Esse Fim de Semana, longa de estreia da argentina Mara Pescio, chega ao cinema em março. Lançado recentemente nos cinemas da Argentina, longa estreia no Petra Belas Artes em 10 de março

Apresentado no Festival de San Sebastián, na prestigiosa seção de Novos Diretores, e também no Festival Mix Brasil, “Esse Fim de Semana” é o primeiro longa-metragem dirigido pela argentina Mara Pescio, também autora do roteiro, seis anos após ela estrear como diretora, com um episódio no longa coletivo “Historias Breves 11: 20 Años”. Como roteirista, Mara tem longa experiência no cinema e na TV, incluindo as séries de sucesso “La Casa” (2015), “Las Estrellas” (2017) e “Pequena Victoria” (2019), indicada ao prêmio Emmy; e os longas “Marilyn” (2018), selecionado para os festivais de Berlim e San Sebastián; e a comédia “Como Superar um Fora” (2018).

Tendo como locação principal um bairro humilde da cidade multiétnica de Posadas, no nordeste da Argentina, junto ao rio Paraná, o filme traz em seu contexto um tema reconhecível em muitos filmes latino-americanos contemporâneos, com ênfase no declínio de uma velha ordem econômica, que, consequentemente, devasta as relações, incluindo as unidades sociais mais fundamentais, a família, principalmente.

Na história, a personagem Julia retorna à sua terra natal de onde partiu anos atrás após ser vítima de um golpe financeiro. Oficialmente, o motivo desse retorno seria para ela assinar a autorização para que sua filha vá morar fora do país com o pai. Esta será também a oportunidade que ela terá de recuperar o valor que lhe foi tirado, e que resolveria muitos de seus problemas. Mas, a reconexão de Julia com o seu passado não será como ela esperava.

Em entrevista para a revista Variety, Mara Pescio compara “Esse Fim de Semana” a um western: “Na narrativa ocidental clássica – pense em ‘Rastros de Ódio’ de John Ford – a civilização está sendo construída. Em ‘Esse Fim de Semana’, a civilização está se desfazendo, exigindo mais uma vez um ato de sacrifício de sua heroína, no caso Julia, para garantir que outros tenham um futuro”.

página de apoio

Uma coprodução entre Argentina e Brasil, “Esse Fim de Semana” é falado em espanhol e português, e tem locações nos dois países. Na parte argentina, o filme tem duas empresas produtoras lideradas por mulheres, ambas com recordes em festivais: Maravillacine e Murillo Cine. E, do Brasil, Tathiani Sacilotto representa a Persona Non Grata Pictures que já produziu mais de 30 filmes, da ficção ao documentário, em coprodução com diversos países, entre eles Brasil, Argentina, Equador, Portugal, Espanha, França, Alemanha e Moçambique.

Assim como a equipe técnica, o elenco do filme é predominantemente feminino, e reúne atrizes experientes e iniciantes. Lola Banfi, que interpreta Maria, trabalhou no longa “Uma Espécie de Família” (2017), distribuído no Brasil pela Pandora Filmes, e no premiadíssimo “Vermelho Sol” (2018), estrelado por Darío Grandinetti. Gabriela Saidon, que vive a personagem Gloria, teve papéis importantes em filmes como “A Barqueira” (2019), vencedor do prêmio de Melhor Filme Ibero-americano no Festival de Málaga, e “Isabella” (2020), de Matías Piñero, premiado no Festival de Berlim. As protagonistas María Paz Ferreyra e Irina Misisco, que interpretam Julia e Clara, respectivamente, são estreantes no cinema. O principal personagem masculino, Ariel, é defendido por Sergio Prina, vencedor do prêmio de Melhor Ator nos festivais de Havana, Lima Latin e Santiago, pelo filme “El Motoarrebatador” (2018).

SINOPSE:

Júlia regressa a Missiones para assinar um documento que permita à sua filha sair do país com o seu pai, mas também deve recuperar algo que lhe pertence. Ao reencontrar-se com a sua filha no bairro de onde partiu há anos, as coisas não serão como esperava.

FICHA TÉCNICA:

Esse Fim de Semana (Ese Fin de Semana)
Argentina/Brasil, 2021, cor, 69 min., drama, idiomas: espanhol e português (legendado), 12 anos
Direção: Mara Pescio
Elenco: Lola Banfi, María Paz Ferreyra, Irina Misisco, Gabriela Saidon e Sergio Prina

FILMOGRAFIA DE MARA PESCIO

COMO REALIZADORA

2019- Barrio Modelo (documental. Actualmente post producción)
2016- De Vuelta (cortometraje producido por el INCAA, parte del Historias Breves)
2015- Navidad (cortometraje co dirigido con Martín Rodríguez Redondo)

COMO ROTEIRISTA

2021- Dudosa Reputación (unitario producido por Sony Pictures)
2020- El Fin Del Amor (unitario producido por MGM)
2020- Pequeñas Victorias (unitario producido por Mediapro y Oficina Burman)
2019- Pequeña Victoria (serie producida por Mediapro y Viacom)
2018- Los Sonámbulos (película realizada por Paula Hernández)
2017- Marilyn (película realizada por Martín Rodríguez Redondo)
2015- La Casa (serie dirigida por Diego Lerman)
2014- Bien de Familia (serie realizada por Jorge Gaggero)
2012- Vaquero (película realizada por Juan Minujín)
2011- Diálogos Fundamentales del Bicentenario (unitario dirigido por Lucía Cedrón, Hernán Belón y Ulises Rosell)

Esse Fim de Semana