Exposição de caligrafia japonesa


Evento promovido pela embaixada do Japão ficará até 16 de outubro no Pátio Brasil, com presença do calígrafo Ryuson Mukai, que tem mais de 40 anos de experiência na arte de se expressar através do pincel e da tinta

A Embaixada do Japão traz para o Pátio Brasil nesta semana a Exposição de Caligrafia Japonesa do mestre Ryuson Mukai. A mostra ocorre no 1º piso do Pátio Brasil Shopping entre os dias 5 e 16 de outubro, com entrada franca. O coquetel de lançamento para convidados, com a presença de Ryuson Mukai e performance ao vivo, será no dia 4, a partir das 18h.

A arte da caligrafia japonesa é conhecida como “shodô”, que significa “o caminho da escrita”. Nessa arte, os ideogramas japoneses devem ser desenhados em pinceladas únicas, que não são passíveis de retoques, e seguem uma ordem e direcionamento específicos. O “shodô” nunca é corrigido, pois representa a condição de espírito que foi responsável pelo traço criado pelo artista naquele momento. O “shuji” é a arte de escrever bem com o pincel e faz parte da grade curricular do sistema educacional japonês. Já o “shodô” demonstra o lado artístico da caligrafia. Os materiais necessários são a tinta à base de goma preparada com fuligem de carvão (sumi), o papel de arroz (washi) e o pincel (fude).

O mestre Mukai começou a estudar a caligrafia japonesa ainda durante a infância e se dedicou à arte na faculdade. Tornou-se mestre pela Federação da Educação da Caligrafia Japonesa e há mais de 40 anos ajuda na formação de jovens calígrafos. Desde 2012, reside em Brasília, onde tem realizado exposições e demonstrações em várias ocasiões.

A exposição de shodô no Pátio Brasil vai funcionar de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos e feriados, das 12h às 20h. O evento integra o Ciclo da Cultura Japonesa 2016, promovido anualmente em Brasília pela Embaixada do Japão no Brasil. O objetivo do ciclo é levar a riqueza e a singularidade da cultura japonesa ao maior número de pessoas possível. A programação completa do Ciclo da Cultura Japonesa 2016 pode ser conferida no site da Embaixada: www.br.emb-japan.go.jp

Serviço

Exposição de Caligrafia Japonesa do mestre Ryuson Mukai
Dias: 5 a 16 de outubro de 2016
Local: 1º piso do Pátio Brasil Shopping
Horários: segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h.
Entrada: gratuita
Informações: yoji.brasilia@gmail.com

Anterior Quixote, a loucura de viver
Próximo Repente nas escolas públicas