Festival de Cinema de Gramado de 6 de setembro a 20 de outubro de 2023, “Noites Alienígenas”, “Carro Rei”, “King Kong em Asunción”, “Pacarrete” e “Ferrugem”, filmes vencedores do festival de 2018 a 2022, serão exibidos nos CCBBs São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília
Pela primeira vez, o mais tradicional festival de cinema do país ganhará uma mostra itinerante, realizada em parceria com o Banco do Brasil. A Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado será realizada de 6 de setembro a 20 de outubro, nos Centros Culturais Banco do Brasil do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, que exibirão os cinco vencedores dos Kikitos de Melhor Filme das edições do festival de 2018 a 2022: “Noites Alienígenas”, “Carro Rei”, “King Kong em Asunción”, “Pacarrete” e “Ferrugem”. A programação é toda gratuita, com retirada dos ingressos na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura (ingressos disponíveis no dia de cada sessão a partir das 9h).
A Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado começa por São Paulo, de 6 a 10 de setembro; em seguida vai para o Rio de Janeiro e para Belo Horizonte, onde acontece simultaneamente, de 13 a 17 de setembro; e segue para Brasília, de 17 a 20 de outubro de 2023 (veja a programação completa abaixo).
O drama acreano “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, foi o grande vencedor do 50º Festival de Cinema de Gramado. O diretor adaptou seu livro homônimo para o cinema no filme que retrata as relações humanas na periferia da Amazônia urbana e as fronteiras entre cidade e floresta. A produção conquistou quatro prêmios na edição de 2022 do festival: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante.
Também está na lista o longa-metragem de Renata Pinheiro “Carro Rei”, filmado em Caruaru (PE), que fez sua estreia mundial no Festival de Roterdã e foi exibido em mais de 30 festivais nacionais e internacionais. O filme venceu a 49º edição do Festival de Gramado em 2021, levando quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Estrelado por Matheus Nachtergaele, o longa apresenta uma realidade distópica com referências de ficção científica e debate sobre o momento recente do Brasil.
Outro filme pernambucano integra a mostra, “King Kong en Asunción”, de Camilo Cavalcante, vencedor do maior prêmio em 2020. A produção passou por três países e conta a história de um matador de aluguel que comete seu último assassinato e, depois de meses isolado, decide ir atrás da filha que nunca conheceu. O longa conquistou quatro Kikitos na 48ª edição do festival: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Musical e Melhor Filme pelo Júri Popular.
Protagonizado por Marcélia Cartaxo, a produção cearense “Pacarrete”, de Allan Deberton, foi a grande vencedora da 47ª edição do Festival de Gramado em 2019. O longa levou para casa oito Kikitos: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Filme do Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho de Som. O filme acompanha a história de uma bailarina de Russas, artista incompreendida que acredita ter encontrado a chance de voltar aos palcos na festa de aniversário de sua cidade natal.
O quinto filme da mostra é a produção curitibana “Ferrugem”, de Aly Muritiba, vencedora dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Desenho de Som no 46º Festival de Cinema de Gramado em 2018. O longa conta a história de uma adolescente que tem imagens íntimas vazadas na internet.
A Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado é um patrocínio do Banco do Brasil.
PROGRAMAÇÃO – MOSTRA 51º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO:
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo/SP – Próximo ao metrô São Bento
Contato: (11) 4297-0600 e [email protected]
06/set 18h Pacarrete
07/set 18h Noites Alienígenas
08/set 18h Ferrugem
09/set 16h Carro Rei
10/set 16h King Kong em Asunción
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
Contato: (31) 3431-9400 e [email protected]
13/set 19h King Kong em Asunción
14/set 19h Carro Rei
15/set 18h Ferrugem
16/set 18h Noites Alienígenas
17/set 18h Pacarrete
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Contato: (21) 3808-2020 e [email protected]
13/set 18h Ferrugem
14/set 18h Noites Alienígenas
15/set 17h Carro Rei
16/set 17h Pacarrete
17/set 17h King Kong em Asunción
Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
Contato: (61) 3108 7600 e [email protected]
17/out 19h Carro Rei
18/out 19h King Kong em Asunción
19/out 19h Pacarrete
20/out 18h Noite Alienígenas
20/out 20h Ferrugem
Confira a classificação indicativa dos filmes e a programação completa em bb.com.br/cultura
Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares.
Os visitantes contam ainda com restaurantes e cafeterias e loja, e serviços com descontos exclusivos para clientes BB. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, após uma grande reforma de adaptação do Edifício Tancredo Neves, com o objetivo de reunir em um só lugar todas as formas de demonstração de arte e criatividade possíveis, para levá-las ao público da capital. O edifício Presidente Tancredo Neves faz parte de um conjunto de obras arquitetônicas assinadas por Oscar Niemeyer.
Com o seu imenso projeto paisagístico, idealizado por Alda Rabello Cunha, o prédio conta com amplos espaços de convivência, bistrô, galerias, sala de cinema, teatro, jardins e uma praça central para eventos abertos, onde são realizados shows, espetáculos e performances. Desde 2022, prédio sede do CCBB Brasília possui a certificação ISO 14001, uma das mais importantes credenciais de boas práticas ambientais para as organizações, que demonstra o compromisso permanentemente renovado com a ética e sustentabilidade ambiental.
Sobre o CCBB SP
O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, iniciou suas atividades há mais de 20 anos e foi criado com o objetivo de formar novas plateias, democratizar o acesso e contribuir para a promoção, divulgação e incentivo da cultura. A instalação e manutenção de nosso espaço em um prédio, em pleno centro da capital paulista, reflete também a preocupação com a revitalização da área, que abriga um inestimável patrimônio histórico e arquitetônico, fundamental para a preservação da memória da cidade.
Temos como premissa ampliar a conexão dos brasileiros com a cultura, em suas diferentes formas. Essa conexão se estabelece mais genuinamente quando há desejo de conhecer, compreender, pertencer, interagir e compartilhar. Temos consciência de que o apoio à cultura contribui para consolidar sua relevância para a sociedade e seu poder de transformação das pessoas. Acreditamos que a arte dialoga com a sustentabilidade, uma vez que toca o indivíduo e impacta o coletivo, olha para o passado e faz pensar o futuro. Com uma programação regular e acessível a todos os públicos, que contempla as mais diversas manifestações artísticas e um prédio, que por si só, já é uma viagem na história e arquitetura, o CCBB SP é uma referência cultural para os paulistanos e turistas da maior cidade do Brasil.
Sobre o CCBB Belo Horizonte
Iniciamos nossas atividades em 2013, ocupando o prédio cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais ao Banco do Brasil, para abrigar a quarta unidade do CCBB no país. Já nascemos integrados ao Circuito Liberdade, complexo cultural formado por espaços com vocação para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio, referências para moradores da capital mineira.
No dia 27 de agosto de 2023, celebramos nosso aniversário de dez anos. Ao longo desta década, nos consolidamos como um dos principais equipamentos culturais da cidade, ganhando o coração dos belo-horizontinos por meio de uma programação cultural contínua, plural e acessível. Atualmente, somos roteiro cultural imprescindível tanto para moradores quanto para turistas, ultrapassando a notável marca de 7 milhões de visitantes.