Feira Livre do Guarapari de Ceilândia recebe festival de Pé de Serra no Sabadão do Forró. Feiras de Ceilândia e a Casa do Cantador serão palco para representantes da cultura regional nordestina
A Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal (Asforró-DF) anuncia o aguardado “Sabadão do Forró”, um festival de Pé de Serra que celebra a rica cultura nordestina na cidade de Ceilândia. Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) o projeto vai até o último sábado do ano. Com mais de 50 trios de forró Pé de Serra raiz se apresentando, o evento é uma celebração cultural que exalta o ritmo que se consagrou como patrimônio cultural imaterial brasileiro. Neste sábado (07), a Feira Livre do Guarapari recebe os trios: Mangabeira, K Entre Nós, Farol da Barca, Sacode Brasil e os Mosqueteiros do Forró.
Com as fortes raízes na vida da população de Ceilândia e do Distrito Federal como um todo, a cultura nordestina movimenta, assim como sua música, dança, culinária e tradições autênticas, o forró é uma parte intrínseca da identidade dessas comunidades. Nesse sentido, o “Sabadão do Forró” é uma oportunidade única para homenagear, fortalecer essa conexão cultural e formar novos públicos, com uma plateia de diferentes gerações e idades.
Marques Célio, presidente da Asforró-DF, compartilhou suas expectativas para o evento: “De volta às feiras do DF, o ‘Sabadão do Forró’ é um verdadeiro presente para nossa comunidade. É manter viva e pulsante a nossa identidade, a identidade alegre da cultura nordestina, em um momento de alegria e de preservação de nossas raízes culturais.”
Outros encontros emocionantes acontecerão também na Casa do Cantador, um dos locais mais icônicos da região, ao longo do festival. A Casa do Cantador será palco de inúmeras apresentações que irão ocupar o Palácio da Poesia com muito forró até dezembro. Uma programação variada e emocionante aguarda os amantes do forró, com trios renomados e talentosos subindo ao palco.
De acordo com o presidente da entidade representativa, a ideia é enaltecer um ritmo que faz parte da identidade brasileira e da capital. “O forró é um patrimônio cultural brasileiro e merece ser celebrado sempre. Esse evento é uma forma de mostrar a riqueza desse ritmo e proporcionar momentos de alegria e descontração para todos os presentes”, disse ele.
Para mais informações e atualizações sobre o evento, acesse o perfil da Asforró – DF nas redes sociais, em @asforrodf.
Serviço:
Sabadão do Forró
Sábado: 07 de outubro
Local: Praça da Feira Livre do Guarapari
Farol da Barca, Sacode Brasil e os Mosqueteiros do Forró.
09:00h – Trio Mangabeira
10:00h – Trio K Entre Nós
11:00h – Trio Farol da Barca
12:00h – Trio Sacode Brasil
13:00h – Trio Os Mosqueteiros do Forró