Extravagâncias – A viagem como modo de produção na arte, livro de Raísa Curty será lançado na de Curators

No dia 2 de abril, domingo, a partir das 15h, na de Curators, a artista visual Raísa Curty lança o livro Extravagâncias – A viagem como modo de produção na arte, Editora Universidade de Brasília. A publicação bilíngue – português/espanhol – é resultado da pesquisa de mestrado realizada na UnB em que descreve seu processo de trabalho, tendo a viagem e o deslocamento como parte de seu processo poético.

O livro terá um segundo lançamento no dia 6 de abril, n’A Pilasta, a partir das 19h. A de Curators fica na CLN 412 Bloco C 12 – Asa Norte, Brasília – DF, A Pilastra fica na QE 40 SMBS 01 lote 01B, Loja 01, Polo de modas, Guará II, Brasília-DF. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos O livro estará à venda nos dois espaços culturais por R$30,00. A entrada é geratuita e livre para todos os públicos.

Em Extravagâncias – A viagem como modo de produção na arte, Raísa Curty relata os desdobramentos de experimentações de linguagem realizadas em uma série de cinco viagens que aconteceram de 2015 à 2019. As viagens são concebidas a partir da necessidade de promover formas alternativas de se relacionar com o mundo e da tentativa de dizê-lo via a experimentação de linguagens possíveis a uma viajante.

A publicação, uma série de registros e reflexões sobre os trajetos nos quais se lançou nos últimos anos: “Residência Artística Móvel” (2015/2016), “Alvorada Nordestina” (2017), “Contar os Passos, Catar os Ossos” (2017), “Território dos Outros” (2018) e “P’utuqsi” (2019).

As viagens acontecem de bicicleta, de carona, a pé e de ônibus; elas duram de cinco dias a um ano e meio e percorrem o litoral nordestino, o Cariri paraibano, a rodovia BR 060 em Goiás além das cidades bolivianas de La Paz e Potosí. Durante esses períodos de deslocamentos, a artista realizou trabalhos junto às comunidades por onde passou.

A publicação bilíngue é parte da estratégia traçada pela artista para fortalecer uma rede de saberes latino-americana. Os livros serão enviados gratuitamente para lugares distantes dos grandes centros urbanos e circuitos artísticos, em apoio à formação de novos públicos e incentivando novos pesquisadores das regiões por onde a artista passou: Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Alagoas, Goiás e Bolívia além de instituições de interesse artístico e educacional na América do Sul, como espaços culturais, residências artísticas, bibliotecas, galerias e agentes culturais.

O livro Extravagâncias – A viagem como modo de produção na arte foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e o projeto de pesquisa acadêmica financiado pela CAPES, realizado junto com ao PPGAV-UnB, sob orientação do professor e artista visual Christus Nóbrega.

Extravagâncias

Sobre a artista

Raísa Curty (1989 – RJ) é artista visual que reside e trabalha em Brasília. Ciclista, pesquisa a poética da viagem a partir de práticas em residências artísticas. Interessa-se por hospitalidade, educação e decolonialidade. Faz instalações, happenings e desenhos. É cocriadora do projeto independente Residência Artística Móvel (2015/2016), com o qual viajou de bicicleta pelo Brasil. É mestre e doutoranda pelo programa de pós-graduação em Artes da Universidade de Brasília (PPGAV-UnB) e graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ). Frequentou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2010-2012), participou de exposições coletivas no Brasil e de residências artísticas no Brasil e na Bolívia.

Serviço:

Lançamento do livro | Extravagâncias – A viagem como modo de produção na arte
De | Raísa Curty
Edição Bilíngue | português / espanhol
Editora Universidade de Brasília
Valor | R$30,00

Lançamento 1

Quando | 2 de abril, domingo, a partir das 15h
Onde | de Curators
Endereço | CLN 412 Bloco C 12 – Asa Norte, Brasília – DF

Lançamento 2

Onde |A Pilastra
Quando | 6 de abril, quinta-feira, a partir das 19h
Endereço | QE 40 SMBS 01 lote 01B, Loja 01, Polo de modas, Guará II, Brasília-DF
Entrada | Gratuita
Classificação indicativa | Livre para todos os públicos