (30/11), vai somar 39 edições, com mais de 100 mil espectadores em quase quatro décadas.

Mais que um festival, o Ferrock desenvolve ao longo do ano diversas atividades, tais como oficinas de variados temas (música, arte e educação ambiental, dança, teatro, brinquedos populares e brincadeiras tradicionais), palestras e apresentações de teatro de mamulengo em escolas públicas da Ceilândia, além de rodas de capoeira, dança e apresentações musicais na Praça Ferrock (QNP 13, Área Especial – Setor P Norte).

Mais informações: