Festival de Cinema do Paranoá recebe inscrições até dia 10/10, interessados poderão se para oficinas formativas

Em sua 3ª edição, o Festival de Cinema do Paranoá 2019 chega para mostrar sua identidade e a identidade da Região Administrativa do Distrito Federal. Nesta edição, a maior, fortalece o protagonismo feminino e inclui pessoas com deficiência auditiva e pessoas em situação de rua. O evento, idealizado por Januário Jr. em 2016, mostra que é, sim, possível incluir o cinema como ferramenta de integração comunitária.

Três anos após sua estreia, o FestCineParanoá chega com mais novidades e ocupação. O Paranoá será palco, de 21 a 27 de outubro de 2019, de mais uma edição e ocupará escolas, as ruas e o Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá e Itapoã – CEDEP (Qd 9 Conjunto D Área Especial 1). E mais! Para este ano, nove oficinas gratuitas e com certificado irão contemplar a comunidade e os interessados de todo o Distrito Federal. As inscrições para as oficinas poderão ser feitas até o dia 10 de outubro pelo site: https://festcineparanoa.com.br/. No total, o festival recebeu 375 filmes inscritos de todas as regiões do Brasil.

Dentre as oficinas, a Audiovisual Liga Esse Celular: Pesquisa e Produção Audiovisual a partir do Celular será ministrada por Gilberto Barral de 22 a 25 de outubro, das 17h às 18h30, no Bar e Mercado Esquina Preciosa (Paranoá). Outro destaque, o jornalista e escritor José Rezende Jr. dará a oficina de Escrita Criativa – Como Nascem as Histórias de 21 a 23 do mês, das 14h às 18h, na Faculdade Cecap (Avenida Paranoá Quadra 10 Conjunto 4 Lote 10/11 – Paranoá). Haverá ainda a oficina de Visual Joquei – Técnicas para Vídeo Mapping com Felipe Leite e Anibal Alexandre, nos dias 21 e 22 de outubro, das 18h às 21h, no CEDEP ((Qd 9 Conjunto D Área Especial 1 – Paranoá).

Ainda, a masterclass Linguagem Cinematográfica: Uma Trajetória Feminina será lecionada por Letícia Ximenes e Keilla Salvador, dias 23 e 24 do mês, das 14h às 18h, na Faculdade Cecap (Avenida Paranoá Quadra 10 Conjunto 4 Lote 10/11 – Paranoá).

Haverá também aula de Maquiagem FX para Cinema com a atriz e maquiadora profissional Ju Welasco, dias 23 e 24 de outubro, das 8h às 12h, também na Faculdade Cecap. Ainda, a oficina Elinga: Olhares Afrodiaspóricos e Direção Cinematográfica ministrada pelo diretor Lau Santos nos dias 24, 25 e 26 do mês, das 13h às 17h, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (L4 Norte). Na oficina, os filmes afrodiaspóricos, afro-brasileiros, são estudados como “textos” e pretextos a partir dos quais se elaboram reflexões teórico e práticas sobre questões culturais, estéticas e ideológicas que nos ajudam a entender de que maneira podemos produzir outros pontos de vista sobre os processos coloniais que atravessam as produções cinematográficas afro-brasileiras.

“Queremos oferece à comunidade oficinas formativas que possam ser pontos de partidas para profissionalização, em diversas áreas, tanto no cinema como na vida. O ciclo de Oficinas do Festival é um rico momento de encontro, troca e novas experiências”, destaca Januário Jr.

A 3ª edição do festival é uma realização da Oitava Arte Produções com recursos do FAC – Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com vários apoios e parcerias de instituições e empresas da cidade e do DF. O festival está gerando 30 empregos diretos e alimenta a cadeia produtiva da cidade e região.

Sobre o Festival de Cinema do Paranoá

Criado em 2016, na época como mostra, o hoje Festival de Cinema do Paranoá é uma janela de fortalecimento da diversidade, um ambiente onde há partilha de saberes, culturas e valores que promovem a integração de diferentes manifestações e linguagens artísticas. Tudo isto a partir do cinema de curtas-metragens do Paranoá, distritais e nacionais. Explorando novas dimensões e criando sinergias capazes de projetar vozes e reafirmar o protagonismo das legítimas narrativas dos movimentos de periferia, o festival abre espaço também para o aprendizado, intercâmbios e reflexões críticas, visando a construção de uma sociedade plural capaz de transformar vidas e mentalidades.

Programação completa na Página do Facebook e Instagram do Festival https://www.facebook.com/FestCineParanoa/ @FestCineParanoa
e no site oficial: http://festcineparanoa.com.br

Serviço

3ª edição do Festival de Cinema do Paranoá

De 21 a 27 de outubro
Local: Escolas, ruas e no Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá CEDEP (Qd 9 Conjunto D)
Entrada gratuita
Informações e inscrições para oficinas: http://festcineparanoa.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/FestCineParanoa/ – @FestCineParanoa
Instagram: @FestCineParanoa

Anterior Centro de Ensino Especial nº 1 recebe espetáculo de inclusão
Próximo Dia das Criança terá diversão garantida para os pequenos