Exposição “Vamos Jogar Bola!”


Originalmente em cartaz no Museu Nacional de Brasília durante a copa do mundo em 2014, a mostra “Vamos Jogar Bola!” fica em cartaz em formato reduzido na galeria A Casa da Luz Vermelha entre os dias 29 de fevereiro e 29 de abril.

Com curadoria original do fotógrafo Eraldo Peres a mostra foi editada por Beto Barata e apresenta 20 imagens em preto e branco que compõem uma Brasília diferente daquela conhecida mundialmente por sua modernidade arquitetônica e nacionalmente como o centro das decisões e da burocracia governamental.

O fotógrafo retratou uma cidade onde a paixão pelo futebol pulsa nos campos de várzea, nas entrequadras, nos gramados da Esplanada dos Ministérios, no campinho de chão batido que levanta a poeira vermelha toda vez que os peladeiros disputam uma bola.

Beto Barata, que ao longo de três anos circulou por todo o Plano Piloto e pelas cidades satélites para registrar os lances, alguns de craques, outros nem tanto, mas todos de puro deleite para os jogadores. Além das imagens, Barata recolheu frases que compõem o universo das peladas. “Assim como na minha infância, quando passava o dia jogando bola na rua, hoje os moleques fazem o mesmo, as conversas são as mesmas e as provocações também.

“Este trabalho é um resgate de uma memória afetiva pessoal e, acredito, de todos os que cresceram em Brasília e que costumavam chamar os amigos pra jogar bola na rua ou no gramado da quadra”, completa Beto Barata.

A mostra “Vamos jogar bola!” pode ser vista de segunda a sexta, das 10h às 19h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

SOBRE O ARTISTA

Beto Barata iniciou sua carreira em 1996 como estagiário do depto fotográfico do jornal Correio Braziliense. Nestes vinte anos de profissão atuou nas redações dos jornais The Brazilians (EUA) e Folha de S. Paulo (Sucursal Brasilia), na revista Isto é Gente e nas agências Eclipse Photo Agency (EUA), Photoagência e Associated Press – AP. Em 2001 foi contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo aonde permaneceu até o ano de 2013, tendo atuado tanto na sede em São Paulo como na sucursal Brasília. Após sua saída do Estadão realizou vários trabalhos para publicações e agências nacionais e internacionais, tais como as revistas Veja, Veja Brasília, Isto É, Isto É Dinheiro, Época, jornal Folha de S.Paulo e as agências France Presse – AFP e Fotoarena. Entre os anos de 2015/ 2016 atuou como subeditor do departamento fotográfico do portal de noticias Fato Online. Algumas de suas obras compõem o acervo permanente da galeria A Casa da Luz Vermelha. Barata também é mergulhador PADI de nível avançado com especialização em nitrox e fotografia subaquática.

Serviço

​Vamos Jogar Bola!
Mostra fotográfica de Beto Barata
Visitação: De 29 de fevereiro de 2016
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Local: A Casa da Luz Vermelha
Endereço: Clube ASBAC – SCES Trecho 2, Conjunto 31, Brasília – DF.
Telefone: (61) 3878-9100
Realização: A Casa da Luz Vermelha e Beto Barata

Making of do projeto “Vamos jogar bola!”

 

Anterior El Negro sobre rodas
Próximo Cantucci Bistrô no festival