Ferragutti e Kramer no SescTV


Ferragutti e Kramer se apresentam em duo no SescTV. Tocando acordeons, paulista e gaúcho participam de show em dois episódios inéditos da série “Sonora Brasil”, no dia 9/7, sábado, a partir das 19h30

O SescTV exibe show inédito com o paulista Toninho Ferragutti e o gaúcho Bebê Kramer, dois dos principais nomes do acordeom no Brasil. O duo de instrumentistas é especialista em música popular de concerto. No show, os músicos apresentam canções próprias e de autores como Dominguinhos, Radamés Gnatalli e Sivuca. A atração tem direção de TV de Romi Atarashi e vai ao ar em dois episódios da série Sonora Brasil, na sequência, no dia 9/7, sábado, às 19h30, a parte 1, e às 20h, a parte 2 (assista também em http://sesctv.sescsp.org.br/avivo).

Nascidos em família de músicos, Kramer e Ferragutti não poderiam seguir outro caminho se não o da música. O gaúcho conta que começou tocando em saraus em sua região e aos poucos foi ganhando outros territórios no Brasil e no exterior. Já Ferragutti recorda que foi estudar veterinária, mas, ao participar de festivais de jazz em São Paulo, em 1979, viu o Hermeto Pascoal e outros músicos, então resolveu largar a faculdade e se dedicar totalmente à música.

Foi percorrendo estradas mundo afora que Kramer se encontrou com Ferragutti e juntos decidiram fazer um duo tocando acordeons. Para Kramer, o instrumento é completo. “Quando nós nos unimos para fazer um duo de acordeons, nós temos que ter muito cuidado com isso para não ficar sobrando informações”, explica o gaúcho. Ferragutti diz que é importante procurar saber, antes de uma parceria, se a formação e os valores dos interessados são os mesmos. “É o caso da gente, que tem uma trajetória parecida”, expõe.

No show, Ferragutti e Kramer executam Suíte Retratos – Pixinguinha, de Radamés Gnatalli; Choro de Cordel, de Sivuca; e Fuga do Nordeste, de Dominguinhos. Eles também tocam canções autorais, como O Sorriso de Manú, de Toninho Ferragutti; e Como Manda o Figurino, de Bebê Kramer.

SONARA BRASIL

Série que difunde expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, criada a partir de projeto homônimo do Departamento Nacional do Sesc. A edição para TV apresenta os temas Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil e Sotaques do Fole, e conta com a participação de oito grupos: Caixeiras do Divino (Maranhão); Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (Pará); Quarteto Colonial (Rio de Janeiro); Banda de Congo Panela de Barro (Espírito Santo); Truvinca e Grupo (Pernambuco); Dino Rocha e Grupo (Mato Grosso); Gilberto Monteiro e Grupo (Rio Grande do Sul); e Duo Ferragutti /Kramer (São Paulo). Os espetáculos foram gravados em versões exclusivas pelo SescTV.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

Serviço

Sonora Brasil
Ferragutti/Kramer
Estreia: 9/7, sábado, às 19h30 (parte 1) e 20h (parte 2)
Reapresentações: 10/7, domingo, às 13h; 12/7, terça, às 15h; e 13/7, quarta, às 13h.
Classificação indicativa: Livre

Coordenação geral do projeto: Equipe de Música do Departamento Nacional do Sesc: Gilberto Figueiredo, Sylvia Letícia Guida e Thiago Sias
Direção para TV: Romi Atarashi
Produtora: Multivídeo Produções
Duração: 26’ cada

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Anterior Teatro e show de mágica no Deck
Próximo Taguatinga recebe Wagner Simão