Festival de Cinema do Paranoá tem  62 produções que vão passar nas telonas montadas na região administrativa

Foi dada a largada! Brasília respira cinema em outubro. Em especial, a região administrativa do Paranoá que, na véspera de completar 62 anos no dia 25 de outubro de 2019, virou um polo desta arte. Oficinas, mostras competitivas e paralelas, premiações em diversas categorias, ocupação, protagonismo feminino, inclusão de pessoas em situação de rua e acessibilidade são bandeiras que o idealizador Januário Jr. pretende levantar na 3ª edição do Festival de Cinema do Paranoá.

De 21 a 27 de outubro, escolas, ruas e o Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá e Itapõa – CEDEP (Qd 9 Conjunto D área Especial 1 – Paranoá) – o grande palco do evento – serão contemplados com a 7ª arte. No total, 62 curtas-metragens poderão ser assistidos na região. A abertura da mostra competitiva acontece no dia 24 do mês, às 20h30, no CEDEP. Confira programação completa: www. festcineparanoa.com.br.

Mas, o festival que nesta edição leva a temática Protagonismo e Diálogos Horizontais já começou. Nesta sexta-feira, 18 de outubro, os moradores de rua foram beneficiados na mostra de pré-lançamento Cine Rua que ocorreu no Centro POP Brasília (SGAS 903 Conjunto C Lote 68). Quem passar por lá poderá conferir os curtas-metragens Santinhos, de Melquior Brito e Rosana Borges Silva, Arte a Metro, de Thiago Magalhães, Martinha do Coco – Caminhos do Paranoá, de Cícero Fraga e Alan Schvarsberg, A Incrível Máquina Inútil, de Bárbara Sant’anna, e Mauro, de João Gabriel Caffarelli. Entrada gratuita.

“O Cine Rua foi criado na segunda edição do Festival de Cinema do Paranoá e surgiu da convicção de que a arte é potencialmente transformadora se usada como instrumento de informação, pensamento e crítica. A cultura é direito de todas e todos”, defende Januário Jr.

Sobre o Festival de Cinema do Paranoá

Criado em 2016, na época como mostra, o hoje Festival de Cinema do Paranoá é uma janela de fortalecimento da diversidade, um ambiente onde há partilha de saberes, culturas e valores que promovem a integração de diferentes manifestações e linguagens artísticas. Tudo isto a partir do cinema de curtas-metragens do Paranoá, distritais e nacionais. Explorando novas dimensões e criando sinergias capazes de projetar vozes e reafirmar o protagonismo das legítimas narrativas dos movimentos de periferia, o festival abre espaço também para o aprendizado, intercâmbios e reflexões críticas, visando a construção de uma sociedade plural capaz de transformar vidas e mentalidades.

Programação completa na Página do Facebook e Instagram do Festival https://www.facebook.com/FestCineParanoa/ @FestCineParanoa
e no site oficial: http://festcineparanoa.com.br

Serviço

3ª edição do Festival de Cinema do Paranoá

De 21 a 27 de outubro
Local: Escolas, ruas e no Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá CEDEP (Qd 9 Conjunto D)
Pré-lançamento no Cine Rua: Dia 18 de outubro, às 10h, no Centro POP Brasília (SGAS 903 Conjunto C Lote 68)

Entrada gratuita
Informações: http://festcineparanoa.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/FestCineParanoa/ – @FestCineParanoa
Instagram: @FestCineParanoa

Anterior Aláfia lança seu quarto disco, “Liturgia Sambasoul”
Próximo Pedro e a Lua é a atração do Domingo É Dia de Teatro