A Feira Linhas e Linhos no Conic reunirá mulheres capacitadas em oficinas gratuitas, oferecendo seus produtos e fortalecendo a inclusão social e o empoderamento feminino

Com patrocínio da Neonergia e do Instituto Neoenergia, o projeto que capacitou mulheres do Gama, Guará e Brazlândia nos meses de maio e junho por meio de ações gratuitas com objetivo de gerar oportunidades e renda terá uma feira para comercialização dos produtos.

A Feira Linhas e Linhos, resultado de nove oficinas gratuitas e formativas do projeto Linhas e Linhos – o Tecer Feminino, que aconteceu em maio de junho deste ano, já tem data e local marcados para acontecer: será no dia 17 de julho, no calçadão do Conic, zona central de Brasília, das 9h às15h.

Idealizado pelo Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura, e patrocinado pela Neoenergia Brasília e o Instituto Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), o projeto capacitou 120 mulheres das cidades do Gama, Guará e Brazlândia, que, conduzidas pelas arte-educadoras, aprenderam a tecer bordados, bolos e geleias e artesanato. Agora, os produtos feitos por elas estarão à venda na feira, cumprindo com um dos principais objetivos do projeto, que é o de promover atividades que gerem renda e fortaleçam laços comunitários e a inclusão social.

“Linhas e Linhos – O Tecer Feminino foi fundamentado em alguns dos 17 ODS da ONU. São eles: o de contribuir com a promoção da educação de qualidade (ODS 4); o de fortalecer a igualdade de gênero (ODS 5); o de reduzir as desigualdades (ODS 10); o de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11), além de contribuir com o trabalho decente (ODS 8)”, destaca o diretor-presidente do Instituto Cidade Céu de Arte, Educação e Cultura, Jones Schneider.

Jones explica, ainda, que a feira será uma oportunidade para mulheres, que participaram das oficinas, mostrarem seus trabalhos e suas criações. No entanto, a feira será aberta a outras participantes. “A produção do evento está disponibilizando mesas para exposição, incluindo toalhas e cadeiras, e as vagas são destinadas preferencialmente às participantes das oficinas, mas outras mulheres também poderão se inscrever, respeitando a oferta de mesas”, revela ele.

Para quem atuou fomentando o empodeiramento dessas mulheres, essa é a hora da “cereja do bolo”, conforme explica Astaruth Lira, artista visual PCD e arte-educadora das oficinas Tecer os Potes.

— “Essas oficinas criaram possibilidades de aprendizado e renda ao mesmo tempo em que potencializam as redes entre as mulheres. A Feira Linhas e Linhos é o espaço real que dará visibilidade a esses produtos e ao potencial dessas mulheres. Além claro de gerar uma renda extra para as famílias envolvidas”, destaca Astaruth.

Já para quem participou do projeto, os benefícios são enormes, uma vez que a união e a força de um grupo fazem brotar novas oportunidades de renda e até de amizades. É o caso de um grupo de mulheres que fez a oficina de bordados na Casa de Cultura do Guará, ministrada por Eliane Teixeira. Desde então, elas vêm participando, com suas criações, de outras feiras e eventos na cidade, como a Rua do Lazer, e o evento do Sebrae no DF.

“Entramos na oficina como aprendizes e saimos com o desejo de formar um grupo de bordadeiras que sonha alto e que vai longe com a força do coletivo”, conta Isabel Morais, de 50 anos, uma dessas mulheres.

SERVIÇO:

FEIRA LINHAS E LINHOS
Data: 17 de julho de 2025
Horário: 9h às 15h
Local: Calçadão do Conic (em frente ao Boulevard Center)
Público: Exclusivo para mulheres
Entrada gratuita
Inscrições:
https://forms.gle/HCYfbTuBh91uZjbY9