Psiquiatra lança o livro Entre Vírgulas que traz reflexÔes sobre emoçÔes, medicina e outras åreas. Obra de Luiz Alberto Hetem

A vĂ­rgula Ă© um sinal de pontuação essencial nas frases, pois indica pausa, ĂȘnfase e separação de expressĂ”es vinculadas, dando-lhes a coesĂŁo e coerĂȘncia necessĂĄrias Ă  boa compreensĂŁo. Ao se dar conta de que fazia reflexĂ”es interpoladas Ă s ocorrĂȘncias do cotidiano, pausas para pensar e situar-se melhor, o psiquiatra Luiz Alberto Hetem deu ao seu mais novo livro o tĂ­tulo de “Entre VĂ­rgulas: reflexĂ”es sobre fatos e conceitos”.

A obra contĂ©m cinco seçÔes – Psiquiatria, Medicina, EmoçÔes, Filosofia e MiscelĂąnea, que podem ser lidas separadamente. “SĂŁo interrelacionadas, mas autĂŽnomas. TambĂ©m, dentro de cada uma delas, os tĂłpicos sĂŁo independentes e podem ser lidos de forma aleatĂłria”, explica o autor.

Hetem Ă© autor de outro livro – Pensamentos CrĂ­ticos, lançado em 2019, tambĂ©m pela Editora Novo SĂ©culo. “Nos anos que separam a publicação deste livro do meu anterior, dos quais logo fez parte a perturbadora pandemia de Covid-19, e por causa dela, cresceu minha convicção de quanto o conhecimento, o autoconhecimento, a autocrĂ­tica e a busca por significado de ocorrĂȘncias inesperadas da vida sĂŁo condiçÔes necessĂĄrias para a transformação de seres humanos em pessoas responsĂĄveis”, conta. “O conjunto de Entre VĂ­rgulas insere-se dentro de um todo – reflexĂ”es a respeito do que li, vi, escutei e vivi – que, espero, seja coerente”, conclui.

Entre VĂ­rgulas
Capa do livro Entre VĂ­rgulas | Imagem: Iustrativa

Serviço:

Lançamento do livro Entre Vírgulas (Editora Novo Século), de Luiz Alberto Hetem

Sobre o autor

Luiz Alberto B. Hetem Ă© paulista de RibeirĂŁo Preto. Formou-se mĂ©dico pela Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em 1985. É especialista em Psiquiatria, doutor em SaĂșde Mental (ĂĄrea de concentração: Psicofarmacologia) pela Faculdade de Medicina de RibeirĂŁo Preto da Universidade de SĂŁo Paulo (FMRPUSP) e fez pĂłs-doutorado no Serviço de Psiquiatria do Hospital Civil de Estrasburgo, na França. Foi professor da PĂłs-graduação em SaĂșde Mental da FMRP-USP de 1999 a 2010 e diretor da Associação Brasileira de Psiquiatria de 2003 a 2010.

É autor dos livros “A grande obra” (2016) e “Pensamentos CrĂ­ticos” (2019), coeditou livros tĂ©cnicos sobre Transtornos de Ansiedade, de Educação Continuada em Psiquiatria e um livro de divulgação – Entendendo os transtornos mentais. É fundador e apresentador do PQU Podcast. É casado e tem dois filhos.