No dia 11 de dezembro, quarta, às 22h, o SescTV exibe os shows de Elo da Corrente & Matéria Prima, Pau de Dar em Doido e Baco Exu do Blues gravados durante o Festival Batuque 2018, realizado no Sesc Santo André, na Grande São Paulo. Unidos pelo hip-hop e mesclas de beats criativos, os músicos também comentam sobre o cenário atual do rap no Brasil e seus desdobramentos.  (Assista também em sesctv.org.br/aovivo.)

Integrante do trio paulistano Elo da Corrente, MC Caio lembra que conheceu o mineiro MC Matéria Prima nos anos 2000. Essa amizade resultou numa parceria no álbum mais recente do grupo, o Rosas de Jericó (2018). O MC Matéria Prima, que já fez parte de projetos como Quinto Andar e Subsolo, comenta ainda que o processo de composição deles se baseia em cruzar os repertórios até chegar no resultado. Já o MC Pitzan (Elo da Corrente) diz que antigamente a cena do rap era segregada entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas que agora está expandindo.

Para o MC Nato PK, em vinte anos de Pau de Dar em Doido, é importante mencionar que eles vivenciaram uma época com poucos recursos de produção e marketing, antes de terem contato com a internet e a tecnologia. ‘’Para a gente, é bacana estar inserido nessa fase crescente que o rap veio tendo dos anos 1990 até então”. Concordando com o amigo, o MC Enézimo complementa sobre o ponto em comum entre o passado e o presente: “Você não pode parar de fazer e criar, tem que ser constante. Sem música e criatividade você não consegue abastecer essa tecnologia. Essa é a união das gerações.’’

Baco Exu do Blues articula que o rap não precisa necessariamente transmitir uma mensagem, mas se passar, que não seja a errada, uma vez que se trata de um gênero musical político. Para definir seu jeito de compor e como foi criado seu primeiro álbum, Bluesman (2018), Baco explica sobre como gosta de atrair as pessoas pela sonoridade e por palavras-chave. ”Em resumo, o álbum é sobre ser uma pessoa e apenas uma pessoa. É um disco sobre negritude e minorias, mas também que diz que somos pessoas. Fala sobre a batalha em diversos momentos, porém é uma luta que defende o espaço de não ser só isso. De ser humano, de ser uma pessoa que sente’’, expõe o cantor sobre o conceito de seu trabalho.

Elo da Corrente & Matéria Prima
Músicos: MCs Pitzan, Caio e Matéria Prima, e DJ PG
Repertório: Sementes de Luz (Pitzan/Caio/PG); Ouvidinho de Mercado (Pitzan/Caio/PG/Sala 70); O Sol Vem Dizer (Pitzan/Caio/PG/Boun); Paraísos Artificiais (Matéria Prima); Santosha (Pitzan/Caio/PG/Matéria Prima/Coyote Beats).

Pau de Dar em Doido
Músicos: MCs Enézimo e Caprieh; Nato_PK no toca-discos e sampler; Mastersan no baixo; Renato Parmi no rhodes e no teclado; Pé Beat na bateria; na percussão, Nenê PNO e Charles Guichabeira.
Repertório: Tamo Junto (MC Enézimo/DJ Nato_PK) e Minha Parte (DJ Nato_PK/Stefanie)

Convidados: DJ Julião no toca-discos e sampler; e MCs Stefanie, Arnaldo Tifu, André Sagat, Tiago Red, Antsxcial, Raphão Alaafin, Preto R e Eriq.I.

Baco Exu do Blues
Músicos: Baco Exu do Blues, DJ BBZÃO e MCs de Apoio Shan e Xarope.
Repertório: Abre Caminho, Me Desculpa Jay Z, Te Amo Disgraça, Flamingos e Preto e Prata. Todas as músicas são de autoria do Baco Exu do Blues.

Sobre o SescTV

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas.

As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Festival Batuque 2018
Elo da Corrente & Matéria Prima + Pau de Dar em Doido + Baco Exu do Blues
Estreia: 11/12, quarta, às 22h.
Reapresentações: 12/12, quinta, às 2h e às 12h; 15/12, domingo, às 3h, às 18h e às 24h.
Classificação Indicativa: 12 anos
Produtora: Fuego Digital.

Para sintonizar o SescTV

Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Curta! tem sete produções originais no Festival do Rio
Próximo Que você quer ser rico, isso a gente sabe. Mas, por quê?