O Conic vai sentir a vibração de todas as cores do arco-íris de 24 de junho a 2 de julho. As casas Birosca e Chicão promovem o Festival Conic Orgulho para exaltar todas as formas de expressão do underground LGBTQIA+.

As pistas de dança se unem em ritmo de esquenta para a Parada do Orgulho, que acontece no dia 3 de julho e o Dia do Orgulho LGBTQIA+ em 28 de junho. O melhor de tudo é que os eventos são gratuitos para quem tirar cortesia no Shotgun e chegar até meia-noite, com exceção da Festa Lust, que tem ingressos pagos.

“Desde 2019 tenho colaborado com a Parada do Orgulho de Brasília por acreditar na luta pelo direito à cidade a LGBTQIA+ e poder neste ano celebrar o 28 de junho em um festival no Conic, um dos berços da nossa comunidade em Brasília. Será muito especial e pretendemos dar destaque a várias linguagens e estilos, dando protagonismo a pessoas de toda a sigla. Celebraremos a arte Drag, a cultura Club Kid, o Ballroom, as Divas Pop, o Samba, o Funk e a Música Eletrônica. Tudo muito colorido, muito arco-íris e com muito orgulho!”. Celebra Igor Albuquerque, um dos sócios das empreitadas.

São dois fins de semana de festa nas pistas de dança do Chicão, Birosca e Sub Conic. Alguns eventos serão interligados, outros separados, mas o espírito de harmonia é um só.

“É um momento muito especial onde a cena LGBTQIA+ está em pauta na sociedade. O mês de junho nos lembra das lutas e resgata na memória o quão difícil tem sido essa caminhada, com muitos movimentos reprimidos em um país em que a taxa de mortalidade é umas das mais altas no mundo nesta comunidade”. Conta Bárbara Bressan, uma das sócias das casas.

“O Conic sempre acolheu a diversidade e a cultura underground da cidade. Estamos em um momento de resgatar esse lugar onde todos podem ser quem são, onde se acolhe essa diversidade e todas as tribos, não só a cultura LGBTQIA+. Um movimento de afirmação e de reconhecimento da união dessas cores para fortalecer a luta. Nossas festas contam com parceiros de todas as frentes, onde se tem buscado uma representatividade equilibrada nessa comunidade de muitos e com diversas letras. Um grupo que cresce e ganha cada vez mais visibilidade, se une, vence barreiras e adquire cada vez mais aceitação, apesar de viver em um país muito violento. As pessoas vão para o Conic e se sentem bem, seguras, felizes e em casa. Isso faz com que a gente se fortaleça ao afirmar claramente e não ter medo de ser o que somos.” Ressalta Bárbara.

“A arte LGBTQIA+ é rica e repleta de pessoas muito criativas e inovadoras que querem fazer diferente e que pensam na vanguarda de todas as expressões artísticas. O Conic é um espaço onde a cultura pode exercer toda sua criatividade. Um acalanto para todos que um dia não foram aceitos, dos que foram reprimidos, recriminados e que sofreram preconceito. Uma reafirmação de nosso território na sociedade.” Convida.

Confira a programação completa:

24 de junho (sexta):

Birosca:

A Birosca do Conic recebe a estreante Festa Klub Queer, o mais novo selo de música eletrônica que mistura Arte Drag, Club Kids, Ball Room e Rave Music no mesmo evento . Uma explosão de alegria com os DJs: Igor Alb, La Rubia, Ursula Zion, Jhon, Giograng e Madame Gazela. As presenças das Drag Queens Carrie Myers, Linda Brondi e Ginger MacGaffaney.

The Club Ball terá premiações de oitocentos reais. A primeira Ball será realizada em parceria com a Cob.TV e contará com três categorias com prêmios em dinheiro. “Trazer a Ballroom para cá é de suma importância, tendo em vista que este movimento foi o primeiro da história a conferir protagonismo a pessoas trans.” Conta Igor Albuquerque.

Nessa primeira edição A Ball terá como tema “Cultura Club Kid”, disputada em duas categorias e com premiação de R$ 400 em cada categoria + consumação na festa de R$100 + performance contratada na próxima Klub Queer.

Chicão:

O Chicão do Conic convida a Festa Afete-se. Uma das queridinhas da cidade tá de volta com line pra lá de Pop com as DJs Lulu Praxedes, Nana Yung, Ella Nasser e Athena.

25 de junho (sábado):

Birosca e Chicão unidos:

Conic Orgulho – Tudo Junto & Misturado – Birosca e Chicão unidos. Na Pista Poc na Birosca tocam R2 Pot, Caju Clash, Fábio Ferreira, e Guilherme Dantas. Já na Pista Pé Grande no Chicão rola o som das DJs Pesadonas 44, Cxxju, Negritah e Luísa Rodrigues.

1 de julho (sexta):

Birosca:

A Festa Lust Disco Pride será a única festa paga de todo o festival e ocupará a Birosca e o Chicão. Na Festa Lust será exaltada a Disco e a House Music, cujas influências LGBTs não podem ser esquecidas. A convidada da noite é a Drag Queen e DJ Etcetera (SP) e mais Joapa (BH), Camila Jun e André LML.

Quem comprou ingresso tem direito a ir em qualquer das festas de graça e sem hora pra entrar.

Chicão:

A Farofa com o Grupo SaiaBamba vai marcar o dia de sambar, cantar e amar com as DJs Hanna Amim e Carol Costa.

2 de julho (sábado):

Birosca:

B de Birosca convida Iasmin Turbininha. A funkeira é lésbica e tem despontado como uma das grandes promessas do Funk Nacional. Primeira mulher DJ do Funk, tem mais de 250 mil seguidores no YouTube e faz parte de uma geração que colocou o Rio de novo em evidência no cenário do gênero: o 150 BPM, vertente do ritmo tocada em 150 batidas por minuto. É uma febre carioca que se espalha pelo Brasil. Turbininha é uma das principais difusoras da modalidade, que trouxe novos fãs para o Funk e se apresenta pela primeira vez em Brasília.

O line-up ainda traz Rapha Pacheco, Mike e Cxxju.

Chicão:

Chicão convida Fresh Prince da Bahia (Batekoo) + DJs Kaká, Umiranda e Odara Kadieji.

Um dos pontos altos do Festival Conic Orgulho é a presença do DJ Fresh Prince da Bahia, CEO do selo Batekoo, uma das principais vozes da cena queer negra e periférica do país. Maurício Sacramento, o “Fresh Prince da Bahia”, fundador da Batekoo. Atua como DJ e já tocou em eventos fora do Brasil. Como diretor artístico da Batekoo promove shows independentes por todo o Brasil e atua como um selo musical de artistas negros independentes, a Batekoo Records. Recentemente dirigiu o primeiro clipe musical em parceria entre o cantor Silva e Marina Senna.

Serviços:

Festival Conic Orgulho
Data: De 24 de junho a 2 de julho de 2022
Locais: Birosca, Chicão e Sub do Conic (Setor de Diversões Sul)

24 de junho (sexta):

Festa Klub Queer
Local: Birosca
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/klub-queer-ingressos-gratuitos

Festa Afete-se
Local: Chicão
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/24-06-afete-se-no-chicao

25 de junho (sábado):

Conic Orgulho – Tudo Junto & Misturado
Locais: Birosca e Chicão
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/25-06-conic-orgulho-2-pistas-birosca-chicao

1 de julho (sexta):

Festa Lust Disco Pride
Local: Birosca
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/01-07-lust-pride

Farofa com o Grupo Saia Bamba
Local: Chicão
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/01-07-saiabamba

2 de julho (sábado):

B de Birosca convida Iasmin Turbininha
Local: Birosca
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/02-07-iasmin-turbininha-no-b-de-birosca

Chicão convida Fresh Prince da Bahia (Batekoo)
Local: Chicão
Ingressos: https://shotgun.live/pt-br/events/02-07-conic-orgulho-fresh-prince-da-bahia-no-chicao

Classificação indicativa: 18 anos.

Informações adicionais:

Passaporte Vacinal: Ter tomado as duas doses da vacina agora é lei no DF e no reino da Birosca. Baixe o aplicativo ConecteSUS, faça seu login e senha e apresente isso na entrada para poder entrar, ou leve seu cartão de vacina e apresente na bilheteria. Atenção: Prints e fotos de documentos não serão válidos.

Lista T: Pessoas trans, travestis e não-bináries não pagam entrada com nome na lista. Para entrar na lista T basta preencher o formulário até a meia-noite do dia do evento no link: bit.ly/ListaTConicOrgulho

A lista está sujeita a lotação e com ela você ainda deve pegar a fila normal.