O Festival Choro Jazz é um evento imperdível para quem ama música brasileira. A entrada para o Ensaio Aberto e a programação infantil é gratuita
Conhecido como o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano, Spok (foto) iniciou sua trajetória musical aos 13 anos e, desde então, tem sido uma figura central na cena musical de Recife. Sua habilidade técnica, arranjos complexos e didática conseguem manter viva a ancestralidade de sua cultura. Em duas ocasiões, na sexta-feira (5) e no sábado (6), ele se apresentará no Complexo Cultural do Choro em tributo ao Mestre Capiba, cujo legado no frevo brasileiro continua a inspirar gerações de músicos e amantes da música.
Festival Choro Jazz
Nos anos 90, em meio à efervescência musical de Recife, Spok buscou novos horizontes e compreendeu que a liberdade deveria ser uma marca em sua música. Há vinte anos, ele atua como instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra. Com três discos lançados — Passo de Anjo, Ninho de Vespa e Frevo Sanfonado — e um DVD ao vivo, a SpokFrevo Orquestra tornou-se uma referência na música instrumental brasileira. Em seus shows, já recebeu convidados como Gal Costa, Ney Matogrosso, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Zé Ramalho e Edu Lobo.
Além de sua contribuição musical, Spok também tem deixado sua marca no cinema e na filantropia. Ele coproduziu três projetos cinematográficos, incluindo “Sete Corações” e “O Orquestrão – A Maior Orquestra de Frevo do Mundo”, e está finalizando “Do Frevo Ao Jazz”. Em 2016, fundou o Instituto Passo de Anjo, projeto sem fins lucrativos que trabalha com música, dança, artes cênicas e canto, visando transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Delírio Circense traz oficinas interativas para a criançada no Piquenique Chorão
Iniciando a manhã, às 10h, acontecerá o Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro, no Espaço Cultural do Choro.
Já às 11h, o Piquenique Chorão vai divertir toda a família com a “Circolândia”, um circuito de oficinas do grupo Delírio Circense que inclui práticas de equilíbrio, acrobacias aéreas, malabarismo, desafios mágicos e muito mais. As brincadeiras acontecem na área externa do Espaço Cultural do Choro.
Em seguida, ao meio dia, começa o tradicional Samba com Feijoada, com muita música e dança em torno do prato preferido da culinária nacional.
Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio- master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”
Sobre a Shell Brasil:
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Confira a programação Festival Choro Jazz:
Dia 05/07:
20h30 – Tributo ao Mestre – Spok homenageia Capiba
Dia 06/07:
10h – Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro (área externa do Complexo Cultural do Choro)
11h00 – Piquenique Chorão – Delírio Circense com a “Circolândia” (área externa do Complexo Cultural do Choro)
12h00 – Feijoada com Samba
20h30 – Tributo ao Mestre – Spok homenageia Capiba
Serviço:
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dia: 5 de julho (sexta-feira) e 6 de julho (sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso livre e gratuito para Ensaio Aberto e programação infantil
Tributo ao Mestre Capiba: R$ 50,00 a meia-entrada e R$ 100,00 a inteira no site da Bilheteria Digital