UMA LINDA OCUPAÇÃO TEATRAL


Boas ideias saem do papel e ganham forma com uma equipe eficiente e com uma boa programação. O Espaço Cena fecha 2018 e abre 2019 tendo em seu palco a diversidade do teatro brasiliense.

O Projeto Ocupação Espaço Cena 2018 começou a ser desenhado há dois anos quando foi inscrito dentro do Fundo de Apoio à Cultura – O FAC. A ideia é oferecer ao público brasiliense uma programação agradável, mista e de qualidade atraindo, prioritariamente, o público jovem.

A equipe, formada por profissionais já conhecidos do DF, assegura a simpatia e o comprometimento do projeto. Chico Sant’Anna, um dos produtores executivos e curador dos espetáculos que fazem parte da ocupação, pensou em convidar obras cativas de Brasília que dialogassem com diferentes públicos, como é o caso de “O Equilibrista”, de Luciana Martuchelli, que abriu os trabalhos da Ocupação, e “Sonho de uma noite de verão”, obra dirigida por José Regino que teve sucesso em todas as temporadas realizadas no DF nos últimos dois anos e que volta no mês de dezembro à cidade.

Com a Ocupação Espaço Cena, a própria estrutura do teatro de bolso da 205 Norte passou a apresentar mudanças positivas. Reformas, reparos e adequações estão sendo feitas para melhor receber o público de Brasília e também para dar maior charme ao local, que também serve de escritório e sede do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília. Afinal, são esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Além da revitalização do espaço, da valorização dos artistas locais e da formação de um público de teatro jovem, o projeto mantém viva a cena cultural da capital, pois todo mês oferece espetáculos e atrações diversas. Para quem é morador das Asas Sul e Norte, é uma ótima pedida desfrutar de uma boa peça nos finais de noite. Em novembro, além de dois espetáculos teatrais, haverá também a oficina “Posso Ser Ficção”, ministrada pelo artista Leonardo Shamah, figura sempre presente nas rodas de teatro e performance contemporâneas.

Produzir um projeto nessas proporções exige muita preparação de equipe, diálogo direto com as tradicionais e as novas mídias, além de uma logística atenta a todos os caminhos da pré-produção, produção e pós-produção. Só pra você ter ideia, são realizados relatórios periódicos enviados à Secretaria de Cultura, pois nada pode sair do plano. E se sair, a equipe de produção logo organiza soluções que possibilitem o andamento de toda essa carruagem cultural.

Mas como funciona um projeto de Ocupação?

Bem, primeiro, a ocupação significa que alguém irá ocupar algo, certo? Pois é! O Espaço Cena abre teu teatro para que grupos da cidade (convidados) apresentem seus espetáculos numa espécie de gestão compartilhada de bilheteria. Assim, o teatro é ocupado, tendo sendo uma atração de qualidade. Com mais ocupações, mais rotina artística… com mais rotina artística, mais público. Com mais público, mais valorização do produto artístico e assim a roda cultural não para mais.

Com os espetáculos selecionados, é anunciado regularmente na imprensa qual será a próxima atração e todo mês a equipe de comunicação trabalha para dar vida e gás ao projeto, que seguirá firme e forte até 2020. E é importante não esquecer que tudo é devidamente registrado, pois em tempos de esquecimento ao valor da arte, o que legitima um feito artístico é sua comprovação e transformação social.

Com tudo devidamente orquestrado, a equipe se une e trabalha para que tudo esteja alinhado… Da bilheteria à iluminação, do assessor de imprensa ao técnico de palco. Confira quem faz isso tudo acontecer

OCUPAÇÃO ESPAÇO CENA 2018

Realização: Arteviva e Espaço Cena
Coordenação Administrativa: Michele Milani
Coordenação de Produção: Fernanda Oliveira
Curadoria: Alaôr Rosa
Curadoria e Produção Executiva: Chico Sant’Anna
Produção Executiva: Josuel Junior
Secretária de Produção: Ana Celina
Designer Gráfico: Thiago Macêdo
Fotógrafo: Sérgio Martins
*Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal

É de Brasília? Quer conferir atrações a preço de custo pertinho de casa, trocar ideia com a galera teatral de sua cidade e ainda dar um close nas noites de primavera-verão? Confira a programação da Ocupação Espaço Cena. Segue o link do Facebook: https://www.facebook.com/espacocenabrasilia/

Anterior MC Sara e MC Euro lança o clipe da música "Pancadão"
Próximo Crianças lançam livro “Nosso Pé de Cordel Encantado”