Violonista e violeira premiada na Europa, Fabienne Magnant se apresenta em Brasília

A violonista e violeira francesa Fabienne Magnant apresenta em Brasiia o show Cordas Latinas. O concerto aborda a música brasileira, com composições para violão e viola caipira.

O repertório contém composições dos álbuns Le sens des sens, e La Trinidad e novos arranjos de Baden Powell, Abel Ferreira e Dilermando Reis, passeando pelas sonoridades das feiras populares do Nordeste brasileiro aos elegantes concertos eruditos de casas europeias, por tradições ibérico-mouriscas e manifestações africanas.

Fabienne Magnant

Violonista premiada na Europa, Fabienne Magnant estudou guitarra clássica com Olivier Chassain e Roland Dyens, professores do Conservatoire National Supérieur de Musique
de Paris. Já esteve quatro vezes no Brasil e, em uma delas, quando empreendeu sua primeira viagem ao Rio de Janeiro, estudou percussões tradicionais com Luís D’ Anunciação e trabalhou com o compositor Guerra Peixe em suas obras para violão. Também tocou com Baden Powell.

Em uma de suas vindas ao Brasil recebeu uma viola caipira de Do Souto, famoso violeiro carioca. Desde então, este instrumento — que embora tenha origem portuguesa, é hoje emblemático do Brasil, de sonoridade sutil, delicada e profunda —, tornou-se parceiro constante para as criações e apresentações de Fabienne mundo afora.

Com quatro álbuns gravados — Mémoire Vivante,Canto Instrumental, Le Sens des Sens e La Trinidad, Fabienne foi recompensada pela casa Giannini com uma viola caipira feita a mão para
agradecer-lhe por compor no instrumento, o disco La Trinidad, aclamado pela crítica europeia.

Atualmente, paralelamente às aulas que leciona para ensinar a tocar viola e violão até o
nível profissional no Conservatoire Départemental d’Evry Centre Essonne, região de
Paris, Fabienne Magnant se apresenta como compositora e intérprete, explorando três mundos distintos, distantes e complementares entre si, representados pelos instrumentos que domina com notável maestria: viola caipira, violão erudito europeu e violão flamenco.

Serviço

Violada – Fabienne Magnant
Anfitriões: Pedro Vaz e Vitor Mesquita
Data: 14/08 (quarta-feira)
Horário: 21h
Local: Clube do Choro de Brasília – Setor de Divulgação Cultural, bloco G
Ingressos: R$40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Classificação Indicativa: 14 anos

Informações
Clube do Choro – (61) 99981-7776
Pedro Vaz – (61) 99857-4059
violadacircuito@gmail.com

Anterior Feira Enova está de volta com edição especial de moda
Próximo A banda El Efecto se apresenta na Cervejaria Criolina, dia 14