Em sua vigésima segunda edição, o FTB – Festival do Teatro Brasileiro selecionará espetáculos de Teatro, Circo e Dança do DF para programação no Rio de Janeiro – RJ

O Festival do Teatro Brasileiro, apresentado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura e Governo de Brasília, promove mais uma vez o intercâmbio cultural entre as unidades da federação. O FTB levará para o Rio de Janeiro, em data a ser definida, um recorte das Artes Cênicas produzidas no Distrito Federal.

As inscrições, prorrogadas, estão abertas de 09 de janeiro a 20 de fevereiro de 2023. Serão selecionados espetáculos de Teatro, Circo e Dança, nas categorias Adulto e Infantil, que contemplem as várias vertentes das artes cênicas produzidas no Distrito Federal.
A seleção será realizada por uma curadoria constituída por profissionais das Artes Cênicas e selecionará, no mínimo, 10 (dez) espetáculos que contemplem diferentes segmentos da produção das artes cênicas do DF.

Segundo Sergio Bacelar, Fundador e Diretor Geral do FTB, “A oportunidade de levar produção de artes cênicas do DF para o Rio de Janeiro abre uma série de perspectivas e possibilidades para os grupos, atores e diretores do DF, afinal, o Rio de Janeiro é um dos principais mercados de arte do país.”

Cada proponente, devidamente registrado no DF, poderá inscrever um ou mais espetáculos, nas categorias: Espetáculos Repertório, ou Espetáculos em Processo de Criação. As propostas deverão ser enviadas exclusivamente pelo formulário de inscrição no link:

●     XXII edição do Festival do Teatro Brasileiro, Cena Distrito Federal – etapa Rio de Janeiro – Inscrições de Espetáculos Em Repertório

○      Espetáculos Em Repertório
●     XXII edição do Festival do Teatro Brasileiro, Cena Distrito Federal – etapa Rio de Janeiro – Inscrições de Espetáculos em Processo de Criação

○     Espetáculos em Processo de Criação
O regulamento completo e as demais informações sobre O Festival de Teatro Brasileiro podem ser acessado no Site do FTB: http://site.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/

A edição que levará a Cena Distrito Federal para o Rio de Janeiro propõe dar visibilidade às obras, criadores, artistas e técnicos das Artes Cênicas do DF; promover elos profissionais e a aproximação com público, artistas, instituições e programadores de festivais do Rio de Janeiro e ampliar as possibilidades de trocas de conhecimento, tecnológicas e mercadológicas. O FTB firma, desta maneira, sua reconhecida contribuição para o fortalecimento da rede de Artes Cênicas do DF e do Brasil.

Intercâmbio cultural entre os estados

A XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro Cena DF na Bahia, aconteceu de 11 a 29 de maio de 2022.

Foram apresentados 8 Espetáculos do Distrito Federal; residências artísticas; oficinas de dramaturgia; ações de qualificação de plateia; encontros informais entre artistas do DF e BA…

Teve intercâmbio entre as universidades; ações educativas para alunos da rede pública; ações inclusivas com áudio descrição e tradução em Libras…

Teve… rodadas de negócios com a participação de representantes de festivais de artes cênicas de Salvador e outros municípios da Bahia…. E muito mais!!!

Criado em 1999, o Festival do Teatro Brasileiro tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer o produto cultural de outro estado. O público do DF já teve a oportunidade de acompanhar as Cenas Baiana, Pernambucana, Mineira e Gaúcha. E os artistas do DF foram ao encontro de público no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. “A possibilidade de mostrar um painel representativo da produção cênica de um estado para o público de outro estado é uma das singularidades do FTB”, explica Sergio Bacelar da Alecrim Produções Artísticas, de Brasília, idealizador e coordenador do Projeto.

O FTB se preocupa também em formar plateias e melhorar o acesso do público ao teatro, sem distinção de classe social. Como detalha Sérgio: “Um dos principais compromissos do FTB é o de democratizar o acesso a bens culturais, a partir de apresentações em teatros, praças e feiras. E isso é realizado tanto de forma gratuita quanto com apresentações exclusivas para alunos da rede pública”.

O Festival do Teatro Brasileiro ganhou o prêmio da SECEC de Plataforma de Difusão das Artes do DF em 2017 e em 2019 o prêmio nacional Brasil Criativo de Artes Cênicas na categoria “Festivais que transformam”.

O projeto conta com a parceria do FAC/DF. Mais informações no site e nas redes sociais:
INSTA https://www.instagram.com/ftbrasileiro/   
FACE  https://www.facebook.com/FestivalDoTeatroBrasileiro/   
SITE   http://site.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/  

Dúvidas podem ser enviadas para:
E-mail: [email protected] OU
WhatsApp: (61) 9 9605-3569 РCris Ramesh (Equipe de Prodṳ̣o do Festival do Teatro Brasileiro)

Festival do Teatro Brasileiro – Cena Distrito Federal, etapa Rio de Janeiro
Diretor-geral: Sergio Bacelar
Coordenador de Comunicação: Max Lage (61) 98161-0200 [email protected]