Estranho Caminho, novo filme de Guto Parente, terá pré-estreia em Brasília na segunda-feira (29), seguida de debate com o diretor, no Cine Brasília

ESTRANHO CAMINHO, novo filme de Guto Parente, ganha sessão especial em Brasília, na segunda-feira (29), às 20h. A exibição acontece no Cine Brasília. Após a sessão, ocorrerá um debate com presença do diretor Guto Parente. Distribuído pela Embaúba Filmes, o longa tem estreia nacional marcada para o dia 1° de agosto.

O drama tem percorrido uma bela trajetória em festivais, tendo vencido os Prêmios de Melhor Roteiro (Guto Parente) e Melhor Ator Coadjuvante para o ator mineiro Carlos Francisco no Festival do Rio, Prêmio de Melhor Filme da Mostra Autorias da 27⁠ª Mostra de Cinema de Tiradentes, além de ter sido o grande destaque brasileiro no Festival de Tribeca.

Estranho Caminho

No Festival de Tribeca, onde o filme teve sua première mundial como único longa brasileiro na competição internacional, ganhou todos os prêmios que disputou: Melhor Filme, Melhor Roteiro para Guto Parente, Melhor Fotografia para Linga Acácio e Melhor Performance para Carlos Francisco.

Fundado em 2002 pelo prestigiado ator Robert De Niro, por Jane Rosenthal e por Craig Hatkoff, o Festival de Tribeca tem grande relevância na promoção do cinema autoral e independente, premiando pela primeira vez um filme brasileiro em sua competição internacional. Hoje clássicos modernos, títulos como o canadense “A Feiticeira da Guerra” (2012), o iraniano “À Procura de Elly” (2009) e o sueco “Deixa Ela Entrar” (2008) já receberam a mesma honraria no passado.

“Eu gosto de misturar as coisas, o cinema narrativo com o experimental, o realismo com a fantasia, o humor com o espanto. A cada filme gosto de poder trabalhar com elementos diferentes, testando combinações improváveis e descobrindo novas possibilidades. Criar sem experimentar é reproduzir. A experimentação está no cerne da criação e é onde podemos assumir os riscos mais interessantes. Sem medo de errar. Ou buscando errar cada vez melhor. O fantástico é o que se encontra entre o maravilhoso e o extraordinário, é o lugar da dúvida, da hesitação, do mistério sem solução. A pergunta que gera uma nova pergunta, que gera uma nova pergunta.” explica o diretor Guto Parente sobre seu processo criativo.

ESTRANHO CAMINHO é um drama fantástico que acompanha a trajetória de David, um jovem cineasta que, ao visitar sua cidade natal, Fortaleza, é surpreendido pelo rápido avanço da pandemia de Covid-19 e se vê obrigado a procurar o pai, Geraldo, um sujeito peculiar com quem não fala ou tem notícias há mais de dez anos. Após o reencontro dos dois, coisas estranhas começam a acontecer.

Lucas Limeira compartilha sua identificação com David, personagem protagonista que interpretou no longa, e sua conexão com Carlos Francisco, que deu vida ao pai de David: “‘Estranho Caminho’ é o meu segundo longa como protagonista. Foi um presente dar vida ao David, um personagem interessantíssimo, com o qual me identifiquei muito na questão da construção do relacionamento com o pai. Além disso, estar em cena ao lado de Carlos Francisco é ter uma aula de atuação, e de generosidade também. Tivemos uma conexão muito forte desde o primeiro ensaio, criamos um elo forte. Eu precisava estar bem confortável com o personagem e foi o que aconteceu do início ao fim”.

Realizado inteiramente na cidade de Fortaleza, financiado pela Secretaria de Cultura do Ceará por meio de recursos da Lei Aldir Blanc – em edital lançado no final de 2020 –, o filme foi rodado entre maio e junho de 2021, com uma equipe formada majoritariamente por profissionais cearenses, como Guto Parente no roteiro e direção, Ticiana Augusto Lima na produção, Linga Acácio na direção de fotografia, Taís Augusto na direção de arte; Lucas Coelho no som; Thais de Campos no figurino; Noá Bonoba na preparação de elenco e Uirá dos Reis e Fafa Nascimento na trilha musical. No elenco, os protagonistas são Lucas Limeira (ator de “Cabeça de Nêgo, ”Quando eu me Encontrar”), no papel de David, o filho, e Carlos Francisco (ator de “Bacurau” e “Marte Um”), no papel de Geraldo, o pai.

Em 2022 o filme participou do programa WIP Latam para filmes em pós-produção, do prestigiado Festival de San Sebastian, na Espanha, onde ganhou o prêmio WIP Paradiso de melhor produção brasileira. No ano passado, o filme foi exibido na competição Horizontes Latinos do festival. A distribuição comercial no Brasil será realizada pela Embaúba Filmes.

“Estranho Caminho” é o 11º longa-metragem da Tardo Filmes, produtora independente de Fortaleza, que está completando esse ano 12 anos de existência. Além dos 11 longas, a produtora também tem no currículo 11 curtas e uma série de TV. Seus filmes já foram exibidos em importantes festivais internacionais, como Rotterdam (Holanda), FidMarseille (França), Bafici (Argentina), Munique (Alemanha), BFI London (Inglaterra), entre outros; e premiados em festivais nacionais como Festival do Rio, Brasília, Tiradentes, Janela do Recife e Olhar de Curitiba.

Sinopse

Um jovem cineasta que visita sua cidade natal é surpreendido pelo rápido avanço de uma pandemia e precisa encontrar seu pai, com quem não fala há mais de dez anos. Depois do primeiro encontro, coisas estranhas começam a acontecer.

Ficha Técnica

Roteiro e Direção: Guto Parente
Elenco: Lucas Limeira, Carlos Francisco, Tarzia Firmino, Rita Cabaço, Renan Capivara, Ana Marlene, Fab Nardy, Noá Bonoba, Jennifer Joingley, Déo Cardoso, Larissa Goés, Mumutante, Solon Ribeiro, David Santos, Pedro Breculê, Gabriel de Sousa
Produção: Ticiana Augusto Lima
Direção de Fotografia: Linga Acácio
Direção de Arte: Taís Augusto
Som: Lucas Coelho
Montagem: Victor Costa Lopes, Guto Parente & Irmãs Augusto Lima
Figurino: Thaís de Campos
Preparação de Elenco: Noá Bonoba
Trilha Sonora: Uirá dos Reis e Fafa Nascimento
Mixagem: Paulo Gama

Sobre Guto Parente

Diretor, roteirista e montador, Guto Parente (Fortaleza, 1983) formou-se em cinema na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza, foi membro do coletivo de artistas Alumbramento (2008-16) e é sócio da produtora Tardo Filmes desde 2012. Realizou 7 curtas – entre eles Flash Happy Society (2009) e Dizem que os Cães Veem Coisas (2012), exibido no Festival de Locarno (Suíça) – e 9 longas – entre eles Estrada para Ythaca (2010) e Os Monstros (2011), ambos competindo no BAFICI (Argentina), onde Os Monstros recebeu uma menção especial do júri; A Misteriosa Morte de Pérola (2014), Inferninho (2018) e O Clube dos Canibais (2018), os três lançados no Festival de Rotterdam (Holanda) e exibidos em diversos festivais ao redor do mundo. Seu 10º longa-metragem, Estranho Caminho, foi lançado no Festival de Tribeca 2023 (Estados Unidos).

Sobre a Tardo Filmes

Fundada em 2008 e capitaneada pela produtora Lara Lima, a Lira Cinematográfica se dedica ao desenvolvimento e realização de projetos de cinema, com foco em produções autorais. Desde sua fundação, lançou dezesseis curtas-metragens e os longas Seus ossos e seus olhos (2019), de Caetano Gotardo, exibido em festivais como Rotterdam, IndieLisboa, Viennale e Tiradentes; e A Felicidade das Coisas (2021), de Thais Fujinaga, que estreou em Rotterdam em 2021 e recebeu prêmios como o de Melhor Longa-Metragem de Estréia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O terceiro longa-metragem da produtora, O Estranho, de Flora Dias e Juruna Mallon, fará sua estreia mundial na Berlinale Forum 2023.

Sobre a Embaúba Filmes

A Embaúba é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de filmes autorais brasileiros. Ela busca se diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 50 títulos, investindo em obras de grande relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje com mais de 500 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo.