Roda Viva – Felicidade, com Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé

Nesta segunda-feira (16/12), o Roda Viva terá, excepcionalmente, três entrevistados no centro. E, justamente, três dos maiores pensadores da atualidade: Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé, autores do livro Felicidade, modos de usar. O trio vai responder a perguntas como: felicidade existe? Quando acontece?

É só um estado de espírito passageiro? O dinheiro traz ou não felicidade? A bancada de entrevistadores será formada por Barbara Gancia, autora e repórter especial do GNT; Tati Bernardi, escritora e colunista do jornal Folha de S.Paulo; e Ubiratan Brasil, editor do Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo. O programa vai ao ar às 22h, com apresentação de Daniela Lima e a participação do cartunista Paulo Caruso. A entrevista também pode ser acompanhada no site da emissora, no Twitter, no Facebook, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Cartão Verde – Xico Sá

Na segunda-feira (16/12), o Cartão Verde recebe o jornalista e escritor Xico Sá, que se junta ao apresentador Vladir Lemos e aos comentaristas Vitor Birner, Roberto Rivellino e Bernardo Ramos para falar das expectativas sobre o time do Flamengo no Mundial de Clubes, que acontece no dia 17 de dezembro. Ainda, em pauta, os principais fatos do mundo esportivo que ocorreram durante a semana. O programa vai ao ar às 20h15, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

#Provocações – Fernando Meirelles

O #Provocações desta terça-feira (17/12) recebe o cineasta Fernando Meirelles, diretor do premiado Cidade de Deus e, também, do longa Dois Papas – recém indicado ao Globo de Ouro. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Meirelles é co-fundador da produtora O2 Filmes. Nos anos 80, Marcelo Tas e o diretor fizeram história na TV brasileira com a dupla Ernesto Varella e Valdeci. Apresentado por Marcelo Tas, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura, no canal oficial do programa no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Opinião Nacional – Falta de Tempo?

Nesta quarta-feira (18/12), o Opinião Nacional discute como as pessoas diariamente correm contra o tempo, vivendo com agendas apertadas e sem paciência. Além disso, a atração debate como as tecnologias colaboram para a sensação de que as horam passam mais depressa. Para falar sobre o tempo, ou a falta dele, a apresentadora Andresa Boni conversa com o antropólogo Michel Alcoforado e com o psicólogo especializado em dependência tecnológica Cristiano Nabuco. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Ciência de Tudo ­– Por que estamos aqui?

Ainda na quarta-feira (18/12), a TV Cultura exibe o terceiro episódio da série Ciência de Tudo. Na edição, Stephen Hawking leva um grupo de três voluntários a uma jornada de descoberta. A partir de desafios, eles tentam responder “por que estamos aqui?”. Com pratos flutuantes a experimentos excêntricos, a equipe começa a desvendar essa questão espinhosa – chegando a uma conclusão alucinante. O programa vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Papo de Mãe – Convivência entre animais e crianças

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes no dia a dia das famílias brasileiras. Eles vivem dentro das casas e, às vezes, até dormem na cama dos donos. Mas, quando se tem filhos, podem existir algumas dúvidas sobre as consequências trazidas pelo convívio dos pequenos com os pets. Por isso, o Papo de Mãe desta quinta-feira (19/12) traz um debate sobre a convivência entre animais e crianças. Para colaborar com a conversa, Mariana Kotscho e Roberta Manreza recebem a pediatra Michelle Jordan Faleiros e a veterinária Manu Karsten. O programa vai ao ar às 18h45, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital .

Persona em Foco – Melhores Momentos | Parte I

Na sexta-feira (20/12), o Persona em Foco exibe a primeira parte de um especial que traz os melhores momentos dos programas exibidos ao longo do ano de 2019. A edição do programa traz os melhores trechos das entrevistas realizadas com Miguel Falabella; Bibi Ferreira; Christiane Torloni; Rodolfo Vásquez e Ivam Cabral; Alcides Nogueira; Myriam Muniz; Arlete Montenegro; e Tarcísio Meira e Glória Menezes. Apresentado por Atílio Bari, o programa vai ao ar às 22h45, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

Ensaio – Tiago Iorc

Ainda na sexta-feira (20/12), a TV Cultura exibe o programa Ensaio – comandado pelo saudoso Fernando Faro –, com Tiago Iorc. Na entrevista, o artista fala de seu álbum Troco Likes e conta histórias de sua infância. Além disso, Tiago também fala sobre seu sucesso na internet e sobre como as relações humanas impactam em sua vida. Acompanhado de bateria e baixo, interpreta sucessos de sua carreira. Vai ao ar às 23h45, na emissora.

Cultura Livre – Especial Fim de Ano

No sábado (21/12), às 18h45, o programa Cultura Livre apresenta o Especial de Fim de Ano com a cantora e compositora Elza Soares. Com presença da plateia, Elza interpreta as canções Libertação, A Carne, Não Tá Mais de Graça, Se Acaso Você Chegasse, Blá, Blá, Blá e Mulher do Fim do Mundo. Apresentado por Roberta Martinelli, o Cultura Livre vai ao ar aos sábados com reapresentação às terças-feiras, 23h45.

My Little Pony – A Estrela dos Desejos (Especial de Fim de Ano)

Ainda no sábado (21/12), a TV Cultura exibe o especial de fim de ano da animação My Little Pony, intitulado A Estrela dos Desejos. Na edição, os moradores de Ponyville estão ansiosos para a noite do Festival dos Desejos de Inverno. É um evento muito especial porque a Estrela dos Desejos concede a cada pônei um desejo. E, quando ela desaparece, eles iniciam uma jornada para encontrá-la. Será que eles vão conseguir voltar a tempo para o Festival? Vai ao ar às 15h45, na TV Cultura.

Superliga de Vôlei – São Paulo FC/Barueri e São Cristóvão Saúde São Caetano

No sábado (21/12), às 19h, a TV Cultura transmite mais um jogo da Superliga de Vôlei 2019/2020. Com narração de Natália Lara e comentários de Vera Mossa, a emissora leva ao ar a partida entre as equipes femininas São Paulo FC/Barueri e São Cristóvão Saúde São Caetano.

Turma da Mônica – As Doze Badaladas dos Sinos de Natal (Especial de Fim de Ano)

A TV Cultura apresenta, no domingo (22/12), o especial As Doze Badaladas dos Sinos de Natal, da Turma da Mônica. Nele, Cebolinha aguarda ansiosamente a chegada de seu pai com os presentes, mas, devido a contratempos, ele sai de sua casa para ajudar seus amigos. O episódio, que traz à luz o espírito de Natal, vai ao ar às 16h, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.

O Outro Lado do Outro – Inédito

Ainda no domingo (22/12), a TV Cultura exibe o documentário brasileiro O Outro Lado do Outro. Com direção de Rita de Cácia Oenning da Silva, a obra retrata as barreiras erguidas entre crianças que vivem diferentes realidades sociais: a favela e o condomínio, fronteiras que surgem da realidade geográfica, política e social e que crescem no imaginário. Vai ao ar às 12h, na emissora;

Café Filosófico – A importância do brincar

O Café Filosófico de domingo (22/12) apresenta uma palestra comandada pelos educadores Renata Meirelles e Severino Antônio. A edição fala sobre como o ato de brincar atravessa todas as culturas, as sociedades e permanece na história da aventura humana na Terra. O programa também discute o fato de que brincar tem histórias, tem perguntas, metáforas e faz florescer na criança a imaginação, a inteligência, a criatividade e principalmente uma questão fundamental: a confiança no mundo. A atração vai ao ar às 19h, na TV Cultura, no canal do YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Superliga de Vôlei

No domingo (22/12), às 20h, a TV Cultura transmite mais um jogo da Superliga de Vôlei 2019/2020. Com narração de Gil Arruda e comentários de William Carvalho, a emissora leva ao ar a partida disputada entre as equipes masculinas APAN Blumenau X SESI-SP.

Anterior O cantor Dada Yute lança versão acústica de “Lavanda”
Próximo Com Adriana Bombom, Vou Pro Sereno lança clipe