Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que não há restrições para Festa junina. Contudo, é importante ter equilíbrio no momento do consumo para não exagerar no momento da celebração

As festas juninas trazem um sabor especial aos meses de junho e julho. Isso porque a data festiva é carregada de comidas saborosas que aquecem o corpo e também o coração. Sabe-se que, mais uma vez, a ocasião não poderá ser celebrada nas ruas das cidades por conta da pandemia desencadeada pela Covid-19. Entretanto, para não deixar a festividade passar em branco, é possível adaptar as receitinhas para comemorar dentro de casa.

A ideia de se arriscar na cozinha para tentar imitar os clássicos juninos traz uma vantagem extra: a possibilidade de incrementar em alimentos saudáveis. Além da família se divertir com as criações, é possível buscar versões menos calóricas para aproveitar o período sem deixar de lado a saúde. Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica quais alimentos devem ser consumidos com moderação.

“Em geral, os alimentos contendo amendoim, como paçoca e pé de moleque; as frituras, como o pastel; e os lanches, como o cachorro quente costumam ser as preparações mais ricas em calorias. Claro que tudo depende de como as receitas são preparadas! Por isso, é possível adaptar esses pratos típicos caso as pessoas optem por uma festa junina caseira mais equilibrada”, informa.

Mesmo sendo interessante trabalhar com novas versões dos pratos, a nutricionista alerta que, muitas vezes, as adaptações podem descaracterizar os alimentos. Portanto, para ela, o segredo de uma comemoração sem preocupações é não abusar das quantidades e priorizar as comidas que cada indivíduo mais gosta. A tática auxilia em um consumo consciente.

“Foque nas preparações que mais gosta para não fazer muitas opções. Isso implica em um consumo fora do que corresponde ao equilíbrio. Se houver alguma receita típica da sua família, use-a sem modificar os ingredientes para não perder o gostinho caseiro que muitos pratos têm”, diz a nutricionista do Oba Hortifruti.

Outra dica apresentada pela Renata para deixar a ocasião ainda mais saborosa, saudável e leve é apostar nas frutas como sobremesas. Elas podem entrar no cardápio junino sendo acompanhadas de ingredientes como calda de açúcar na maçã do amor ou, até mesmo, calda de chocolate no caso do morango e da uva.

“A gente pode comer de tudo, porém em quantidades equilibradas. Uma coisa é comer uma paçoquinha. Outra é devorar uma caixa inteira de uma vez. A quantidade importa muito nessas horas. Por isso, não digo para evitar os alimentos, mas sim para torná-los capazes de estarem dentro de um consumo equilibrado e consciente”, aponta Renata.

Para incentivar as festas juninas caseiras, a nutricionista indica cinco receitas saborosas para serem feitas no conforto do lar. Confira:

Festa junina

CANJICA

250 gramas de canjica branca
50 gramas de coco ralado
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de biomassa de banana verde
200 ml de leite de coco
400 ml de água
750 ml de leite semi-desnatado
4 ramos de canela
Canela em pó a gosto
1 pitada de sal

Modo de preparo:

1) Deixe a canjica de molho por algumas horas.
2) Coloque-a em uma panela de pressão com o leite, a água, a biomassa de banana verde e o açúcar mascavo.
3) Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos.
4) Quando o conteúdo da panela estiver frio, acrescente o coco ralado, o leite de coco, a canela e a pitada de sal.
5) Mexa tudo e leve novamente ao fogo, desta vez sem pressão.
6) Assim que a mistura ficar bem cremosa, tire do fogo, coloque em uma travessa e polvilhe canela em pó

Festa junina

CURAU SIMPLES

4 espigas de milho
500 ml de leite integral
1 xícara de chá de açúcar
Canela em pó à gosto

Modo de preparo:

1) Rale as espigas e bata o milho no liquidificador com o leite.
2) Passe o conteúdo pela peneira até que fique bem coado.
3) Leve ao fogo acrescentando o açúcar e sempre mexendo bem até que se forme um creme consistente.
4) Coloque em taças e polvilhe canela.

Festa junina

PAMONHA DE ASSADEIRA

4 espigas de milho grandes
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de açucar
3 colheres de sopa bem cheia de queijo ralado

Modo de preparo:

1) Ralar o milho e bater no liquidificador com os demais ingredientes até desmanchar os grãos.
2) Untar uma forma de anel média com manteiga e polvilhar com açúcar.
3) Colocar a massa, cobrir com papel alumínio e levar ao forno brando por 30 minutos ou até que a massa fique cozida (teste do palito).

Festa junina

CREME DE COCO VERDE

2 xícaras de água de coco
Polpa de 1 coco verde
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa e cravo da índia

Modo de preparo:

1) Misture tudo em uma panela e cozinhe em fogo baixo até ficar um creme consistente.

Festa junina

QUENTÃO DE MORANGO

200 ml de cachaça
200 ml de água
1 xícara de morangos picados
3 colheres de sopa de açúcar
½ colher de sopa de gengibre picado
1 pau de canela

Modo de preparo:

1) Cozinhe o morango com o açúcar, o gengibre e a canela em fogo baixo até formar uma geleia.
2) Acrescente a cachaça e deixe ferver por cerca de 3 a 5 minutos. Sirva em seguida. Se achar necessário, coe.

Sobre o Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 55 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.

Acesse: www.obahortifruti.com.br

Siga o ObaHortifruti

Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/

💬
ACESSE E DIVULGUE NOSSA PÁGINA DE FINANCIAMENTO COLETIVO DA REVISTA E SITE AQUI TEM DIVERSÃO 👇
BOTÃO DE APOIO 👇

 

Anterior Festival de Inverno do Pontão 👨‍🍳 chega à sua 10ª edição
Próximo Okalonam apresenta estreia 🎶 seu disco intitulado “A Visão”