No Fest Drag, de 27 a 30 de junho no CCBB Brasília, atrações incluem humor, performances, shows de Aretuza Lovi e Romero Ferro com entrada gratuita

O CCBB Brasília será palco, nos dias 27 a 30 de junho, para a terceira edição do Fest Drag 2024, consolidado como um dos principais festivais de cultura LGBTQIA+ o Brasil. Com entrada gratuita, a programação do evento conta com shows musicais de Aretuza Lovi, Romero Ferro e Getúlio Abelha, performances drag, DJS, oficinas de arte transformista, cinema, debates, shows de humor e a Mostra Competitiva Vera Verão.

A cada ano, o festival aumenta o leque de vertentes da cultura transformista. “Buscamos mostrar a nossa pluralidade cultural feita por artistas LGBTQIA+ do Brasil com apostas em várias vertentes como humor, música, performance e audiovisual”, define Ruth Venceremos, uma das coordenadoras do projeto e do Distrito Drag. A programação é criada para proporcionar mais visibilidade a artistas que trabalham diferentes linguagens no Mês do Orgulho LGBYTQIA+, ação que é potencializada com o apoio do CCBB.

Nesta edição, o festival conta com um elenco musical ainda mais robusto: Romero Ferro, Leyllah Diva, Medro e a DJ Naomi Leakes são as atrações do sábado (29). Já no domingo (30), o palco Leona Luna recebe Kira Spirandelli, Aretuza Lovi, Getúlio Abelha e a DJ Cassandra Monster. Na sexta (28), sobem ao palco do teatro do CCBB, com muito bom humor, as drag queens Silvetty Montilla, DaCota Monteiro e Victor Baliane.

O Cine Queer Madame Satã apresenta os curtas-metragens “Cão Maior”, de Filipe Alves, e “Para Carlos”, de Carlos Cipriano, seguidos de debates. Na quinta (27), a partir das 15h, na sala de cinema do CCBB Brasília. Na sexta (28), a partir das 15h, a sessão é com os curtas “Onde Está Mymye Mastroiagnne?”, de Biarritzzz e “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério”, de Clari Ribeiro, também com debates após a exibição.

Saberes drag

No Pavilhão de Vidro, a troca de experiências também integra a programação com a oficina de perucaria. Na quinta (27), a partir das 14h, sob o comando da drag queen Malona, e na sexta (28), a partir das 14h, tem oficina de arte drag com as artistas Nágila Goldstar, Linda Brondi e Victor Baliane.

Performances em destaque

Mostra Vera Verão, um dos pontos altos do Fest Drag, conta com performances no palco com Leona Luna, no sábado (29), das 15 às 17h. O mesmo palco, montado no gramado do CCBB Brasília, recebe no domingo (30) a Performance em Cena, com participações BsB Trans Masc, DesiRée Beck, Don Valentim, Casa de Laffond, Supremmas, Gabrielly Ganash, Frimes e Afrobapho.

Veja aqui as mini bios dos artistas do Fest Drag 2024

Acessibilidade

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.

A van fica estacionada próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria física do CCBB, ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede a entrada na van. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Confira os horários:

Biblioteca Nacional – CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h, 20h
CCBB – Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h, 21h
Programação completa do Fest Drag

Programação completa do Fest Drag

27 de junho (quinta)

14 às 18h – Pavilhão de Vidro
Oficina demonstrativa de perucaria, com Malona
Classificação indicativa: 16 anos
40 vagas
Retirada de ingressos no dia 26 de junho, a partir das 12h na bilheteria do CCBB

15h às 17h – Cine CCBB
Cine Queer Madame Satã
exibição dos curtas “Cão Maior” e “Para Carlos” + debate
Classificação indicativa: 16 anos

28 de junho (sexta)

14h às 18h – Pavilhão de vidro – Oficina de arte drag com André Gagliardo, Nágila Goldstar e Victor Baliane. Classificação indicativa: 16 anos
Retirada de ingressos no dia 27 de junho, a partir das 12h na bilheteria do CCBB

15h às 17h – Cine CCBB – Cine Queer Madame Satã – “Onde Está Mymye Mastroiagnne?” e “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério” + debate. Classificação indicativa: 16 anos

20h às 21h30 – Teatro do CCBB
Comédia Drag com Silvetty Montilla, Dacota Monteiro e abertura com Victor Baliane. Classificação indicativa: 16 anos

29 de junho (sábado)

Palco Leona Luna (jardim do CCBB)
14h – DJ Naomi Leakes
15 às 17h – Mostra Competitiva Vera Verão
17h – DJ Ayobambi
18 às 21h – Shows com Medro, Leyllah Diva e Romero Ferro
Classificação livre

30 de junho (domingo)

Palco Leona Luna (jardim do CCBB)
14h – Afrodite Starlight
15 às 16h30 – Performance em cena com BsB Trans Masc , DesiRée Beck Don Valentim, Casa de Laffond, Supremmas, Gabrielly Ganash, Frimes e Afrobapho
17h – DJ Cassandra Monster
18h às 21h0 – Shows com Kira Spirandelli, Aretuza Lovi e Getúlio Abelha
Classificação livre

Sinopses – Cine Queer Madame Satã

“Cão Maior” (2019) – Direção: Filipe Alves – 20 min – Classificação indicativa: 16 anos
Ao voltar de uma partida de futebol, o adolescente Ícaro conhece João. Juntos, eles veem aparecer uma nova estrela no céu, que torna as noites quentes e vermelhas. A partir daí, os dois começam a passar as noites juntos pelas ruas.

“Para Carlos” (2024)- Direção: Carlos Cipriano – 15 min – Classificação indicativa: 16 anos
O curta expressa um jogo entre ficção e memória, literatura e documentário, que nasce das limitações criativas de um filme que se faz sozinho e num país desconhecido.

“Onde Está Mymye Mastroiagnne?” (2023) – Direção: Biarritzzz – 17 min – Classificação indicativa: 16 anos
Após perder uma amiga em um metaverso, uma extravagante cabeleireira começa
uma jornada de busca em meio a casas noturnas e seres encantados. A procura

acontece em parceria com outra amiga, que narra suas histórias com strippers que ganharam muito dinheiro até ela desaparecer.

“Se Eu Tô Aqui é Por Mistério” (2024) – Direção: Clari Ribeiro – 22 minutos. Classificação indicativa: 14 anos
No ano de 2054 no Rio de Janeiro, a travesti Dahlia chega ao porto da cidade, com a missão de derrotar a Ordem da Verdade. A história se passa em um tempo onde a população é formada por muitas pessoas trans e, algumas delas também são bruxas.

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

SERVIÇO

Fest Drag 2024
Período: De 27 a 30 de junho
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília
Programação: bb.com.br/cultura
Ingresso: entrada gratuita, com retirada de ingresso em bb.com.br/cultura e na
bilheteria física do CCBB
Os ingressos serão liberados às 12h do dia anterior à programação
Classificação indicativa: conforme a programação de cada atividade da programação
Capacidade do cinema: 70 lugares