“{Entre} Cravos & Lírios” na Caixa


Espetáculo “{Entre} Cravos & Lírios”, do grupo brasiliense BR S.A. Coletivo de Artistas, faz 3 únicas apresentações na Caixa Cultural Brasília, de 03 a 05 de fevereiro

Riso e ironia permeiam a miséria e os valores humanos neste espetáculo sem texto, que retorna aos palcos depois de se apresentar em Nova Iorque.

De 03 a 05 de fevereiro (sexta a domingo), a Caixa Cultural Brasília recebe o espetáculo teatral cômico {Entre} Cravos & Lírios, com direção de Lidiane Araújo. No elenco Denis Camargo e Ana Vaz convidam o público a refletir sobre o elemento trágico da existência humana.

Desde sua criação em 2014, o espetáculo participou do Prêmio Sesc Candango no mesmo ano e ganhou nas categorias de melhor atriz e melhor figurino. Em 2015 integrou a programação do VII FESTAC Festival Nacional de Teatro do Acre, do SESC FESTCLOWN – Festival Internacional de Palhaços do DF e do Festival do Teatro Nacional PAU BRASIL, em Ouro Branco/MG. No ano passado, esteve presente no festival internacional de palhaços de Nova Iorque, The New York Clown Theater Festival.

{Entre} Cravos & lírios traz à cena uma dupla de excêntricos vagabundos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério o seu lar, movido pelo desejo de jamais ficar longe do túmulo daquela que um dia foi sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove situações tragicamente cômicas que retratam com simplicidade diversos aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.

Segundo a diretora e dramaturga Lidiane Araújo, {Entre} Cravos & lírios “é um espetáculo de humor, mas que aborda temas espinhosos, por isso é capaz de provocar o riso largo mas também a risada contida por um fundo de emoção levando o espectador a transitar pelos caminhos da diversão e da reflexão.”

O espetáculo, predominantemente não verbal, tem suas cenas construídas por meio das técnicas da comicidade, da palhaçaria e do processo colaborativo. Além disso, traz como inspiração a clássica cena “ser ou não ser” presente em Hamlet de William Shakespeare, o conto “Meu primeiro amor” de Samuel Beckett e “O capote” de V. Gogol que propõem a reflexão “ser ou ter, eis a questão?”, dentre outras referências.

Desse modo o espetáculo debate sobre os valores humanos universais, como a necessidade de existir e a necessidade de se relacionar com o outro, a partir da comicidade. “Buscamos através do espetáculo, um questionamento da ordem social e política da sociedade brasileira, colocando em foco indivíduos que vivem à margem da sociedade, que habitam as ruas, as estradas, os becos, cemitérios e lugares inimagináveis, sem as condições básicas de sobrevivência humana”, afirma o ator Denis Camargo.

BR S.A. Coletivo de Artistas é um grupo híbrido de profissionais que possuem formação acadêmica em diversas áreas artísticas, e recorre às funções dos seus diversos profissionais envolvidos para valorizar o ato criativo. {Entre} Cravos & lírios é o quinto espetáculo desenvolvido pela trupe, que vem desde setembro de 2009 trabalhando, por meio do processo colaborativo, suas pesquisas cênicas e reiterando a sustentabilidade do coletivo no fazer teatral. O seu repertório possui espetáculos de rua, montagens em teatros convencionais e criações para espaços alternativos.

Serviço

Espetáculo: {Entre} Cravos & lírios
Data: 03, 04 e 05 de fevereiro de 2017
Horários: Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h
Duração: 70 minutos
Local: Teatro da Caixa Cultural Brasília
Endereço: SBS – Quadra 4 – Lotes 3/4 – Brasília/DF
Ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia-entrada(estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1kg de alimento não perecível)
Funcionamento da bilheteria: Terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h; Sábado, de 9h às 21h
Capacidade: 406 lugares (8 espaços para cadeirantes)
Telefone para informações: (61) 3206-6456
Classificação:Não recomendado para menores 10 anos
Patrocínio: Caixa e Governo Federal

Ficha técnica

Concepção, criação e atuação: Ana Vaz e Denis Camargo
Direção e Dramaturgia: Lidiane Araújo
Assessoria de palhaçaria: Ana Flávia Garcia
Direção Musical: Marco Michelângelo
Preparação corporal: Ana Vaz
Cenografia: RoustangCarilho
Figurinos: Andrea Patzsch
Iluminação: Diego Borges
Produção geral: JorgeLuiz e Rafael Talarico
Assistente de produção e operação de luz: Lupe Leal
Assessoria de imprensa: V4 Cultural
Artista gráfico: Jorge Verlindo
Fotógrafo: Vitor Schietti
Audiovisual e Gestão de mídias: Sauá Filmes
Elaboração de projeto:Gustavo Haeser

Anterior Morar do jeito brasileiro
Próximo Programação especial no Pátio