O Festival Divas do Samba e o Instituto Rosa dos Ventos promovem, em 7 de dezembro, uma celebração afro-brasileira com roda de conversa e oficina gratuitas
No próximo sábado, 7 de dezembro, o Festival Divas do Samba e o Instituto Rosa dos Ventos se unem para oferecer ao público candango atividades gratuitas que celebram as culturas tradicionais e o protagonismo feminino no samba. A programação, que acontece a partir das 10h, na Praça dos Orixás, começa com uma Roda de Conversa, que vai contar com a participação de algumas das cantoras do Divas e segue com uma Oficina de Samba de Roda conduzida pelo Coletivo das Yás do DF e Entorno e pelo grupo Sambadeiras de Bimba.
As atividades são abertas ao público, mas é necessário se inscrever previamente pelo formulário disponível no perfil do Instituto Rosa dos Ventos, no Instagram: @rosadosventosinstituto.
A diretora-geral do Divas do Samba, Ellen Oliveira, destaca que a parceria foi pensada para unir forças e amplificar os propósitos dos dois projetos:
“O Divas já previa uma Roda de Conversa como parte do Festival, e o Ciclo de Oficinas Afro-Candangas, idealizado pela Rosa, traz temáticas que dialogam diretamente com o nosso projeto. Unir essas ações foi uma oportunidade de integrar conteúdos e ampliar o impacto das nossas iniciativas.”
A presidenta do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira, complementa reforçando a importância simbólica do encontro:
“Festejar o samba, um dos maiores ícones de nossa afro-brasilidade, na Praça dos Orixás — o principal território afro-candango público do DF — é profundamente significativo. Realizar essa celebração na semana em que comemoramos o ritmo, em um espaço reconhecido nacionalmente como patrimônio cultural, trazendo pautas que são importantes para as mulheres e para a nossa cultura popular é uma forma de honrar e fortalecer nossos legados ancestrais.”
Roda de Conversa
Abrindo a programação, cantoras que são referência do gênero musical, como Clécia Queiroz (BA), Karynna Spinelli (PE), Fernanda Jacob (DF) e Mirian Marques (DF) foto, se encontram na Roda de Conversa “O Feminino no Samba e as Culturas Tradicionais”. A troca de saberes será mediada por Stéffanie e por Sheila Campos, artivista e criadora da Escola Feminista de Brasília.
Com o objetivo de fortalecer os laços entre o passado e o presente, o espaço será dedicado a reflexões sobre o papel das mulheres no samba e suas conexões com as culturas tradicionais.
Para a pernambucana Karynna Spinelli, que tem uma relação especial com a capital do país, participar de atividades que possibilitam a troca de olhares e sotaques entre mulheres é fortalecedor e contribui para seu próprio crescimento.
“Eu vou para Brasília há mais de 10 anos. Brasília se tornou meu segundo lar, não só artisticamente, mas espiritualmente. É o lugar onde me sinto acolhida e realmente em casa. Stéffanie Oliveira me deu a mão na primeira vez que estive em Brasília, é minha irmã. Eu amo Pernambuco, mas se pudesse dividir meu coração seria com Brasília, pelo cheiro de arte e de cultura que a cidade tem. Toda vez que eu piso nessa cidade, eu volto para Pernambuco melhor, mais feliz, equilibrada e potente.”
A cantora, que se apresenta na noite de sábado (7/12), no Festival Divas do Samba, relembra sua trajetória no projeto.
“São 10 anos de Divas do Samba, é uma vitória muito grande para o samba gestado, parido e movimentado por mulheres. Eu me sinto extremamente honrada por fazer parte do Divas. Eu cantei no Divas em 2019, após uma pequena pausa na minha carreira, e o palco do Divas foi o ninho que me trouxe de volta”, conta Karynna.
Oficina de Samba de Roda
Logo após a Roda, o grupo candango Sambadeiras de Bimba conduzem, junto ao Coletivo das Yás do DF, a Oficina de Samba de Roda. A atividade apresenta e ensina sobre o ritmo originário do Recôncavo baiano que é matriz fundamental para o nascimento de diversas vertentes do samba.
Festival Divas do Samba
O encontro está marcado para os dias 6 e 7 de dezembro, no Clube do Choro de Brasília, no Eixo Monumental, e vem para comemorar o Dia Nacional do Samba, celebrado em 2 de dezembro, e os 10 anos do Divas do Samba, que teve sua primeira edição em 2014.
Na sexta-feira, 6 de dezembro, o palco do Divas recebe Clécia Queiroz, Karla Sangaleti e Mirian Marques. Já no sábado, 7 de dezembro, é a vez de Karynna Spinelli, Fernanda Jacob e Gija Barbieri ocuparem o tablado.
A entrada é gratuita mediante 1 kg de alimento não perecível. Os ingressos, disponíveis na Bilheteria Digital, já estão esgotados, mas segundo a organização do festival, haverá Fila Amiga. Após às 20h, a entrada será liberada, até a lotação máxima do espaço, mesmo para quem não conseguiu retirar o ingresso.
Serviços:
Roda de Conversa e Oficina de Samba de Roda
Data: 7 de dezembro, a partir das 10h
Local: Praça dos Orixás
Inscrições: https://forms.gle/
Evento gratuito
4º Festival Divas do Samba
Datas: 6 e 7 de dezembro
Horário: a partir das 19h
Local: Clube do Choro de Brasília, SDC Bloco G, Eixo Monumental
Entrada: gratuita
Ingressos: https://www.bilheteriadigital.
Rede: @festivaldivasdosamba