O processo de produção literária, que começa com uma ideia na cabeça de um escritor e termina nas prateleiras das livrarias, é longo e não tão romântico quanto se imagina. A série inédita e exclusiva do Curta! “Esse Negócio de Livro” documenta esse caminho e traz curiosidades sobre o mercado editorial brasileiro.

Por exemplo, mostra como a editora Rocco conseguiu os direitos para traduzir e publicar a série Harry Potter; ou como funciona a adaptação de um livro para uma série ou um filme. A série foi produzida com exclusividade para o canal com financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE, em parceria com a produtora Giros.

E ao longo dos 14 episódios, o programa traz autores, editores, publishers, agentes literários, designers, tradutores, livreiros e outros profissionais para revelar as particularidades do ofício de fazer e vender livros. Entre os autores entrevistados estão Marcelino Freire, Milton Hatoum, Fernanda Young, Luiz Ruffato, João Paulo Cuenca e outros. Estreia na Quinta do Pensamento, 13, às 22h50.

Segunda da Música – 10/12

20h – “As Canções da Minha Vida” (Série) – Episódio “Marcelo Jeneci”

A música já estava em casa quando Jeneci nasceu. Seu pai era um exímio luthier, construtor de instrumentos. Ele nos conta histórias da infância e do amadurecimento da sua relação com a música. Diretor: Bruno Levinson. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 11 de dezembro, terça-feira, às 00h e às 14h; 12 de dezembro, quarta-feira, às 8h.

PROMO: https://youtu.be/kM6mKwzzoWE

Terça das Artes – 11/12

23h – “Inhotim Arte Presente” (Série) – Episódio “Cildo Meireles”

O programa aborda o trabalho de Cildo Meireles em seu viés conceitual, destacando a relação entre experiência sensorial e experimento conceitual nas instalações expostas em Inhotim. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de dezembro, quarta-feira, às 3h e às 17h; 13 de dezembro, quinta-feira, às 11h; 15 de dezembro, sábado, às 10h50.

Vídeo: https://youtu.be/sdFfDySv4bY

Quarta de Cinema – 12/12

20h – A faixa “A Vida é Curta!” faz uma retrospectiva e exibe três curtas-metragens de ficção

A Dama do Estácio (Ficção)

Zulmira é uma velha prostituta que um dia acorda obcecada com a ideia de que vai morrer, e precisa adquirir um caixão. Diretor: Eduardo Ades. Duração: 22 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de dezembro, quinta-feira, à 0h e às 14h; 14 de dezembro, sexta-feira, às 8h; 15 de dezembro, sábado, às 13h50.

A Mão que Afaga (Ficção)

No aniversário de 9 anos de seu único filho, uma operadora de telemarketing planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo. Diretora: Gabriela Amaral Almeida. Duração: 19 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de dezembro, quinta-feira, à 0h25 e às 14h25; 14 de dezembro, sexta-feira, às 8h25; 15 de dezembro, sábado, às 14h15.

O Duplo (Ficção)

Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e a alterar sua personalidade. Diretoras: Gilda Nomacce, Majeca Angelucci e Sabrina Greve Duração: 25 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de dezembro, quinta-feira, à 0h50 e às 14h50; 14 de dezembro, sexta-feira, às 8h50; 15 de dezembro, sábado, às 14h40.

23h30 – “Nós, documentaristas” (Série) – Episódio “Susanna Lira”

Cineasta responsável por obras como “Positivas”, “Damas do Samba” e “Torre das Donzelas”, Susanna Lira aborda o processo de criação e as motivações envolvidas na realização de seus documentários. Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de dezembro, quinta-feira, às 3h30 e às 17h30; 14 de dezembro, sexta-feira, às 11h30; 15 de dezembro, sábado, às 21h.

Vídeo: https://youtu.be/dbewDMnMoQo

Quinta do Pensamento – 13/12

22h50 – “Esse Negócio de Livro” (Série) – Episódio “O mercado do livro”

O episódio traz um olhar macro sobre o negócio do livro no Brasil, com depoimentos de alguns dos profissionais mais experientes do ramo. Lya Luft e Eduardo Spohr são os escritores que ilustram o episódio. Diretoras: Adriana Borges e Lúcia Tupiassú. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de dezembro, sexta-feira, às 2h50 e às 16h50; 15 de dezembro, sábado, às 21h30; 16 de dezembro, domingo, às 11h.

Vídeo: https://youtu.be/WAI_H5vzOh8

Sexta da Sociedade – 14/12

23h – “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” (Série) – Episódio “Palmares eterno”

Palmares é atacado pela maior força militar que o mundo colonial já vira. Depois de 22 dias de resistência, cai a Cerca Real de Macaco, centro nervoso do quilombo. Diretor: José Carlos Asberg e Luiz Arnaldo Campos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de dezembro, sábado, às 3h05 e às 11h50; 16 de dezembro, domingo, às 23h; 17 de dezembro, segunda-feira, às 17h.

Vídeo: https://youtu.be/Gi8EeeBkSX4

Sobre o Curta!

Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurta, https://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br.

Anterior Música sertaneja na campanha sobre violência contra a mulher
Próximo NETFLIX ANUNCIA SEGUNDA TEMPORADA DE NARCOS: MÉXICO