Livro “Expresso 2222”, de Ana Oliveira, é vencedor do Prêmio Jabuti 2023

Publicação “Expresso 2222”, conquistou o primeiro lugar na categoria Projeto Gráfico e conta com elementos tridimensionais e uma capa redonda que se transforma em pôster.

Um ano após o lançamento, o livro-objeto “Expresso 2222”, de Ana Oliveira, conquista o primeiro lugar na categoria Projeto Gráfico do Prêmio Jabuti 2023. Os vencedores da 65ª edição da maior premiação literária brasileira foram anunciados em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo.

O projeto gráfico de “Expresso 2222” – obra com releituras das faixas do disco de Gilberto Gil, por meio de diferentes linguagens artísticas – foi baseado no design do álbum homônimo do cantor e compositor. Envolve elementos tridimensionais e uma sobrecapa redonda – que se transforma em pôster – em alusão ao layout original da capa do disco.

“O design transgredia o padrão quadrado das embalagens de LPs com uma proposta de layout nunca vista na indústria do disco: uma capa circular, concebida pelo designer baiano Edinízio Ribeiro Primo”, conta Ana que desenvolveu o projeto gráfico junto a Paulo Chagas.

À época do lançamento do disco, a proposta de embalagem redonda foi recusada pela gravadora, diante dos problemas logísticos que causaria. Edinízio se mantinha aferrado a seu plano, e foi o próprio Gilberto Gil quem encontrou uma solução: as abas arredondadas foram dobradas, permitindo ao mesmo tempo o respeito à proposta do designer e as necessidades industriais e de distribuição da gravadora.

Expresso 2222
Capa do livro Expresso 2222 | Imagem: Ilustrativa

O LIVRO Expresso 2222

Na publicação “Expresso 2222”, artistas, intelectuais e jornalistas analisaram, faixa a faixa, o álbum de Gilberto Gil. Hermano Vianna, Renata Felinto, Fernanda Torres, Regina Silveira, Micheliny Verunschk, assume vivid astro focus (avaf), Patricia Palumbo, Nino Cais, Moreno Veloso, André Vallias, Cláudio Leal, Vânia Mignone, Arnaldo Antunes, Muti Randolph, Lorena Calábria, Marcela Cantuária, Mila Burns e Merepe desvendam a história por trás de cada canção, recontando-a a partir de diferentes linguagens da arte.

Levantamentos em arquivos públicos e privados, notícias e imagens da imprensa, depoimentos e curiosidades que vão da partida de Gil para a Europa, em 1969, até o início da circulação do álbum Expresso 2222 no Brasil, estão presentes no livro.

AUTORA

Ana Oliveira é organizadora de outros livros-objeto dedicados à MPB, como Tropicália ou Panis et Circencis e Acabou Chorare. Com Gilberto Gil, publicou, em 2015, Disposições Amoráveis.

Ficha técnica Expresso 2222:

Título: Expresso 2222
Editora: Iyá Omin Edições
Autora: Ana Oliveira
Idioma: Português/Inglês
Número de páginas: 252
ISBN: 978-85-63909-03-9
Capa: Dura
Encadernação: Miolo costurado, capa dura, sobrecapa/pôster e cinta.
Formato: 30 x 30 cm
Ano: 2022
Patrocínio: Urbia