Festival de Cinema de Curta


Inscrições abertas para o 5º Curta Brasília – Festival de Cinema de Curta-metragem. Evento será realizado no Cine Brasília em dezembro de 2016

O Festival Curta Brasília chega a sua 5ª edição em 2016 e traz, além da mostra competitiva nacional, uma mostra competitiva de videoclipes, mostras paralelas internacionais, mostra infantil, oficinas, debates, intervenções artísticas, exibições em cineclubes, CineSolar itinerante (estrutura movida à energia solar), entre outras atividades.

A cada ano, o Festival fica maior, com cada vez mais filmes estrangeiros e participação de convidados internacionais em debates, intervenções e workshops.

As inscrições serão feitas apenas pela internet até o dia 31 de julho. Os filmes e videoclipes podem ter sido produzidos/finalizados em qualquer formato digital e gênero, realizados em 2015 ou 2016, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam brasileiros ou residentes no país.

Os selecionados concorrem ao Prêmio de Melhor Curta do Júri Oficial e Prêmio de Melhor Videoclipe do Júri Oficial, aliados aos Prêmios do Júri Popular para Melhor Curta e Melhor Videoclipe, entre outros oferecidos por parceiros, como o Prêmio Cine França Brasil, oferecido pela Embaixada da França, que contempla a ida de um representante para evento cinematográfico no país, como intercâmbio cultural e profissional.

Desde o ano passado, o festival conta com a Mostra ‘SurdoCine, o som e o sentido’ e, nessa edição, contará com Prêmio SurdoCine com júri composto por artistas surdos para avaliar produções brasileiras que abordam a cultura surda, contando também com debate em Libras e outras ações.

Os Prêmios Oficiais do Festival são

PRÊMIO CURTA BRASÍLIA para MELHOR FILME em duas categorias
Júri Popular
Júri Oficial

PRÊMIO DECIBÉIS para MELHOR VIDEOCLIPE em duas categorias
Júri Popular
Júri Oficial

O Festival Curta Brasília pretende trazer a pluralidade e a diversidade presentes nos curtas-metragens mostrando, dessa forma, o grande panorama do que está sendo pensado, produzido e registrado por meio do olhar dos cineastas da capital do Brasil e de todo o país.

Ao longo das quatro edições realizadas, o Festival contou com mais de 360 filmes exibidos para mais de 25.000 expectadores.

Em 2015, a programação do Festival Curta Brasília realizou quase 100 horas de atividades. Exibições no Cine Brasília, em Cineclubes do DF e também no Varjão e Riacho Fundo, com o Cinesolar (um cinema sobre rodas abastecido pela energia do Sol). Além de debates, bate-papos, oficinas – de videoclipe e videomapping – e apresentações de música que tornaram o festival um terreno fértil para o encontro e a troca de ideias entre fãs de cinema, produtores e realizadores de curtas.

Os debates reuniram profissionais da área em torno de temas com a estética e o mercado do curta-metragem. Com a forte presença de realizadores nacionais e estrangeiros no festival, as comparações entre o mercado brasileiro e internacional balizaram e enriqueceram as discussões.

A realização do Festival Curta Brasília é da Sétima Produções Culturais, com idealização e coordenação de Ana Arruda Neiva e Alexandre Costa. A empresa também fez a produção local de mais de 20 mostras de cinema e diversos projetos culturais – como o DVD Curta Brasília (distribuição nacional e internacional de curtas brasilienses em circuitos de cineclubes, escolas e centros culturais), DVD Melhores Práticas Circuitos Mais Educação (DVD distribuído para 10.000 escolas do Programa Mais Educação/MEC); coordenação local do Cinefoot Tour Brasília – Festival de Cinema de Futebol; produção local das Mostras Easy Riders, Downtown NY, Ingmar Bergman, El Deseo: O Cinema de Almodóvar (CCBB), dentre outros > www.setimacinema.com.br
FESTIVAL CURTA BRASÍLIA
Festival de Curta-Metragem de Brasília
Inscrições: de 01 a 31 de julho de 2016
Data do evento: 15 a 18 de dezembro de 2016
Cine Brasília – EQS 106/107 – Asa Sul – Brasília – DF
Entrada franca
www.curtabrasilia.com.br

Anterior Sobremesa especial para o inverno
Próximo Festival Gastronômico do Fortunello