O Festival da Cachaça em Brasília traz degustação, workshops e atrações culturais, celebrando a bebida tradicional do Brasil com mais de 600 rótulos e música
De 28 de maio a 1º de junho, a capital do país receberá a segunda edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento reunirá expositores dos principais rótulos do produto, além de oferecer workshops, gastronomia e muita música. A dupla sertaneja Edson & Hudson é um dos destaques da programação cultural. A entrada é gratuita.
A segunda edição do Festival da Cachaça de Brasília será realizada no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson. O evento reunirá mais de 600 rótulos, de 88 expositores. Ao todo, serão mais de 2 mil metros quadrados de área destinados à cultura da bebida mais tradicional do país. Em 2024, foram 48 expositores, em pouco mais de mil metros de mostra.
Além de conhecer um pouco mais sobre a história e a produção da bebida, o público também poderá degustar as cachaças e participar de workshops com especialistas do setor. “O grande objetivo do festival é apresentar ao brasiliense o mercado da cachaça, sua importância para a economia nacional e desmistificação do estigma, muitas vezes pejorativo, relacionado à bebida”, destaca Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI) e organizadora do evento.
Considerada a bebida mais tradicional do país, a cachaça tem ganhado diversidade no mercado e apresentado produtos com qualidade reconhecida internacionalmente. Em Brasília, a produção cresceu 35% desde a primeira edição do festival, em 2024. Um novo alambique foi registrado, e outros dois estão em processo de regularização.
No Brasil, conforme dados do Anuário da Cachaça 2024, a bebida bateu recorde de exportações no ano passado, ultrapassando os US$ 20 milhões (mais de R$ 123 milhões), um aumento de 0,7% em relação a 2023.
Programação
Mais do que degustar as bebidas, o Festival da Cachaça de Brasília é uma oportunidade para especialistas e entusiastas do segmento aprofundarem seus conhecimentos sobre o mercado. Entre os dias 29 de maio e 1º de junho, o público poderá participar de oficinas, debates e rodadas de negócios.
O Festival da Cachaça de Brasília é organizado pelo Instituto Brasileiro de Integração (IBI), em parceria com a Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia.
Entre as entidades confirmadas, estão o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), a Associação Nacional da Cachaça de Alambique (ANPAQ), o Instituto Brasiliense da Cachaça de Alambique (Cachaças de Brasília), a Associação do Cerrado Mineiro (CaCem), a Associação dos Produtores de Cachaça de Areia – PB (APCA), a Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (APAR), a Associação dos Produtores Artesanais Cachaça Salinas (APACS) e a Associação Goiana de Produtores de Cachaça de Alambique (AGOPCAL).
Programação artística
28/05: Alysson Takaki
29/05: Edson e Hudson
30/05: Karika
31/05: Rock Beats
01/06: 3noBrega e Karika
Serviço
Festival da Cachaça de Brasília
Data: 28 de maio a 1º de junho
Horário: 12h30 às 23h
Local: Estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson
Entrada: Gratuita
Classificação: 18 anos