Alvenaria Espaço Cultural anuncia programação do próximo Festaria, evento online que reúne música, poesia e teatro

O Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo anuncia a programação do próximo Festaria, evento online que acontece ao longo do dia 29 de maio. Já tradicional na casa, o Festaria promove um encontro virtual com música, poesia e teatro.

Nesta edição, a programação do evento conta com o projeto Poesias que Inundam, com Mari Williams e Gustavo Guardabassi, a peça Arqueólogos, de Vinicius Calderoni com direção de Alexandra DaMatta, e show da banda Avessos, com Bel Garcia, Diego Rodda, Fernando Azevedo e Fezu Duarte.

Idealizado por Bia Toledo e Tati Bueno e inaugurado em abril de 2018, o Alvenaria é um espaço gerido por mulheres e aberto para todes. Além de espaço cultural colaborativo independente e multiplataforma, a casa oferece uma programação variada de cursos online e presenciais, shows independentes, peças de teatro e exposições de arte. Também é sede da “Nossa Companhia de Teatro” e tem espaços para ensaios de teatro, música, dança, cursos, produções de foto e cinema, loja colaborativa e um café/bar.

Confira a programação completa da edição de maio do Festaria:

Festaria – 29 de maio

16h – POESIAS QUE INUNDAM convida notícias do exílio
Transmissão: Instagram @alvenaria.art
Com Mari Williams e Gustavo Guardabassi

O projeto “Notícias do Exílio” foi criado como um movimento de resistência para o momento de isolamento pessoal e cultural por conta da pandemia. Com a leitura de poemas com pautas temáticas e poemas enviados por admiradores do projeto, os artistas fomentam a arte de declamar poesia, servindo como lanterna ao obscurantismo à cultura encontrada nos dias atuais.

A fim de que a poesia seja um unguento eficaz no maior sintoma trazido pela pandemia, que são as chagas na alma e na esperança do amanhã, vivemos de prosa e verso a lutar pelo direito de sonhar com dias melhores.

“A maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar.”
Fernando Pessoa

17h – ARQUEÓLOGOS
Transmissão: www.youtube.com/c/alvenariaespacocultural
Texto: Vinícius Calderoni
Direção: Alexandra DaMatta
Elenco: Felipe Herculano e Lucas Martinez
Trilha sonora original: Alex Huszar
Mixagem de trilha: Nicolas Rabinovitch
Arte gráfica: Felipe Herculano
Realização: Inconstante Companhia

Dois locutores esportivos narram situações corriqueiras da vida humana. Um casal que discute, um filho aprendendo com o pai e uma senhora atravessando a rua são alguns dos momentos narrados no “delírio cênico” de Vinicius Calderoni. Arqueólogos de um futuro distópico analisam cientificamente uma arca com objetos de nossa civilização. A Inconstante Companhia convida o público para uma experiência teatral que estimula o imaginário e revela a poesia do cotidiano.

18h – AVESSOS
Transmissão: www.youtube.com/c/alvenariaespacocultural
Com Bel Garcia, Diego Rodda, Fernando Azevedo e Fezu Duarte

A banda Avessos nasceu do encontro de quatro amigos profissionais da arte, cada um com sua habilidade e trajetória de vida. Através de paródias de grandes clássicos da MPB, a banda abusa da criatividade, bom humor e irreverência para falar de assuntos diversos. Com o intuito de provocar, apresenta-se de forma performática, buscando divertir a plateia levando à cena temas da atualidade.

Sobre o Alvenaria Espaço Cultural

Idealizado por Bia Toledo e Tati Bueno, o espaço é gerido por mulheres e aberto para todes. O Alvenaria é um espaço cultural colaborativo independente e multiplataforma que existe desde 2018 e oferece uma programação variada de cursos online e presenciais, shows independentes, peças de teatro e exposições de arte. Também é sede da “Nossa Companhia de Teatro” e tem espaços para ensaios de teatro, música, dança, cursos, produções de foto e cinema, loja colaborativa e um café/bar.

A curadoria visa abrir espaço para artistas de diversas áreas mostrarem seu trabalho, repensando os modelos de sustentabilidade da cultura. Entre as suas atividades se destacam alguns projetos: Curtaria, mostra permanente de curtas-metragens, privilegiando a cena independente; Sexta Autoral, shows de músicos independentes; Dramaturgia na mesa, projeto de leituras dramáticas de autores da cena contemporânea. Com pouco mais de 2 anos, já realizou cerca de 200 eventos entre shows, cursos, peças de teatro, aniversário e casamentos. Circulam pela casa cerca de 400 pessoas por semana.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE + CONTEÚDOS SOBRE 👇
  #MÚSICA   #TEATRO&DANÇA   #GASTRONOMIANODF   #RECEITAS  
#ARTESVISUAIS   #FILMES   #SÉRIES   #TVABERTA&ASSINADA
 #LITERATURA   #TURISMO   #EVENTOS

SIGA E CURTA AS NOSSAS REDES SOCIAIS
  FACEBOOK/DIVERSAOAQUITEM   INSTAGRAM/DIVERSAOAQUITEM
TWITTER/DIVERSAOAQUITEM

Anterior KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global, show online no dia 4
Próximo Nhoque, dia 29 é dia de atrair fortuna comendo o seu dia